'Contos do Amanhã' estreia no streaming via Canal Brasil

Ficção científica nacional já pode ser assistida nas plataformas NOW, Oi Play e Vivo Play

Porto 01, o último reduto humano - crédito: Bactéria Filmes


Vencedor de 15 prêmios em festivais de cinema de gênero ao redor do mundo, "Contos do Amanhã", de Pedro de Lima Marques, já está disponível no streaming. O longa nacional de ficção científica pode ser conferido nas plataformas NOW, Oi Play e Vivo Play (via Canal Brasil). Em 2165, o sequestro de uma jovem coloca a cidade-estado Porto 01, o último reduto humano, em guerra. Jeferson, um adolescente que vive em 1999, na véspera do bug do milênio, recebe misteriosos áudios do futuro e é o único que pode salvar a humanidade.

Aventura adolescente recheada de efeitos visuais e referências aos anos 1990, "Contos do Amanhã", conta com um elenco de mais de 100 atores e figurantes. O filme chega ao VOD depois de colecionar 28 seleções em 13 países, incluindo o prestigiado Boston Sci-fi Film Festival. Das 15 premiações conquistadas, cinco são de melhor longa de ficção científica. A curadoria do Other Worlds Film Festival (EUA), de onde "Contos do Amanhã" saiu com o prêmio de melhor direção de arte, descreve o filme como um coming of age "Matrix", com menos lutas e mais romance.

Passado e futuro colidem na produção que reconstitui 1999, com computadores 486 e internet discada, enquanto imagina o mundo do século XXII com naves e aparatos high-tech. "Tenho a intenção de propor um caminho narrativo e estético diferente - que viabilize novos universos", diz Pedro de Lima Marques, que estreia na direção de longas. Entre as referências citadas pelo cineasta estão os animes "Ghost in the Shell" e "Akira" e os filmes da série "Matrix".

Veículos e cenários virtuais foram produzidos pelo próprio diretor em sua empresa de efeitos visuais, a Forno FX. "Podemos criar mundos novos. Não é um monopólio do estrangeiro", acredita Pedro. "E pode ser da nossa forma, do nosso jeito", conclui. O trabalho começou ainda em 2014, com filmagens em Porto Alegre, litoral e serra gaúcha. Toda a pós-produção foi feita no Brasil. Com baixo orçamento e muita criatividade, Pedro estima que mais de 500 planos do filme tiveram algum retoque digital.

"Contos do Amanhã" é uma realização da Bactéria Filmes, com coprodução da Druzina Content, e associação com o estúdio de pós-produção Forno FX. A distribuição nas plataformas é do Canal Brasil em parceria com a 02 Play. O filme tem financiamento do Fumproarte da Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Porto Alegre.


Sinopse: Em 2165, o sequestro de Michele Medeiros (Daiane Oliveira) coloca a cidade-estado Porto 01, o último reduto humano, em guerra. Para salvar a civilização será preciso contar com a ajuda de Jeferson (Bruno Barcelos), um adolescente que vive em 1999. Na véspera do bug do milênio, nos primórdios dos programas de compartilhamento de mp3 e com uma Internet muito lenta, Jeferson recebe áudios do futuro e precisará encontrar uma forma de salvar a humanidade.


Contos do Amanhã:

Disponibilizado pelo Canal Brasil nas plataformas: NOW, Oi Play e Vivo Play;

Duração: 85 min

Classificação Indicativa: 14 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Formula E

GloboNews promove Festival #ConverseComOutrasIdeias