RÁDIOS CULTURA FM E CULTURA BRASIL APRESENTAM ENSAIO RADIOFÔNICO PARA OS 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


 

 

 

O BRADO E OS GRITOS - A IMAGEM, O SILÊNCIO, O REAL VAI AO AR NESTA QUARTA (7/9), A PARTIR DAS 18H



Nesta quarta-feira (7/9), as Rádios Cultura FM Cultura Brasil transmitem o programa O Brado e Os Gritos - a Imagem, o Silêncio, o Real, um ensaio radiofônico para os 200 anos da Independência do Brasil. Com narração de Madeleine Alves, vai ao ar a partir das 18h.
 

Construído em pequenas cenas, a atração parte da pintura de Pedro Américo "Independência ou Morte", quadro monumental que já nasceu (a pintura data de 1888) como uma construção orquestrada da história e suas possíveis leituras.
 

Duzentos anos após a cena às margens do riacho, o programa ilumina figuras, em sua maioria anônimas, que pegaram em armas, se envolveram em guerras e rebeliões e que acabaram ocultas em meio ao projeto de nação. É preciso ouvir a pluralidade de vozes dos verdadeiros patriotas, indígenas, negros e não-brancos de toda sorte, em sua maioria, silenciadas pelo tempo.
 

O Brado e Os Gritos - a Imagem, o Silêncio, o Real conta com a participação da historiadora Lilia Moritz Schwarcz (co-autora do recém-lançado "O Sequestro da Independência"), do artista e ativista indígena Denilson Baniwa, do professor e jurista Marcos Queiroz (autor de "Constitucionalismo Brasileiro e o Atlântico Negro) e de Michelli Scapol Monteiro, pesquisadora do Museu Paulista.
 

Os realizadores Julio de Paula e Chico Carvalho experimentam com o formato do programa. Entre a feature e o documentário, esta espécie de ensaio radiofônico tem como proposta assumir que tudo se trata de uma construção (assim como acontece com a história da Independência).
 

Fragmentos poéticos e demais citações ficam a cargo dos atores Ana Cecília Costa e Chico Carvalho, entre outras vozes da Cultura.

 

O Brado e os Gritos - A Imagem, o Silêncio, o Real

Dia 07/09, quarta-feira, às 18h

Cultura FM (103,3), Rádio Cultura Brasil (FM 77,9 e AM 1200) e pelo aplicativo Cultura Digital


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado