Entenda o que está por trás das indicações de DUNA ao Bafta e ao Oscar 2022

WarnerBros.com | Home Entertainment | Company


O longa aparece em pelo menos 10 categorias nas duas prestigiadas premiações cinematográficas

 

São Paulo, 15 de fevereiro de 2022 -- DUNA foi um dos grandes lançamentos de 2021. O filme, dirigido por Denis Villeneuve, tem roteiro adaptado de uma das grandes obras literárias do gênero sci-fi, o livro DUNA, escrito por Frank Herbert e considerado um grande marco no universo nerd da literatura.

 

O longa, que estreou em outubro no cinema e em novembro nas plataformas digitais, alcançou a marca de 83% no Rotten Tomatoes e ganhou nota 8,1 no IMDb, estando em 17° lugar entre os filmes mais populares do momento. Com todo esse prestígio, não é à toa que DUNA iria garantir seu lugar nas principais premiações do mercado cinematográfico esse ano.

 

O filme acumulou nada mais, nada menos que 11 indicações ao BAFTA, o prêmio da Academia Britânica de Filmes e Televisão, e 10 indicações ao Oscar, um dos maiores e mais prestigiados prêmios da comunidade do cinema. Todas as categorias giram em torno da produção do filme -- como trilha sonora, edição, figurino e som -- itens que DUNA apresentou com muito prestígio graças a alguns dos melhores profissionais do mercado. Confira abaixo um pouco mais sobre cada uma dessas indicações.

 

Melhor filme: indicado ao BAFTA e ao Oscar

O filme de Villeneuve conseguiu concentrar 265 páginas da primeira parte do livro em 2 horas e 35 minutos de filme. Além de apresentar todo o contexto da história de DUNA, o longa também conta com muitas cenas de ação e um desfecho que embala o fã para a continuação.

1. Denis Villeneuve dirigindo Timothée Chalamet (Imagem: Warner Bros. Home Entertainment)

 

Melhor roteiro adaptado: indicado ao BAFTA e ao Oscar

O roteiro de DUNA ficou nas mãos de Denis Villeneuve, Jon Spaihts, que também roteirizou Doutor Estranho e Passageiros, e Eric Roth, roteirista de Forrest Gump - O Contador de Histórias e O Curioso Caso de Bejamin Button.

 

Melhor elenco: indicado ao BAFTA

A seleção do elenco foi obra de Jina Jay, que também trabalhou como diretora de elenco em Black Mirror, e Francine Maisler, diretora de elenco de O Regresso e Birdman. DUNA conta com grandes nomes do cinema, como Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Jason Momoa, Javier Bardem, Zendaya, dentre outros.

 

Melhor trilha sonora: indicado ao BAFTA e ao Oscar

Hans Zimmer é um dos nomes mais famosos quando o assunto é trilha sonora em Hollywood. Entre seus principais trabalhos, podemos destacar Gladiador, A Origem, Dunkirk, Mulher Maravilha 1984 e, é claro, DUNA. Ao ser abordado pelo diretor Villeneuve, Zimmer ficou muito empolgado com o projeto por ser baseado em um de seus livros preferidos. As músicas, todas originais de Zimmer, envolvem a cena criando uma experiência completa de imersão. Quem não ficou com o coração na mão quando o verme estava se aproximando das naves dos Atreides ou ficou arrepiado ao assistir os sonhos de Paul?

 

Melhor fotografia: indicado ao BAFTA e ao Oscar

Greig Fraser foi o diretor de fotografia responsável por qualidades visuais das cenas de DUNA, criando cenas e enquadramentos que refletissem o que estava no roteiro. Ele também foi responsável pela direção de fotografia de Rogue One: Uma História Star Wars e The Batman, próximo filme do herói que estreia ainda esse ano

2. Liet Kynes (Imagem: Warner Bros. Home Entertainment)

 

Melhor edição: indicado ao BAFTA e ao Oscar

Joe Walker foi quem juntou cada peça de DUNA em 2 horas e 35 minutos de ação e emoção. Ele também trabalhou em 12 Anos de Escravidão e A Chegada.

 

Melhor design de produção: indicado ao BAFTA e ao Oscar

Patrice Vermette já trabalhou como designer de produção em vários filmes, entre eles A Chegada e agora DUNA, levando uma indicação aos prêmios ao lado de Zsuzsanna Sipos, que também faz parte do setor de arte de grandes sucessos como a série Penny Dreadful.

 

Melhor figurino: indicado ao BAFTA e ao Oscar

Os figurinos de DUNA impressionam e encheram os olhos dos espectadores. Os belos vestidos cerimoniais de Lady Jessica e os trajestiladores dos Fremen foram pensados com muito cuidado pela equipe de figurino dirigida por Robert Morgan -- que também participou do time de figurino de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça e Malévola -- e Jacqueline West, design de O Regresso e Argo.

3. Lady Jessica e Paul (Imagem: Warner Bros. Home Entertainment)

4. Chani usando trajestilador (Imagem: Warner Bros. Home Entertainment)

 

Melhor cabelo e maquiagem: indicado ao BAFTA e ao Oscar

O time de cabelo e maquiagem do filme é composto por 32 profissionais, incluindo maquiadores, cabelereiros e os artistas de próteses. Por mais que grande parte dos personagens seja "humano", muitos têm uma aparência extraterrestre ou foram transformados pela grande quantidade de ingestão de melange. Só o barão Harkonnen tem, pelo menos, 5 profissionais de prótese para trabalhar nele.

5. Barão Harkonnen (Imagem: Warner Bros. Home Entertainment)

 

Melhor som: indicado ao BAFTA e ao Oscar

O departamento de som conta com 42 profissionais dedicados a deixar cada som e cada detalhe audível o mais perfeito possível, completando as cenas e mixando o som ao longo do filme.

 

Melhores efeitos especiais: indicado ao BAFTA e ao Oscar

Merecido, né? Não dá para alugar um verme da areia para uma diária completa nos estúdios. E você sabe o quanto é difícil arrumar uma nave Harkonnen por aí? O diretor de arte dos efeitos especiais foi Marc Bitz, que trabalhou também com a Trilogia Jogos Vorazes, mas a equipe formada por diversos profissionais de várias áreas tinha pelo menos 34 colaboradores.

6. O Verme (Imagem: Warner Bros. Home Entertainment)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado