HISTORY - Destaques de 5 a 11 de setembro


ESPECIAL BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A partir desta semana, o History apresenta uma programação especial em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, composta pelas novas produções originais e exclusivas Insurgentes e B de Brasil e também a série Inventores do Brasil. Ao longo de todo o mês, o canal exibe ainda cápsulas em formato curto do Dicionário da Independência.


ESTREIA – 5/9, segunda-feira, 23h05

Insurgentes destaca as revoltas que aconteceram no Nordeste, durante os períodos colonial e imperial

A nova produção original do HistoryInsurgentes, celebra o Bicentenário da Independência do Brasil relembrando cinco revoltas que aconteceram no Nordeste, entre os períodos colonial e imperial. Em coprodução com a Idé Productions, a série detalha esses movimentos, marcados pelas violentas batalhas travadas entre elite e povo, brancos e negros, interesses da minoria contra o benefício da maioria, com foco nos eventos que culminaram nos confrontos e os personagens por trás deles.

Apresentada pelo historiador Ricardo Carvalho, a série narra cinco revoltas, com destaque para os verdadeiros insurgentes que as articularam: a revolta da Balaiada no Maranhão, a Insurreição Pernambucana, a Sabinada na Bahia, a Cabanada em Alagoas e Pernambuco, e a Batalha dos Jenipapos, no Piauí. 

Nesta estreia especial, o History exibe os dois primeiros episódios nesta segunda e na terça, dia 6:

5/9, segunda-feira, 23h05
O episódio de estreia é Insurreição Pernambucana (1645-1654). No contexto da dominação holandesa na capitania de Pernambuco, o Estado do Brasil assina um acordo de trégua entre Portugal e os Países Baixos. Enquanto isso, os engenhos de cana de açúcar sofrem com as pragas, a seca, a forte cobrança de impostos e empréstimos feitos com banqueiros holandeses e a Companhia das Índias Ocidentais. Contagiados pelo desentendimento entre a elite e os governantes, homens como André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Henrique Dias e Filipe Camarão lideram grupos para lutarem na Insurreição Pernambucana, o que culmina na extinção do domínio holandês no Brasil.


6/9, terça-feira, 23h05
Em Batalha do Jenipapo (1823), após a declaração de independência em 1822 e sem a integração de todas as províncias da colônia como independentes, Portugal se aproveita para explorar uma das regiões mais ricas da época, a do Piauí. Em resistência, os sertanejos se juntam e travam uma grande batalha contra as tropas portuguesas, lideradas pelo temido major João José da Cunha Fidier. Assim, às margens do rio Jenipapo, cidadãos comuns lutam com facões, machados, enxadas e outros instrumentos domésticos, contra soldados portugueses equipados e armados com 11 peças de artilharia, um canhão e lançadores de granadas. Depois de uma das batalhas mais sangrentas do período, os sertanejos acabam expulsando os portugueses de suas terras.

Classificação Indicativa: livre

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTREIA - 7/9, quarta-feira, 23h05

Nova série apresenta o lado B do processo de Independência do Brasil

Nesta quarta, data em que são comemorados os 200 anos da Independência do país, o History estreia a produção original B de Brasil. Apresentada pelo jornalista Eduardo Bueno, a série em quatro episódios trata do processo de Independência do Brasil trazendo à tona seus aspectos menos conhecidos, com um olhar inédito e diferenciado para o passado, o presente e o futuro do país.

Coproduzida pela Moonshot Pictures, B de Brasil faz uma mistura de documentário com programa de entrevistas. E Eduardo Bueno conduz a linha do tempo com a ajuda de historiadores e depoimentos de personalidades históricas, para mostrar o lado B deste processo histórico.

No episódio de estreia, A Independência no divã, Eduardo Bueno conversa com D. Pedro como se fossem terapeuta e paciente. Ao longo do episódio, D. Pedro vai revelando os principais momentos e personagens da sua vida. Das desavenças com os pais até os muitos filhos, do nascimento ao regresso a Portugal, do Dia do Fico à guerra contra o próprio irmão, um olhar sobre toda a existência de Pedro, mostrando a vida inesperada e contraditória do primeiro imperador do Brasil.

CI: livre

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTREIA - 8/9, quinta-feira, 22h05

Episódio especial de Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina reúne todos os campeões num torneio inédito

Para fechar com chave de ouro a quinta temporada, Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina apresenta um episódio extra: o Desafio dos Campeões América Latina, que reúne os vencedores de todas as edições anteriores, em uma nova competição.

Os brasileiros Tom Silva, Daniel Jobim e Sandro Boeck, campeões da primeira, segunda e terceira temporadas respectivamente; o argentino Facundo Fadón, vencedor da quarta temporada, concorrerão a um valor adicional de 10 mil dólares e ao Prêmio Campeão dos Campeões América Latina.

Os quatro deverão recriar uma espada lendária mítica: a Excalibur, do Rei Arthur, uma arma flexível, longa e afiada, a partir da técnica de damasco duplo torcido ou padrão turco. Para isso, cada um dos campeões receberá duas barras de aço de damasco de 10 camadas e o cabo deve ter algum detalhe em titânio, um botão de metal e uma defesa em bronze. Quem será o Campeão dos Campeões América Latina?

CI: 12

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTREIA - 8/9, quinta-feira, 23h05

History estreia Inventores do Brasil, série apresentada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Seguindo as comemorações do Bicentenário da Independência, o History exibe, a partir desta quinta, Inventores do Brasil.

