Maior incêndio da história do Brasil: novo episódio de ‘Perícia Lab’, do AXN, investiga as causas da tragédia do Gran Circus Norte-Americano


Os peritos Ricardo Salada e Telma Rocha testam diferentes hipóteses para o desastre que tirou a vida de mais de 500 pessoas em 1961 no Rio de Janeiro

 

Créditos: AXN


O que era para ser uma noite de diversão para milhares de famílias acaba se tornando uma das maiores tragédias já vistas no Brasil. No novo episódio de 'Perícia Lab', série de true crime nacional do AXN, que vai ao ar na próxima segunda-feira (25/03), às 22h55, os peritos Ricardo Salada e Telma Rocha investigam a tragédia do Gran Circus Norte-Americano, incêndio que tirou a vida de mais de 500 pessoas e deixou outras 800 feridas.


Em dezembro de 1961, um enorme circo com mais de 17 metros de altura diverte milhares de espectadores em Niterói, no Rio de Janeiro. Perto do fim do espetáculo, um incêndio de grandes proporções reduz o local a cinzas em menos de 15 minutos, matando centenas de pessoas. No episódio, Ricardo Salada e Telma Rocha fazem uma série de experimentos para descobrir o que teria causado a tragédia: seria um curto circuito? Uma bituca de cigarro? Ou uma pessoa mal intencionada teria colocado fogo de propósito, dando início ao que se tornaria o maior desastre desse tipo na história do Brasil?

 

"O dono do circo divulgou que seria usada uma lona adequada para as instalações, mas acabou sendo uma de algodão encerado. Dentro do nosso experimento, testamos os efeitos de uma queima com esse material, além de PVC e Nylon. O resultado foi impressionante e assustador. Simplesmente não se tinha o controle de como apagar a lona de algodão encerado, nem mesmo com extintor", comenta Ricardo Salada. "Infelizmente, a gente aprende muito quando esse tipo de desgraça acontece. Em 1960 não havia preocupação com incêndios ou rotas de fuga. Para mim, o experimento foi interessante porque nos levou para dentro daquela situação, imaginar aquele fogo se propagando de forma rápida e sem controle e a população dentro cheia de pavor. Eu não acreditei que pudesse ser tão difícil fazer o controle da chama nesse tipo de material", reflete o perito.

 

Perícia Lab é uma coprodução entre a Sony Pictures Television e a Mood Hunter. A série vai ao ar toda segunda-feira, às 22h55, no AXN, e segue com o comando de André Ramiro, ator e apresentador, famoso por seu papel em "Tropa de Elite".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado