Espetáculo idealizado e dirigido por Jorge Takla e coreografado por Anselmo Zolla, "Paris" estreia no canal Arte1 nesta quarta-feira (27), às 21h30. A obra de teatro-dança aposta em movimentos surpreendentes para reproduzir a efervescência da capital francesa na década de 1920.
Tendo como pano de fundo o contexto histórico (guerras, censuras, derrocadas), além de polêmicas e amores, a apresentação reverencia grandes expoentes da arte que mantêm vínculo com a Cidade Luz. São os casos, por exemplo, de Vaslav Nijinsky, Igor Stravinsky, Cole Porter, Gabrielle Chanel, Isadora Duncan, Marlene Dietrich, Josephine Baker, Pablo Picasso, Tamara Karsavina e Boris Kochno.
Dentre os artistas homenageados, destaque para Boris Kochno. O poeta, dançarino e libretista russo, que viveu em Paris, exerce um papel importante para o roteiro do espetáculo, conectando diversas ações e tramas encenadas pelos bailarinos. Ele é definido como o grande artista e cronista da vida artística do período reproduzido.
Outro aspecto que demonstra a grandiosidade da obra é a cenografia, que conta com três estruturas de sete metros de altura, utilizadas como receptores de projeções assinadas por Ronaldo Zero, para recriar, com mais fidelidade a atmosfera daquela época.
Paris
Estreia: 27/3, às 21h30
Horários alternativos: 28/3, às 13h; e 29/3, às 16h30
Comentários