Documentário ‘Encarcerados’ expõe a dura realidade do sistema prisional brasileiro

GloboNews


Dirigido por Pedro Bial e baseado no livro de Drauzio Varella, documentário será exibido pela GloboNews neste domingo
Superlotação, condições precárias e rebeliões provocadas por facções criminosas são alguns dos problemas enfrentados pelas penitenciárias brasileiras. No próximo domingo, dia 10, a GloboNews exibe a partir das 23h o longa 'Encarcerados', que expõe o fracasso do sistema prisional a partir do cotidiano violento e opressor dos agentes penitenciários em São Paulo. O filme escancara as engrenagens do sistema, que prende mais do que sua capacidade, e traça uma linha do tempo que começa na ditadura militar, passa pelo massacre do Carandiru e remonta os desdobramentos que levaram ao surgimento do Primeiro Comando da Capital (PCC). Filmado em oito penitenciárias, 'Encarcerados' traz depoimentos de diferentes gerações de agentes penitenciários, alguns já aposentados, outros ainda na ativa, além de familiares e de ex-prisioneiros.   
   
Inspirado no livro 'Carcereiros' do médico Drauzio Varella, o longa é resultado de uma ampla e profunda pesquisa e serviu como base para a série de mesmo nome do livro, com duas temporadas já exibidas pela TV Globo. Trechos do filme foram utilizados na série, em uma mistura de ficção e documentário. Dirigido por Pedro Bial, Claudia Calabi e Fernando Grostein, 'Encarcerados' é uma produção da Spray e Gullane, em coprodução com a GloboNews e a Globo Filmes. A narração é do ator Milhem Cortaz.   
   
Desde 2014, a GloboNews já produziu mais de 70 documentários com a Globo Filmes, com o Canal Brasil e, mais recentemente, com o Globoplay. Títulos que mereceram indicações em vários festivais nacionais e internacionais e a prêmios como o Emmy Internacional (com o documentário 'Torre de David' em 2015, com 'Síria em Fuga' em 2016, 'Aliados' em 2020 e 'Cercados' em 2021). A lista inclui ainda renomadas produções como: 'Cidades Fantasmas', 'Libelu – Abaixo a Ditadura' e 'Cine Marrocos' – também vencedoras do Festival É Tudo Verdade –, e 'Marinheiro das Montanhas', único filme brasileiro selecionado para o Festival de Cannes de 2021. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado