“AVATAR”: INFORMAÇÕES SOBRE A ÉPICA AVENTURA DE JAMES CAMERON

Shape    Description automatically generated with low confidence

 


 

O filme vencedor de três Oscar® estrelado por Sam Worthington, Zoe Saldaña, Stephan Lang, Michelle Rodriguez e Sigourney Weaver está disponível nos cinemas em versão 4K HDR/3D/IMAX

 

Desenho de criatura com olhos grandes    Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

 

Treze anos depois de se tornar o filme de maior bilheteria de todos os tempos, "Avatar" retorna aos cinemas. Ao redor do mundo, o público de todas as gerações poderá mais uma vez aproveitar em impressionante definição 3D a épica aventura escrita e dirigida por James Cameron, vencedora de três prêmios Oscar®, e que se transformou em um verdadeiro fenômeno cultural. O relançamento de "Avatar" estreou no dia 22 de setembro nos cinemas, em 670 salas - sendo 87% das salas 3D e exibido em 77% dos cinemas do país - com um resultado de mais de R$ 3.4 milhões em bilheteria, ficando em #3 no ranking.

 

Para quem ainda não conferiu "Avatar" nos cinemas, a 20th Century Studios separou novas curiosidades do inovador filme que é um marco dos cinemas:

 

 

A MÚSICA DO LONGA É UMA CRIAÇÃO DO MESMO COMPOSITOR DE "ALIEN" E "TITANIC"

O talento por trás da trilha sonora de "Avatar" é o compositor James Horner, o célebre colaborador que criou duas das trilhas sonoras mais icônicas da história do cinema: "Alien, o Resgate" (1986) e "Titanic" (1997), ambos os filmes dirigidos por Cameron.

 

 

O ELENCO FEZ UMA VIAGEM DE TREINAMENTO PARA O HAVAÍ ANTES DE COMEÇAR AS FILMAGENS

Na etapa de pré-produção do filme, Cameron levou a equipe para o Havaí, um destino geograficamente semelhante ao ambiente que ele havia imaginado para Pandora, com o objetivo de treiná-los na interação com o espaço. "Tivemos que viver sem tecnologia sofisticada, sem muitos itens ou conforto. Fiquei praticamente nua por três dias, cavando e escalando, e cheia de lama dos pés à cabeça. Eu não tinha itens essenciais, eu dizia: 'não aguento isso', e Jim respondia: 'Vamos, Neytiri, você consegue!', lembra a atriz Zoe Saldaña, que interpreta Neytiri no filme.

 

 

NEYTIRI SE JUNTA A UMA LISTA ICÔNICA DE PERSONAGENS FEMININAS COM A MARCA DE CAMERON

As personagens femininas fortes estão presentes em grande parte dos filmes de Cameron e "Avatar" não é exceção. Como Ellen Ripley em "Alien, o Resgate", Sarah Connor em "O Exterminador do Futuro" e "O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final", e Rose em "Titanic", Neytiri combina força, graça, presença atlética, vulnerabilidade e clareza emocional. O diretor sustenta que Saldaña conseguiu capturar todos os aspectos da personagem que ele imaginou, especialmente sua combinação de delicadeza e intensidade, além da incrível destreza física.

 

 

PANDORA FOI CONCEBIDO COMO UMA COMBINAÇÃO DE EXOTISMO E FAMILIARIDADE

Ao criar Pandora, Cameron queria que fosse um lugar reconhecível, mas sem perder seu exotismo e características únicas. "Queríamos evitar que as criaturas e a flora fossem semelhantes às da Terra, que fossem diferentes o suficiente para nos lembrar que estávamos em outro mundo, mas, ao mesmo tempo, semelhantes o suficiente para torná-las identificáveis. Árvores com mais de 300 metros de altura e montanhas que parecem flutuar são algumas das paisagens que surpreendem por serem incrivelmente imaginativos e por seu alcance, mas cujas formas e designs surgem de estruturas familiares a todos nós", explica o cineasta.

 

 

A FAUNA DE PANDORA TEM UMA RIQUEZA DE DIVERSIDADE

A diversidade animal de Pandora inclui um hexápode semelhante a um cervo, o feroz Titanothere Cabezamartillo, um herbívoro semelhante a um rinoceronte genioso com a cabeça parecida com uma clava, e o Leonopteryx, o rei predador dos céus, um animal voador com listras vermelhas escarlate, amarelas e pretas, e asas que, quando abertas, medem 24 metros. Uma espécie de Pandora menor e mais gentil é o Woodsprite, semelhante a uma água-viva, que balança suas sedosas mechas para flutuar graciosamente no ar à noite.

 

 

 OS PERSONAGENS E AMBIENTES GANHARAM VIDA NO ESTÚDIO DE EFEITOS VISUAIS DE PETER JACKSON

Para fazer a criação por computador dos personagens e ambientes de "Avatar", Cameron e sua equipe recorreram ao WETA Digital, o prestigioso e premiado estúdio de efeitos visuais do diretor neozelandês Peter Jackson. O WETA garantiu a Cameron que sua equipe de animadores de primeiro nível assumiria a missão de transmitir 100% das performances dos atores para seus personagens avatares ou Na'vi. Isso envolveu garantir a gravação de dados extremamente preciosos no momento em que a cena era filmada e também exigiu mais de um ano de trabalho da equipe de animação para criar os equipamentos de câmera para o rosto que permitiram que os personagens de CG emulassem com precisão as performances dos atores, como se fossem um espelho.

 

"Avatar" já está disponível em impressionante definição 3D nos cinemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado