Filme conta a história da mulher que fez de Van Gogh um ícone da arte

Fragmento de 'Autorretrato com chapéu de feltro cinza' , de Van Gogh (Crédito: Divulgação/Curta!)




A vida conturbada de Vincent Van Gogh já foi bastante comentada em livros e filmes, mas pouco se fala de Johanna Van Gogh, responsável por levar o artista ao panteão da arte mundial após sua morte. O documentário inédito "Van Gogh, A Criação de Um Mestre", uma produção da Arte France que estreia no Curta! com exclusividade, conta a trajetória dela.

 

Johanna era, na verdade, cunhada de Vincent. Diante das mortes do pintor e de seu irmão, Theo — marido de Johanna —, ela se tornou a única herdeira de dezenas de quadros que não tinham qualquer valor à época. Em 1890, apenas uma pequena parcela das vanguardas europeias acreditava no talento do artista. Ainda assim, Johanna inicia uma campanha por seu reconhecimento póstumo, convencendo a crítica e cativando o público.

 

O filme, dirigido por Anne Richard, destaca o trabalho de promoção realizado por Johanna, uma modesta professora que se torna empresária, e relembra uma mulher cuja importância ficou esquecida. Também retoma os últimos anos de vida de Vincent Van Gogh, da internação no asilo de Saint-Rémy-de-Provence até sua última residência em Auvers-sur-Oise. Para contar essas histórias da família Van Gogh, a diretora utiliza animações que remetem às pinturas do fim do século XIX.

 

"Van Gogh, A Criação de Um Mestre" também estará em streaming através do CurtaOn, disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro tv+ e no site oficial da plataformaA estreia é no Curta! é no dia temático Terças das Artes, 2 de abril, às 23h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado