15 anos sem Ingmar Bergman: Telecine Cult homenageia cineasta com seleção especial de seus clássicos

 

 

Ingmar Bergman tinha um estilo inquieto de fazer arte. Considerado um dos maiores artistas da história, o sueco passou por TV, rádio e teatro, mas foi no cinema que deixou um legado mais expressivo com clássicos que todo mundo deveria assistir. Muitos deles se destacaram nas principais premiações, mesmo o cineasta sendo avesso a festivais. No Telecine Cult, Bergman sempre é presença garantida e, em julho, mês que seria seu aniversário e marca 15 anos de saudade, o canal recorda aclamados filmes de sua carreira. O especial é no sábado, dia 30, a partir das 16h50, com nove horas de maratona e cinco obras com direção e roteiro do homenageado.

 

A seleção começa com Morangos Silvestres, produção dos anos 1950 que se consagrou em premiações como Globo de Ouro, Festival de Berlim e Festival de Veneza, além de ter recebido indicação ao Oscar de Roteiro Original. O longa mostra como o personagem Isak Borg (Victor Sjöström), um professor de medicina, revisita vários momentos marcantes de seu passado durante uma viagem de carro. Premiado no Festival de Cannes, O Sétimo Selo é o próximo filme do especial e vai ao ar às 18h35, com Gunnar Björnstrand, Max Von Sydow e Bengt Ekerot no elenco.

 

A maratona segue às 20h25, com Quando Duas Mulheres Pecam, estrelado por Bibi Andersson, Gunnar Björnstrand e Liv Ullmann, musa de Bergman. A atriz também é destaque na faixa das 22h em Face a Face. Por sua atuação como a protagonista Jenny, Liv concorreu ao Oscar, Globo de Ouro e BAFTA. Mais uma relíquia do cineasta, o longa conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e Bergman ficou entre os nomes indicados à categoria Melhor Diretor do Oscar. Fechando a homenagem do Telecine Cult, o canal exibe Sonata de Outono à 0h25, com Liv Ullmann ao lado de Ingrid Bergman e Lena Nyman.

 

Para os cinéfilos e fãs, o mergulho ao universo do sueco continua no conteúdo Telecine, dentro do Globoplay ou via operadoras, com a biografia Bergman - 100 Anos. Na plataforma também é possível assistir aos cinco filmes do especial do Cult.

 

Sábado, dia 30 de julho

 

Telecine Cult

16h50 - Morangos Silvestres

18h35 - O Sétimo Selo

20h25 - Quando Duas Mulheres Pecam

22h - Face a Face

0h25 - Sonata de Outono

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Formula E

GloboNews promove Festival #ConverseComOutrasIdeias