Apresentada por Fernando Henrique Cardoso, também coautor do roteiro, ao lado de Elio Gaspari, a produção dirigida por Bruno Barreto recupera a memória das mais influentes personalidades da História do Brasil. Em 13 episódios, a série mostra como diferentes personagens ajudaram a pensar e construir o país, como Dom Pedro II e Joaquim Nabuco; Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda; Barão do Rio Branco; Getúlio Vargas; Juscelino Kubitschek; Dom Helder Câmara; Castelo Branco; Ulysses Guimarães e Tancredo Neves.

Nesta semana, o History exibe dois episódios inéditos por dia, de quinta a domingo:

8/9, quinta-feira, 23h05
O episódio de estreia, Dom Pedro II e Joaquim Nabuco, aborda os anos de reinado de Dom Pedro II e as ideias abolicionistas de Joaquim Nabuco.

Em seguida, às 23h35, o episódio Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda resgata a importância de grandes nomes da história do Brasil, por meio dessas personalidades.

9/9, sexta-feira, 23h05
Rodrigues Alves
Barão do Rio Branco

10/9, sábado, 23h05
Tenentismo e Getúlio Vargas (Estado Novo)
Getúlio Vargas

11/9, domingo, 21h55
Juscelino Kubitschek
Dom Helder Câmara


CI: 12

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SÁBADOS DE MISTÉRIOS

10/9, sábado, 21h10

Episódio inédito de Grandes Mistérios da História com Laurence Fishburne investiga o livro mais misterioso do mundo

History exibe com exclusividade a terceira temporada da produção original Grandes Mistérios da História com Laurence Fishburne (History's Greatest Mysteries). Apresentada pelo ator mais conhecido pelo icônico personagem Morpheus, de Matrix, e indicado ao Oscar de Melhor Ator por Tina – A Verdadeira História de Tina Turner, a série investiga o que há por trás dos maiores e mais famosos mistérios que intrigaram o mundo, revelando informações desconhecidas e desafiando tudo o que pensávamos saber sobre eles.

Cada episódio desta nova temporada desvenda um mistério, entre eles, o horror de Amityville, o Santo Graal e o Voo 370 da Malaysia Airlines. Novas descobertas, evidências, testes de DNA, documentos e expedições recentes apontam novos caminhos para a solução de mistérios que intrigam a humanidade, alguns deles há séculos.

O episódio deste sábado é O manuscrito Voynich. É o livro mais misterioso do mundo: um manuscrito medieval redigido em uma língua desconhecida e cheio de desenhos raros. Até agora, ninguém foi capaz de decifrá-lo, e isso assombra especialistas e teóricos da conspiração. O que realmente é o Manuscrito Voynich e por quem será que ele foi escrito?

CI: livre

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10/9, sábado, 22h05

Esta semana, em Top Secret: Óvnis, alunos de uma escola na Austrália presenciam o maior avistamento do mundo

History exibe a série Top Secret: Óvnis (Top Secrets Ufo's Projects: Declassified) que apresenta as revelações e provas mais recentes que expõem os programas confidenciais do governo dos Estados Unidos sobre contatos com seres extraterrestres.

Em seis episódios, a produção documental analisa todas as indicações plausíveis e irrefutáveis sobre a presença de alienígenas na Terra, sua tecnologia avançada e acobertamentos por parte de órgãos oficiais.

No inédito Testemunhas, os alunos de uma escola na Austrália testemunharam um dos maiores avistamentos de óvnis da história. Um hacker que está enfrentando um julgamento contra a NASA e o Pentágono teria encontrado evidências de vida extraterrestre? Além disso, um óvni gigante causou um processo contra os militares.

CI: 10

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESPECIAL - 11/9, domingo, a partir das 13h55

Maratona apresenta especiais sobre a tragédia do 11 de setembro

Neste domingo, o History tem uma programação especial, com a exibição de quatro especiais sobre o pior atentado terrorista da História, que completa 21 anos em 2022. Os programas revivem o que aconteceu, destacam as teorias conspiratórias envolvidas, as consequências e o impacto da tragédia e das ações de combate ao terrorismo.  

13h55 - 11/09: Ataque ao Pentágono (9/11: The Pentagon)

Em 11 de setembro de 1941, os EUA iniciaram a construção de um enorme quartel-general de cinco lados que viraria o símbolo de suas Forças Armadas. Sessenta anos depois, o edifício foi um dos alvos do maior ataque terrorista da história. A produção inédita revive esse episódio por meio dos relatos das testemunhas.

CI: 14

14h50 - Teorias da Conspiração (The 9/11 Conspiracies Fact or Fiction)

Na internet existem várias teorias da conspiração sobre os ataques de 11 de setembro de 2001. É possível que as torres gêmeas tenham sido derrubadas por demolições controladas, executadas a mando do governo americano? Qual foi o verdadeiro papel da administração do presidente Bush nos ataques?

CI: 12

16h35 - World Trade Center: Antes e Depois da Queda (Rise & Fall: The World Trade Center)

Antes de seu terrível fim, as Torres Gêmeas eram o maior projeto arquitetônico do século XX. O especial apresenta as pessoas que realizaram a façanha desta incrível obra de engenharia, que parecia ser eterna como as pirâmides do Egito, mas que durou apenas três décadas. Qual a opinião deles hoje?

CI: 12

18h15 - 11/09: Os Quatro Voos Fatais (9/11: Four Flights)

O especial de duas horas mostra, com riqueza de detalhes, como foram os últimos instantes dos quatro voos condenados em 11 de setembro de 2001. Com informações inéditas, obtidas por meio das caixas pretas, registros dos voos, radares, áudios e vídeos dos protagonistas, apresenta o que essas pessoas sentiram naquele momento aterrorizante.

CI: 14

________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado