SescTV presta homenagem a Adélia Prado no dia em que ela completa 80 anos
O canal exibe o programa inédito "Sempre um Papo" com a poetisa, no dia 13/12, domingo, às 19h
No dia em que a poetisa, professora, filósofa e contista Adélia Prado completa 80 anos de idade, 13/12, domingo, o SescTV apresenta, às 19h, o programa Sempre Um Papo, com a escritora. Ainda não exibida na televisão, a atração apresenta Prado lendo trechos de seu livro Miserere e comentando temas que expõem sua fé e sensibilidade, como poesia, ansiedade, falta de tempo, amor, vida e morte.
Dirigido por Alfredo Miranda e apresentado pelo escritor, produtor cultural e empresário Afonso Borges, o programa traz conversas com escritores, e é uma parceria entre a Associação Sempre Um Papo - que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura, promovendo a difusão do livro e de seu autor - e a TV Câmara.
Considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil, Prado teve seu livro Miserere lançado em 2013. Ela esclarece que a natureza e o contexto da maioria dos 38 poemas que integram a obra funcionam como um pedido de misericórdia. A escritora avalia que a poesia é uma confirmação da esperança. "Eu acredito que nós temos uma salvação, nós temos uma saída para a humanidade, para o Brasil e pode ser através da arte".
Prado fala sobre o mal da vida contemporânea, que se tornou transparente por permear todas as pessoas, deixando-as ansiosas e sem tempo. "Nós estamos todos conectados e profundamente desinformados de nós mesmos e da outra pessoa".
A poetisa pondera ainda sobre a experiência de amar, mesmo quando não se é correspondido, sobre a imposição de limites como manifestação de amor, sobre o pensamento jovem x pensamento do velho, sobre a poesia e a arte como instâncias que podem mudar o mundo; sobre o sentido da vida e da morte, e sobre a sensibilidade que está presente em todas as pessoas, porém diferente em cada uma delas.
Comentários