Arquiteto e urbanista Ciro Pirondi fala sobre o futuro das cidades após a pandemia

Entrevistado do "CNN Nosso Mundo" desta sexta-feira (26) destaca os desafios de viver nos grandes centros urbanos

 

Lia Bock, Thaís Herédia, Débora Freitas e Luciana Barreto entrevistam Ciro Pirondi no estúdio da CNN Brasil em São Paulo

 

São Paulo, 25 de fevereiro de 2021 – Na próxima sexta-feira, dia 26/02, às 22h30, o programa de entrevistas da CNN apresentado por Luciana Barreto e participações de Thaís Herédia, Lia Bock e Débora Freitas recebe Ciro Pirondi, arquiteto com mais de 30 anos de carreira, fundador da Escola da Cidade e atual diretor da Fábrica Escola de Humanidades e diretor da Fundação Oscar Niemeyer. Eles debatem o impacto da pandemia nos grandes centros e quais são as soluções para o futuro próximo.

 

Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas, em São Paulo, e doutor pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, Ciro foi responsável pela obra de revitalização do Copan, prédio desenhado por Oscar Niemeyer e um dos símbolos da cidade de São Paulo.

 

Autor de obras arquitetônicas com foco na revitalização de áreas públicas degradadas, o entrevistado do "CNN Nosso Mundo" faz um alerta sobre os desafios de viver nos grandes centros urbanos. "É hora de revermos a ocupação das nossas cidades", diz.

 

A preocupação de Ciro Pirondi tem fundamento. Nos próximos 30 anos, a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões, um aumento de 26% em relação aos 7,7 bilhões atuais. E outro dado importante: metade do planeta vive hoje em áreas urbanas e essa proporção deve aumentar para 70% até 2050, segundo a ONU.

 

Os desafios de viver nos grandes centros urbanos são enormes: problemas ambientais, mobilidade, desigualdade. Segundo Ciro Pirondi, uma reflexão já faz parte dos novos projetos nos grandes centros. "A pandemia nos obriga a repensar as cidades que fizemos e a rever o transporte coletivo", revela.

 

Para ele, que fez o Plano Diretor de Paraisópolis, junto com Ruben Otero e Anália Amorim, a ideia de periferia e centro é uma ideia equivocada. Ele completa com um importante alerta: "a cidade precisa de ações permanentes, não de 4 anos."

 

O programa "CNN Nosso Mundo" vai ao ar nesta sexta-feira, dia 26/02, às 22h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC