Cultura: DESTAQUES DA SEMANA22 A 28 DE FEVEREIRO






Elas - Carmen Mirada - Parte Final

Na segunda-feira (22/2) vai ao ar a parte final da edição da série Elas sobre Carmen Miranda. O público confere mais sobre a artista que rompeu padrões sociais, levou para o cinema estadunidense a cultura brasileira e latino-americana, consagrou um estilo próprio na música, na interpretação, e marcou a moda mundial. Com apresentação de Luciana Vendramini, será exibida às 20h, na TV Cultura.


Roda Viva - Teresa Cristina

A cantora Teresa Cristina, premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como Artista do Ano de 2020, será entrevistada no Roda Viva na segunda-feira (22/2). A bancada de entrevistadores será formada por Roberta Martinelli (apresentadora do programa Cultura Livre, da TV Cultura), Jairo Malta (jornalista do blog Sons da Perifa, do grupo Folha de S. Paulo), Sarah Oliveira (comunicadora), Sérgio Martins (crítico musical) e Cris Guterres (jornalista, colunista do Universa/UOL). Haverá ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso. Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Culturasite da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.


#Provoca - Bárbara Paz e Fabrício Carpinejar

No #Provoca de terça-feira (23/2)Marcelo Tas entrevista, remotamente, a atriz e diretora Bárbara Paz e o jornalista escritor Fabrício Carpinejar. No programa duplo, eles falam sobre temas como luto, saudade e família. A edição vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura e no canal oficial do #Provoca no YouTube .


Butantan, 120, o Instituto da Vida

Na terça-feira (23/2), a TV Cultura estreia o documentário Butantan, 120, o Instituto da Vida, em homenagem ao Instituto Butantan. O centro de pesquisa está em grande evidência no momento, devido à produção de vacinas contra a Covid-19, e completará 120 anos de existência na data de exibição do documentário. A produção vai ao ar a partir das 22h45, na TV Cultura.


Café Filosófico - O Insuportável do Corpo Feminino

Café Filosófico de terça-feira (23/2) fala sobre o corpo feminino, os tabus envolvidos e as teorias que perduraram em torno disso até a ciência descobrir o funcionamento da reprodução humana. A psicanalista Diana Corso conduz uma reflexão do que pode ser o insuportável do corpo feminino. O programa faz parte da série A Sexualidade Como Ela É, de curadoria de Fabricio Carpinejar. Vai ao ar às 23h15, na TV Cultura.


Telemed - Ocultando Evidências

Na quarta-feira (24/2), a série Telemed fala sobre o silêncio escondido por trás dos erros cometidos por equipes hospitalares. Erros médicos evitáveis são a causa de muitas mortes ou danos à saúde de milhares de pessoas ao redor do mundo, e a incompetência raramente é o motivo pelo qual os incidentes ocorrem. Na maioria das vezes, são as condições de trabalho das equipes hospitalares que põem em risco a saúde dos pacientes. O episódio inédito vai ao ar a partir das 19h30, na TV Cultura .


Revista do Esporte

Revista do Esporte de quarta-feira (24/2) destaca a última rodada do Campeonato Brasileiro, Liga dos Campeões da Europa, o noticiário dos clubes paulistas e outros esportes. Apresentado por Vladir Lemos e com comentários de Arnaldo RibeiroCelso Unzelte e Roberto Rivellino, vai ao ar a partir das 20h30 na TV Cultura.


MINIDocs - Alice Caimmy

No quinto episódio da nova temporada da série MINIDocs, o público confere onde nasce a música da cantora e compositora Alice Caymmi. A artista fala sobre seus processos de criação e como é ser uma camaleoa musical. É exibido na quarta-feira (24/2), a partir das 23h, na TV Cultura.


Hackers - Grandes Ataques

Na quinta-feira (25/2), a série Hackers discute sobre os grandes ataques cibernéticos que acontecem diariamente. Passando dos limites, criam prejuízos milionários para grandes empresas, como o ataque coreano contra a Sony ou o que a empresa americana Target sofreu. A atração é exibida inédita às 19h30, na TV Cultura .


Linhas Cruzadas - Ligações Perigosas

Linhas Cruzadas de quinta-feira (25/2) fala sobre relações humanas e os medos que invadem a cabeça das pessoas. Luiz Felipe Pondé e Thais Oyama explanam questões como conflitos e dificuldades em relacionamentos, o aumento do número de divórcios, a queda da fertilidade feminina e outros temas. Vai ao ar às 22h, na TV Culturasite, YouTube, Facebook Twitter.


Nos Campos do Holocausto - Rita Braun

Na quinta-feira (25/2), a partir das 23h, vai ao ar na TV Cultura a série Nos Campos do Holocausto, uma produção nacional que mostra os sobreviventes do Holocausto, da Segunda Guerra Mundial, que vivem no Brasil. Neste episódio, a polonesa judia Rita Braun, que morou com sua mãe em um dos guetos alemães, relembra como era sua vida e como conseguiu escapar do genocídio.


Terra Brasil - Pedra Azul

No episódio de sexta-feira (26/2) de Terra Brasil, Anderson e Aruay visitam o Parque Estadual da Pedra Azul. No local, situado em Domingos Martins, no Espírito Santo, eles realizam a trilha da Pedra Azul, a mais popular do parque. Vai ao ar às 20h30, na TV Cultura.


Cinematógrafo - Cinema Novo

O tema do Cinematógrafo de sexta-feira (26/2) é o Cinema Novo, um movimento que procurou representar o Brasil em sua totalidade, desde o caos urbano até o sertão nordestino, envolvendo nomes como Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Andrade. Além disso, o episódio inclui um ponto de vista especial sobre a cinebiografia Bohemian Rhapsody e um Drops sobre as crises da indústria hollywoodiana. Vai ao ar à 00h30, na TV Cultura.


NBB - Flamengo x São Paulo

No sábado (27/2), a TV Cultura exibe mais um duelo de gigantes pelo Novo Basquete Brasil. No ginásio Antônio Prado Jr., na capital paulista, o líder Flamengo enfrenta o terceiro colocado São Paulo em confronto direto pela ponta da tabela. A transmissão da TV Cultura tem início às 16h e conta com narração de Gil Arruda e comentários de Cadum.


Cultura Livre - Melhores Momentos - Parte 5

Cultura Livre de sábado (27/2) fecha a décima temporada do programa. Na edição, o público confere os Clássicos da Semana de Marisa MontePlanet Hemp e Gal Costa. E, ainda, as Canções do Isolamento com Pedro Pastoriz e Tatá Aeroplano; com Faixas Bônus de Jhonatan Ferr e Boogarins. Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar a partir das 18h, na TV Cultura.


Doc Mundo - Fragmentos de Paixão

No sábado (27/2) vai ao ar o documentário inédito Fragmentos de Paixão, no qual um cientista apaixonado por raios desenha sua jornada em busca de achar a resposta para uma pergunta: como um raio pode mudar uma vida? Seis histórias distintas mostram como uma fração de segundo define destinos de formas completamente diferentes, permeando o medo ou a paixão, a tragédia ou o sucesso, a guerra ou a paz. Nesta jornada, fatos inusitados são revelados, mostrando a visão da ciência e da cultura sobre o fenômeno, desde o descobrimento do Brasil até o futuro de nossa existência. É exibido às 22h, na TV Cultura.


Sr. Brasil - Rosane Queiroz, Renato Braz e Breno Ruiz

No domingo (28/2), no Sr. Brasil, Rolando Boldrin recebe Rosane QueirozRenato Braz e Breno Ruiz. Na edição, Rosane apresenta algumas canções como Morena dos Olhos D'água, enquanto Renato e Breno performam juntos CaipiraCalundú e outras composições. O programa é exibido a partir das 9h, na TV Cultura.


Persona - Elias Andreato

Elias Andreato é o homenageado do Persona de domingo (28/2). Na edição inédita, o ator e diretor passeia por acontecimentos que marcaram sua trajetória pessoal e profissional, como o encontro com Maria Bethânia, sua relação com Paulo Autran, dentro e fora dos palcos, e como se descobriu diretor. A entrevista, comandada por Atilio Bari e Chris Maksud, é exibida a partir das 21h na TV Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA