Sessão gratuita do filme “A Paixão Segundo G.H.” seguida de debate com o cineasta e elenco
A Nave Coletiva e Cine Ninja apresentam obra de Luiz Fernando Carvalho
A Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA, localizada na Rua José Bento, 106, Cambuci, São Paulo (SP), em parceria com o Cine Ninja, tem o prazer de anunciar uma sessão gratuita do filme "A Paixão Segundo G.H.", dirigido pelo renomado cineasta Luiz Fernando Carvalho.
A exibição será no dia 10 de abril, quarta-feira, às 19h. Após a sessão haverá um debate com a presença do cineasta Luiz Fernando Carvalho, da roteirista Melina Dalboni e da crítica literária Yudith Rosenbaum .
A Paixão Segundo G.H. é uma adaptação do livro homônimo de Clarice Lispector e tem como protagonista Maria Fernanda Candido. O filme já foi exibido em importantes festivais nacionais e internacionais, estreando mundialmente em Portugal em 14 de fevereiro.
Luiz Fernando Carvalho se dispôs a traduzir uma obra literária clássica para o cinema como uma necessidade de se envolver com uma escrita radical, que o conduziu a uma experiência desconhecida. "Dentro desta experiência pude me colocar diante de meus limites, ter a coragem de enfrentá-los sem qualquer garantia em troca, constatando neste gesto até minha própria incapacidade de filmar aquilo", afirma.
Para os próximos meses, o diretor destaca que "GH" foi selecionado para o Festival de Rotterdam, o que possibilitou que fosse visto por curadores de diversas partes do mundo e estreasse com sucesso em Portugal. Atualmente, o filme está em sua sétima semana em cartaz, um feito significativo para uma produção brasileira de baixo orçamento.
"Tem sido um enorme aprendizado de como devemos pensar o cinema independente atualmente, de como fazer com que o cinema independente assuma a missão de resistência cultural diante de um mercado que segue sendo cada vez mais um representante dos interesses e corporações americanas, que invadem nossas salas, expulsam nossos filmes semanalmente. Pensar além do filme em si é algo que me interessa muito. Talvez surja daí a linguagem do próprio filme. Uma linguagem que vai na contracorrente das narrativas hegemônicas", conclui o diretor.
A sessão do filme coincide com os 60 anos da primeira edição do livro de Clarice Lispector, uma das obras mais prestigiadas da autora, publicada em 1964 em meio à ditadura militar no Brasil.
Sinopse do Filme:
Ambientado no Rio de Janeiro de 1964, "A Paixão Segundo G.H." narra a jornada de G.H., uma escultora da elite de Copacabana, que decide arrumar seu apartamento após o término de uma paixão. Ao se deparar com uma barata no quarto de serviço, G.H. é levada a uma profunda reflexão sobre sua própria existência e os preconceitos enraizados na sociedade. Baseado na obra de Clarice Lispector, o filme questiona as convenções sociais que aprisionam o feminino até os dias atuais.
Ficha Técnica
Direção: Luiz Fernando Carvalho
Elenco: Maria Fernanda Candido e Samira Nancassa
Roteiro: Luiz Fernando Carvalho e Melina Dalboni
Empresa Produtora: Paris Entretenimento, LFC Produções, República Pureza Filmes e Academia de Filmes
Produção: Luiz Fernando Carvalho, Paulo Roberto Schmidt, Marcio Fraccaroli, Veronica Stumpf e Marcello Ludwig Maia
Empresa Coprodutora: Elenora Granata
Desenho de Produção: João Irênio, Thanara Schönardie e Mariana Villas-Bôas
Direção de Fotografia: Paulo Mancini e Miqueias Lino
Figurino: Thanara Schönardie
Cenografia: Mariana Villas-Bôas
Caracterização: Eduardo Bellini, Luigi Custódio e Neandro Ferreira (Visagismo)
Assistente de direção: Kity Féo
Comentários