Casal de empresários lança documentário sobre o momento atual do mercado profissional de arquitetura e construção


Com o título de 'A nova geração de arquitetos e engenheiros', Rafaella e Alex, idealizadores do Bora na Obra, desmistificam a má fama que o mercado atual tem, e mostra como esse cenário é promissor

 

São Paulo, fevereiro de 2022 - A pandemia trouxe outros problemas além do vírus, como a crise que abalou os mercados pelo mundo. Mas não foram todos os segmentos que foram afetados. O mercado de construção civil e arquitetura cresceu mesmo com os desafios atuais. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), essa expansão foi de 7,6% em 2021. Com esse crescimento do setor, os profissionais precisam enfrentar a informalidade do cenário, que de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), é cerca de 85% no Brasil.

 

Enfrentando essa realidade, Rafaella Brasileiro e Alex Brasileiro comandam o Grupo Bora, que consiste em um escritório de arquitetura, uma construtora e uma empresa de treinamentos e tecnologia para profissionalização do mercado. Um dos objetivos que o casal tem, é diminuir o abismo que o profissional do setor de pequenas e médias obras enfrenta ao sair da faculdade e entrar no mercado de trabalho. Por meio de aulas remotas, os empresários já aplicaram o método para mais de 20 mil alunos, ajudando-os a serem bem sucedidos e a realizarem mais projetos e obras.

 

"Muitos profissionais recém-formados e com certa experiência na área, encontram algumas dificuldades para criar projetos e executar obras, precificar e vender seus serviços ou preencher vagas formais. Como já temos bastante tempo na estrada, decidimos compartilhar esse nosso conhecimento com quem está chegando agora, ou para quem busca se atualizar no mercado", comenta Rafaella Brasileiro, idealizadora do Bora na Obra.

 

Após perceber como seus alunos estavam sendo reconhecidos no mercado, os empresários decidiram ampliar essa visão para todos e deram vida a um documentário. Dirigido pelo Grupo Bora, a produção conta com 50 minutos de duração, contendo oito entrevistas com grandes profissionais do ramo.

 

"Durante todo esse período ensinando nossos alunos, percebemos como o mercado reage. Foi quando decidimos produzir esse documentário para que pudessem conhecer e se preparar para conseguir novos projetos, visando alavancar a carreira do profissional. E o melhor, não vamos restringir esse conteúdo apenas para nossos alunos", ressalta Alex, idealizador do Bora na Obra.

 

Com o título de 'A nova geração de arquitetos e engenheiros', a obra apresenta como está a situação do mercado de construção e arquitetura, abordando pontos como a informalidade se faz presente no cenário, e como esta situação abre um espaço para que os profissionais sobressaiam, além de mostrar como esse mercado ainda vai evoluir muito. A produção estará disponível para todos que têm interesse no conteúdo, no canal do YouTube do Bora na Obra, no dia 08 de fevereiro, e já conta com um trailer da obra.


Rafa e Alex também lançam em fevereiro a Certificação Método Bora para os profissionais do setor. A certificação tem o objetivo de elevar o padrão do mercado de trabalho para o profissional que utiliza a metodologia, além de ser indicado para clientes e parceiros em uma plataforma de marketplace aberta ao público. Para isso a pessoa interessada realizará um curso e, após consumir o conteúdo, fará uma avaliação para receber essa chancela.


 

Ficha Técnica

 

Título: A nova geração de arquitetos e engenheiros

Ano de produção: 2022

Direção: Bora na Obra

Estreia: 08 de fevereiro de 2022

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre

Gênero: Documentário

País: Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado