WENDIGO: CONHEÇA MAIS SOBRE A LENDA QUE INSPIROU O FILME “ESPÍRITOS OBSCUROS”

 

Com estreia marcada para 28 de outubro, o novo filme da Searchlight Pictures aborda uma antiga lenda norte-americana sobre o Wendigo, uma criatura mitológica relacionada à preservação do ambiente

 

Mulher com as mãos    Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

Com direção de Scott Cooper e produção de Guillermo del Toro, Espíritos Obscuros é o novo filme da Searchlight Pictures, que estreia dia 28 de outubro nos cinemas. Baseado no conto The Quiet Boy, de Nick Antosca, a história gira em torno de cidade isolada do estado de Oregon (EUA), onde uma professora do ensino fundamental (Keri Russell) e seu irmão xerife (Jesse Plemons) se envolvem com um enigmático aluno (Jeremy T. Thomas), cujos sombrios segredos levam a encontros aterrorizantes com uma lendária criatura ancestral que aparece diante deles.

 

A criatura é baseada no Wendigo, da mitologia das tribos indígenas americanas. Confira abaixo algumas curiosidades sobre esse espírito obscuro:

 

O QUE É O WENDIGO?

O Wendigo (também encontrado como "winddsgvigo" ou "wetiko") é uma criatura mitológica semelhante a um cervo e/ou espírito maligno, que vive nas florestas do norte da Nova Escócia, na costa leste do Canadá e na região dos Grandes Lagos do Canadá. Segundo o povo indígena Anishinaabe, o termo Wendigo significa "ganância".

 

A ORIGEM DA LENDA

O Wendigo é amplamente conhecido como uma criatura destrutiva e canibalista associada ao inverno, ao frio e à fome, e está presente no sistema de crença tradicional de muitos povos de língua algonquiana, incluindo Ojibwe, o Saulteaux, o Cree, o Naspapi e o Innu.

 

"Nos anos 90, havia um senso de que o Wendigo poderia ter sido inspirado pelo contato indígena com nações europeias", diz Grace T. Dillon, do povo Anishinaabe e Conselheira Nativa Americana, que ofereceu uma expertise única para a produção de Espíritos Obscuros. "Dentro da minha comunidade – tenho família tanto em Garden River em Ontário, Canadá, como em Bay Mills Nation na Península Superior de Michigan – temos falado sobre muitos aspectos do Wendigo. Ele pode se manifestar de muitas formas, mas é sempre, em primeiro lugar, um espírito".

 

A RELAÇÃO DO WENDIGO COM O MEIO AMBIENTE

O cineasta Chris Eyre – membro do Conselho Anishinaabe Nativo Americano – também auxiliou a produção de Espíritos Obscuros e explica que o Wendigo é uma metáfora particularmente pungente para as turbulentas relações que os humanos têm agora com a Terra. "O Wendigo traz uma mensagem de que se você invadiu um território que não estava autorizado a invadir, ele irá consertar esta situação", diz Eyre. "A maior mensagem é que a Terra está aqui há milhões de anos. Mas nós nunca podemos destruí-la; ela irá nos destruir. Ela não precisa de nós para viver".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

Lifetime Movies: A História de Chris Porco resgata caso de filho que matou o pai e desfigurou a mãe

SexPrivé apresenta ‘ménage à trois ao vivo’ em feira virtual de negócios do mercado adulto