31º Festival de Cinema de Vitória recebe mais de 1.200 inscrições


Foto: Sérgio Cardoso

Cinema de graça e representatividade nas produções do Brasil, são elementos que contemplam o sucesso do Festival de Cinema de Vitória em 2024. Repetindo a dose do ano anterior, são mais de 1.200 filmes inscritos. Com realização de 20 a 25 de julho, a 31ª edição do evento conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e o patrocínio da Petrobras através da Lei de Incentivo à CulturaMinistério da Cultura.


Entre 29 de janeiro e 4 de março foram 1.217 produções cadastradas de todas as regiões do País, sendo 193 longas-metragens e 939 curtas-metragens. O maior evento audiovisual do Espírito Santo recebeu 554 ficções, 363 documentários, 127 experimentais e 95 animações. Na categoria videoclipes, foram 85 inscrições, número esse que cresceu mais de 51% comparado a 2023. 


As inscrições da Região Sudeste correspondem a 58,5%, maior número. Em seguida, 19,3% vêm do Nordeste. A Região Sul teve 12,9%, enquanto o Centro-Oeste totalizou 6,8%. Por fim, a Região Norte teve 2,32% dos inscritos. A lista com os selecionados será divulgada na segunda quinzena de abril. Eles serão exibidos de forma gratuita na capital capixaba, em julho.


Diversidade e Meio Ambiente


Olhando para o protagonismo feminino, as produções brasileiras inscritas na 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória, ocupam lugar de destaque: 359 filmes inscritos foram dirigidos por mulheres.


Na lista de inscritos, 249 filmes foram dirigidos por realizadores negros e negras. Já as produções ligadas à temáticas LGBTQIAPN+ totalizaram 246 inscrições. Entre as inscrições, o número de produtos audiovisuais dirigidos por Pessoas com Deficiência (PcD) foi 36.


Com as discussões sobre as alterações climáticas, o debate sobre a temática ambiental tem sido constante nos últimos anos, por conta dos impactos percebidos ao redor do planeta. O número de filmes inscritos sobre o assunto foi de 245 produções.

Foto: Sérgio Cardoso

31º FCV


De 20 a 25 de julho, acontece a 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Toda programação é gratuita.


31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e o patrocínio da Petrobras através da Lei de Incentivo à CulturaMinistério da Cultura. Conta também com o apoio da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado