Documentário ‘A Ponte de Bambu’ narra a experiência de brasileiros que viveram na China

GloboNews

A China é uma incógnita aos olhos ocidentais. Não há caminho fácil para entender esse gigante que se impõe pelas barreiras do idioma, dos costumes e da história – repleta de sobressaltos políticos e econômicos. Neste domingo, dia 20, a partir das 23h, a GloboNews exibe na sua faixa especial de documentários 'A Ponte de Bambu', no qual o premiado jornalista brasileiro Jayme Martins e sua família nos levam a compreender a China por vias inéditas. Contrapondo duas realidades muito diferentes, o documentário produzido pela MMTV em parceria com a GloboNews e a Globo Filmes, registra a rotina da família Martins frente às grandes transformações pelas quais passou o país e promove uma reflexão sobre a relação da China com os estrangeiros, dentro de seu novo protagonismo global. 
 
Com testemunhos e imagens de importante valor histórico e sentimental, Jayme e sua família relatam suas experiências de um período de raro acesso a estrangeiros no território chinês. Eles contam como foi viver na China comunista dos anos 1960, presenciar a Revolução Cultural de Mao Zedong e o massacre da Praça da Paz Celestial, e sentir no dia a dia a reforma econômica que culminou na superpotência econômica. O também premiado diretor Marcelo Machado mergulha nas memórias de Jayme Martins e vai até a China, onde também guarda conexões afetivas. 
 
'A Ponte de Bambu' participou da 25ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, principal evento dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América do Sul. 
 
Desde 2014, a GloboNews já produziu mais de 70 documentários com a Globo Filmes, com o Canal Brasil e, mais recentemente, com o Globoplay. Títulos que mereceram indicações em vários festivais nacionais e internacionais e a prêmios como o Emmy Internacional (com o documentário 'Torre de David' em 2015, com 'Síria em Fuga' em 2016, 'Aliados' em 2020 e 'Cercados' em 2021). A lista inclui ainda renomadas produções como: 'Cidades Fantasmas', 'Libelu – Abaixo a Ditadura' e 'Cine Marrocos' – também vencedoras do Festival É Tudo Verdade –, e 'Marinheiro das Montanhas', único filme brasileiro selecionado para o Festival de Cannes de 2021.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado