RÁDIO CULTURA FM CELEBRA OS 90 ANOS DO PIANISTA GILBERTO TINETTI COM DOCUMENTÁRIO INÉDITO


 

 



 


 



GILBERTO TINETTI - ELEGÂNCIA E SENSIBILIDADE DE UM MESTRE VAI AO AR NESTA QUARTA (6/4), ÀS 14H E ÀS 23H

 

Nesta quarta-feira (6/4), a Rádio Cultura FM (103,3 MHz) celebra o aniversário de 90 anos do professor e pianista Gilberto Tinetti com a estreia do documentário sonoro "Gilberto Tinetti -- Elegância e sensibilidade de um mestre". Vai ao ar às 14h e às 23h.
 

A atração conta a trajetória do pianista, desde o início de seus estudos, passando pelos três anos em Paris, quando foi aluno de Magdalena Tagliaferro e conheceu o compositor Villa-Lobos, suas atividades como professor e também por seu trabalho como colaborador da Rádio Cultura FM por 33 anos. Na rádio, ele apresentou diversas séries musicais, além dos programas diários: "Teclado" (de 1987 a 1996) e "Pianíssimo" (de 1996 a 2019).
 

Gilberto Tinetti nasceu em São Paulo, em 1932. Começou a estudar piano aos 10 anos, com Josephina De Felice. Mais tarde tornou-se aluno de Hans Bruch, que o apresentou a Magdalena Tagliaferro, com quem Tinetti estudou em Paris, entre 1957 e 1959. Na Europa venceu o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo, na Áustria, quando tocou o Concerto n. 1 para piano de Brahms. Em 1970, em Paris, tocou ao lado da Orquestra Filarmônica da Rádio e Televisão Francesa, sob a regência de Jean Fournet, o Concerto no.4 para piano e orquestra de Villa-Lobos.
 

Foi professor e diretor artístico do Seminário de Música Pró Arte de São Paulo, fundado por Koellreutter e entre 1980 a 2002, dirigiu o Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. Em 1986 foi convidado pela direção da Cultura FM para apresentar a série "A Arte de Magdalena Tagliaferro", em homenagem à sua professora que havia falecido naquele ano. Depois, em 1987, passou a integrar o quadro de apresentadores da rádio, com o programa diário "Teclado" e com séries semanais dedicadas a obras para piano. Em 1996, o programa "Teclado" teve algumas mudanças e passou a se chamar "Pianíssimo", atração que Gilberto Tinetti apresentou na Cultura FM até dezembro de 2019.
 

O documentário "Gilberto Tinetti - Elegância e Sensibilidade de um Mestre" é conduzido pelo também pianista e professor Eduardo Monteiro e traz trechos de entrevistas que Tinetti concedeu a programas como "Supertônica" (em 2012), de Arrigo Barnabé; "Intérprete" (em 2014), série de programas apresentadas pelo maestro Jamil Maluf e "RadioMetrópolis" (em 2017).
 

O especial conta ainda com depoimentos do maestro Julio Medaglia, da pianista Eudóxia de Barros, da cantora Adriana Clis e o crítico musical João Marcos Coelho.


 

Gilberto Tinetti - Elegância e Sensibilidade de um Mestre

Dia: 6 de abril, às 14h e às 23h

Rádio Cultura FM 103,3 MHz

Reapresentação especial: sábado, 9 de abril, às 18h.

O ouvinte pode acompanhar também pelo aplicativo Cultura Digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Formula E

GloboNews promove Festival #ConverseComOutrasIdeias