‘Altamira’, nova temporada do podcast ‘Projeto Humanos’, estreia no Globoplay

GLOBOPLAY
Após o sucesso de 'O Caso Evandro', Ivan Mizanzuk investiga uma série de crimes ocorridos na cidade que dá nome a temporada, localizada no interior do Pará
No final da década de 1980, uma série de crimes brutais ocorridos contra meninos entre 8 e 14 anos no interior do Pará chocou o Brasil com o que ficou conhecido como "o caso dos meninos emasculados em Altamira". Sequestros, mortes de crianças, rituais macabros e tráfico de órgãos nortearam a investigação policial na época repleta de controvérsias. E este é o tema que Ivan MIizanzuk se debruça na quinta temporada do podcast Projeto Humanos, com a temporada 'Altamira', que chega ao Globoplay e todas as plataformas de áudio nesta quinta-feira, dia 07. A partir de uma minuciosa pesquisa, repleta de desafios, Mizanzuk aponta todo o complexo contexto político, social e econômico da região que influenciou diretamente as investigações e os rumos do caso na época. 
 
Para o autor da obra, responsável também pelo sucesso 'O Caso Evandro', o processo de construção de 'Altamira' é extremamente complexo, somando, até o momento, três anos de estudo e pesquisa criteriosos e exaustivos. "Estamos falando de uma cidade historicamente prejudicada e de um caso envolvendo muitas vítimas. A falta de informações, registros e até mesmo a precariedade e dificuldade no acesso aos materiais de arquivo sobre o caso dificultam bastante apuração, pois eles nunca estão completos", explica o jornalista, escritor e professor Ivan Mizanzuk - que atualmente faz parte do time de criação da Globo e tem na bagagem mais de 10 anos de experiência como podcaster.
 
Cheio de reviravoltas investigativas sobre a autoria e motivações dos crimes, com personagens surpreendentes e uma intensa mobilização social, o caso de Altamira chamou a atenção de Mizanzuk na época em que estava produzindo 'O Caso Evandro', devido algumas semelhanças entre as duas histórias. Na época em que produzia 'O Caso Evandro', Mizanzuk se deparou com outros crimes envolvendo crianças em Altamira, com suspeitas de rituais macabros em circunstâncias parecidas e em períodos muito próximos ao que ocorrera em Guaratuba.  "Enquanto pesquisava a história de Guaratuba, me surpreendi ao identificar uma suspeita envolvida no caso de Altamira e que estava sendo relacionada à eventuais rituais religiosos para matar meninos no Norte do país. Eu, claro, quis verificar como era realmente essa história", completa.   
 
Episódio de Estreia   
'Altamira' viaja no tempo para outubro de 1992, quando um menino de 13 anos é encontrado morto e com uma marca em comum com várias outras vítimas que se acumulavam em Altamira desde 1989. O que estaria acontecendo na cidade? Com episódios semanais, 'Altamira', a nova temporada do podcast Projeto Humanos, segue o formato de storytelling – um dos marcos da trajetória de Mizanzuk impulsionando e inspirando o mercado brasileiro de podcasts. E está disponível no Globoplay e em outras plataformas de áudio – clique aqui para ouvir o primeiro episódio. A cada semana, Ivan trará diferentes rumos e linhas de investigação que abrem novas perspectivas e revelações surpreendentes relacionadas à investigação.   
 
Entrevista com Ivan Mizanzuk
 
Como surgiu o interesse pelo caso? 

Ivan: Eu me interessei por Altamira quando estava pesquisando 'O Caso Evandro' e em um determinado momento uma das suspeitas no caso do menino Leandro Bossi, criança que desapareceu dois meses antes do Evandro, também se torna suspeita relacionada aos casos ocorridos em Altamira.   
 
Por que Altamira é considerado um caso mais complexo se comparado ao 'O Caso Evandro? Quais foram as principais dificuldades enfrentadas ao longo desse processo de apuração? 
Ivan: 'Altamira' é mais complexo porque tem muito mais vítimas, em uma cidade que não tem muito registro. Altamira é uma região muito precária na manutenção de arquivos o que dificulta materializar e verificar a maior parte do que é dito sobre o caso. Tudo isso gera a necessidade de um esforço maior em tentar entender o contexto daquela região para poder compreender a forma e o conteúdo de como essa história é relatada na cidade. Fora isso, quando nós achávamos as pessoas para dar entrevista, muitas não queriam, tinham medo. Ou quando conseguiam falar, às vezes a memória não estava mais tão boa. A dificuldade de acesso à informações confiáveis, fez o trabalho se tornar muito mais complexo. 
 
O Projeto Humanos tem uma legião de fãs fiéis. O que os ouvintes podem esperar da nova temporada? 
Ivan: Uma coisa que é dita no primeiro episódio é que o caso de Altamira vai ajudar a entender muitas questões relativas também ao 'O Caso Evandro'. Vamos ter desdobramentos que vão explicar, mais profundamente, alguns problemas, situações e dificuldades que temos nas investigações policiais no Brasil, especialmente em outras regiões fora do eixo Rio -São Paulo, como no Norte do país.   
 
Sobre Altamira   
Com novo podcast de true crime, liderado por Ivan Mizanzuk, o Projeto Humanos chega à sua quinta temporada. 'Altamira', investiga uma série de crimes brutais ocorridos no final da década de 1980 na cidade de mesmo nome, localizada no interior do Pará. Na ocasião, meninos entre 8 e 14 anos foram sequestrados e mortos, e três sobreviveram ao ataque. Tráfico de órgãos e rituais macabros foram algumas das linhas de investigação da polícia na época. A partir de uma minuciosa pesquisa, o podcast aponta novos rumos e descobertas para o caso que chocou o Brasil. Com episódios semanais, 'Altamira' profunda as investigações que ajudam a entender todo o complexo contexto político, social e econômico da região que influenciam diretamente os rumos do caso. 'Altamira' está disponível no Globoplay e nas principais plataformas de áudio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado