Livro ‘Com qual penteado eu vou?’ inspira novo single de MC Pitoniza


A escritora Kiusam de Oliveira participa da canção e do clipe, que celebra a diversidade e a força das raízes africanas

Quando a música e a literatura se misturam, é certo que vai dar coisa boa. Principalmente se une uma autora e uma MC, que buscam compartilhar a luta pela diversidade e pelo respeito às suas raízes. Foi o que aconteceu quando a argentina Pitoniza conheceu a obra Com Qual Penteado Eu Vou?, de Kiusam de Oliveira, publicado pela Editora Melhoramentos, e transformou seus sentimentos em um single homônimo.

A autora participa do clipe e também da canção, disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e Apple Music.

Além de usar a mesma temática da história, Pitoniza traz na canção alguns nomes de origem africana. No livro, é possível aprender mais sobre eles e seus significados. Por exemplo, Jafari significa "digno" em Suaíli, e tem origem na África Oriental; Ayana significa "linda flor" em Amárica, com origem na Etiópia.

"Para a criança, é fantástico aprender que seus nomes têm significado. Isso pode despertar o desejo de questionar seus pais, iniciar uma bela conversa sobre histórico familiar e até mesmo chegar à reconstrução da árvore genealógica", afirma Kiusam, cujo nome significa Rainha da Noite.

O clipe traz Pitoniza pelas ruas de São Paulo acompanhada por meninas e meninos com cor de pele, traços e características únicas, assim como seus penteados. Isso também é uma referência à obra de Kiusam, que traz belíssimas ilustrações de crianças negras diversas, com diferentes tons de pele, com síndrome de Down, vitiligo e albina. Para Kiusam, explorar essa diversidade é essencial. "É importante que as crianças tenham a consciência de que todas as pessoas têm valor. As diferenças de rosto, cabelo, nariz, precisam ser valorizadas e apreciadas, pois carregam história."

No livro, lançado pela Editora Melhoramentos, a pequena Aisha se prepara para o aniversário de 100 do bisavô, o Seu Benedito. A festa será no quintal de casa, com belas decorações, muita música e o mais importante: a presença de toda a família. Animada, a garotinha conversa com os primos sobre penteados e pede para a mãe fazer nela um muito bonito, para deixar seu bisa feliz.

Serviço:

Música: Com Qual Penteado Eu Vou?

Intérprete: MC Pitoniza com participação de Kiusam de Oliveira

Lançamento: 21/10/2021

Onde: principais plataformas de streaming como Spotify, Deezer e Apple Music.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado