History: Especial A Máfia e o Vaticano desvenda a relação entre a igreja e o crime organizado

ESTREIA – 12/12 – sábado, às 22h55

 


 

Missas celebradas em esconderijos de chefões da Máfia e famílias que estão longe de serem santas, controlando festivais católicos, são alguns dos indícios da estreita ligação entre a Igreja Católica e o crime organizado. Neste sábado, 12/12, o HISTORY estreia o especial de uma hora de duração A Máfia e o Vaticanoque investiga por que os mafiosos usaram a religião para justificar seu poder e qual era a aliança motivada por razões políticas que manteve a Máfia e a Igreja juntas por décadas.

Apresentada pelo historiador e especialista John Dickie – que também esteve à frente do especial Dinheiro Sagrado –, a produção vai ao sul da Itália para conhecer os bunkers subterrâneos utilizados pelos mafiosos para evitar capturas e conversar com sacerdotes que se envolveram com o crime organizado, além de outras pessoas que arriscam suas vidas opondo-se à Máfia.

O especial aborda também o divórcio dramático que está em andamento entre a igreja e os criminosos, e que ganhou fôlego com a iniciativa do Papa Francisco, em 2014, de excomungar mafiosos. Porém, ainda hoje, em muitas partes da Itália, a relação entre eles se caracteriza mais pela colaboração e pelo compromisso, do que pelo confronto. Será que a jornada do papa Francisco contra a Máfia pode ser bem-sucedida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado