Coleção da MUBI homenageia Alice Guy-Blaché, primeira diretora mulher da história do cinema

Os curtas O Cair das FolhasA Órfã do Oceano e A Garota na Poltrona compõem o especial O Espírito Pioneiro: Três Filmes De Alice Guy-Blaché

 


O Cair das Folhas, 1912

 

25 de março de 2024 – A MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, destaca três obras da francesa Alice Guy-Blaché, primeira diretora mulher da sétima arte, com a coleção O Espírito Pioneiro: Três Filmes De Alice Guy-Blaché, em celebração ao Mês da Mulher. Estão disponíveis na plataforma os curtas O Cair das FolhasA Órfã do Oceano e A Garota na Poltrona.

Alice Guy-Blaché trabalhava como secretária na empresa de fotografia de Léon Gaumont quando, em 1985, acompanhou o chefe em uma das exibições dos irmãos Lumière, considerados os inventores do cinema. Eles apresentavam registros focados no cotidiano, como pessoas indo trabalhar na fábrica e trens chegando à estação. Para Guy, essa foi a porta de entrada ao mundo da imaginação. Porém, ela quis ir além: filmar histórias de ficção. Continuou com seu trabalho de secretária durante o dia, mas começou a filmar à noite com equipamentos da companhia.

Em 1896, lançou o primeiro filme com narrativa de ficção e se tornou a primeira e, provavelmente, a única mulher diretora de cinema do mundo naquela época. Alice Guy-Blaché foi pioneira também ao utilizar técnicas inovadoras, como close-up, e apresentar temáticas com críticas sociais e histórias de mulheres fortes.

O Cair das Folhas, 1912 – já disponível
Curta outonal sobre a história da garotinha Trixie e sua irmã mais velha com tuberculose, Winnifred. Após o médico falar a Trixie que sua irmã morreria quando a última folha de outono caísse, a menina angustiada tenta inocentemente amarrar as folhas mortas de volta nas árvores, no fim da estação, para salvar Winnifred.

A Órfã do Oceano, 1916 – já disponível
Comédia romântica inspirada no mito grego de Pigmalião, este curta narra o encontro entre uma mulher maltratada que foge de seu padrasto cruel e um famoso romancista em uma crise de inspiração. Ambos buscam refúgio em uma casa abandonada e, desse encontro, surge um grande amor.

A Garota na Poltrona, 1912 – já disponível
O curta conta a história de Peggy e Frank. Peggy perde o pai e vai morar com a família de Frank; se apaixona pelo rapaz, mas não é correspondida. Porém, tudo muda quando ela flagra Frank roubando dinheiro do cofre do pai para pagar as dívidas dos jogos de carta.

 

O Espírito Pioneiro: Três Filmes De Alice Guy-Blaché
Uma coleção MUBI
mubi.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado