Arquiteto e urbanista Ciro Pirondi fala sobre o futuro das cidades após a pandemia

Entrevistado do "CNN Nosso Mundo" desta sexta-feira (26) destaca os desafios de viver nos grandes centros urbanos

 

Lia Bock, Thaís Herédia, Débora Freitas e Luciana Barreto entrevistam Ciro Pirondi no estúdio da CNN Brasil em São Paulo

 

São Paulo, 25 de fevereiro de 2021 – Na próxima sexta-feira, dia 26/02, às 22h30, o programa de entrevistas da CNN apresentado por Luciana Barreto e participações de Thaís Herédia, Lia Bock e Débora Freitas recebe Ciro Pirondi, arquiteto com mais de 30 anos de carreira, fundador da Escola da Cidade e atual diretor da Fábrica Escola de Humanidades e diretor da Fundação Oscar Niemeyer. Eles debatem o impacto da pandemia nos grandes centros e quais são as soluções para o futuro próximo.

 

Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas, em São Paulo, e doutor pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, Ciro foi responsável pela obra de revitalização do Copan, prédio desenhado por Oscar Niemeyer e um dos símbolos da cidade de São Paulo.

 

Autor de obras arquitetônicas com foco na revitalização de áreas públicas degradadas, o entrevistado do "CNN Nosso Mundo" faz um alerta sobre os desafios de viver nos grandes centros urbanos. "É hora de revermos a ocupação das nossas cidades", diz.

 

A preocupação de Ciro Pirondi tem fundamento. Nos próximos 30 anos, a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões, um aumento de 26% em relação aos 7,7 bilhões atuais. E outro dado importante: metade do planeta vive hoje em áreas urbanas e essa proporção deve aumentar para 70% até 2050, segundo a ONU.

 

Os desafios de viver nos grandes centros urbanos são enormes: problemas ambientais, mobilidade, desigualdade. Segundo Ciro Pirondi, uma reflexão já faz parte dos novos projetos nos grandes centros. "A pandemia nos obriga a repensar as cidades que fizemos e a rever o transporte coletivo", revela.

 

Para ele, que fez o Plano Diretor de Paraisópolis, junto com Ruben Otero e Anália Amorim, a ideia de periferia e centro é uma ideia equivocada. Ele completa com um importante alerta: "a cidade precisa de ações permanentes, não de 4 anos."

 

O programa "CNN Nosso Mundo" vai ao ar nesta sexta-feira, dia 26/02, às 22h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado