TV CULTURA TRANSMITE O GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO NO DIA 28


APRESENTADO POR ADRIANA COUTO E RENATA BOLDRINI, 20ª EDIÇÃO DO EVENTO TERÁ PARTICIPAÇÕES DE ANDRÉ MEHMARI, MONICA SALMASO, SÉRGIO SÁ LEITÃO, ENTRE OUTROS. VAI AO AR ÀS 20H

No domingo (28/11), a TV Cultura exibe a 20ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A cerimônia da maior premiação do audiovisual brasileiro será comandada, ao vivo, por Adriana Couto, apresentadora do programa Metrópolis, e Renata Boldrini, jornalista especializada em cinema e apresentadora no canal Telecine. A transmissão pode ser vista a partir das 20h, na emissora, e canais digitais: site, Youtube, Facebook Twitter.

Com o tema Preservação e a Memória do Audiovisual, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que será remoto pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia, vai celebrar não apenas a Cinemateca Brasileira, que pegou fogo mas resistiu e vai renascer, como também a produção audiovisual nas duas últimas décadas. O grande homenageado da noite é Ruy Guerra, poeta, compositor, mas antes de tudo e principalmente cineasta moçambicano radicado no Brasil, que completou 90 anos em 2021.

A premiação contará também com as apresentações musicais do pianista André Mehmari e da cantora Monica Salmaso, além das participações de Viviane Ferreira, diretora presidente da SP Cine; Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo; Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais; e José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádios e TV Cultura.

"Pelo segundo ano consecutivo a TV Cultura e a Academia Brasileira de Cinema estão juntas para celebrar o melhor do audiovisual nacional. Foi um ano muito difícil para todos nós, pandemia, dificuldades de financiamento, salas de cinema fechadas, mas mesmo assim o cinema brasileiro segue vivo. Para nós da TV Cultura é um orgulho abrigar mais uma vez o Grande Prêmio. Especialmente neste ano, em que ele completa sua 20ª edição. Vida longa ao nosso cinema e a esse prêmio", afirma Enéas Pereira, diretor de Programação da emissora.

Vencedores

A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma empresa que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.

Finalistas

Ao todo serão anunciados 32 prêmios em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, todos os 15 longas-metragens indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular.

Num ano dedicado à memória, um Prêmio Especial de Preservação será concedido ao movimento que, liderado por profissionais de cinema, salvou a Cinemateca Brasileira do abandono: o S.O.S. Cinemateca - APACI.

O 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é realizado pelo Ministério do Turismo e pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Este ano, a premiação conta com o patrocínio da SABESP, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da PwC Brasil, que acompanha e faz a apuração da votação. O prêmio tem correalização da SPCine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

Lifetime Movies: A História de Chris Porco resgata caso de filho que matou o pai e desfigurou a mãe

SexPrivé apresenta ‘ménage à trois ao vivo’ em feira virtual de negócios do mercado adulto