Doc brasileiro que concorre no Festival Independente de Cinema de Toronto estreia com exclusividade no Globoplay

GLOBOPLAY
Com narração de Glória Pires, 'Mise en Scéne' traz depoimentos de artistas como 

Antônio Fagundes, Zezé Motta, Camila Pitanga, Dira Paes e Marco Nanini e estreia no dia 01 na plataforma

Através do processo criativo de diversos artistas, o documentário "Mise en Scène: a Artesania do Artista"  busca ressaltar a importância da arte, que é pensada a partir da obra do filósofo Rainer Maria Rilke. O filme, idealizado por Maytê Piragibe, Leandro Pagliaro e Manuh Fontes – que também assina a direção e roteiro –,  busca tratar a arte como modo fundamental da existência alcançando o que muitas vezes nos parece distante, assustador ou intocável  e pode ser definido como um manifesto pela arte, um documentário que retrata a melancolia das reflexões de um artista até a criação e o mergulho em seus personagens. 
 
 "A minha ideia no filme, foi a partir do processo criativo dos atores pensar sobre um tema maior: a importância da arte em nossas vidas. Acredito que independente da profissão, somos todos artistas por vocação", explica a diretora Manuh Fontes. 

Já para a atriz Camila Pitanga, que participa do doc, o mergulho nesse universo a fez compreender o quão importante é pensar sobre a vida, sobre a morte e sobre recomeços: "O que nos desperta a criar alguma coisa? No filme somos nós atores falando sobre isso, entendendo essa dimensão criativa, pois todo trabalho é um recomeço. Estou muito feliz de testemunhar o lançamento porque falar sobre a artesania do artista é falar sobre a artesania da criação que pode estar em todas as áreas", conta. 

Com estreia marcada para 01 de setembro, com exclusividade no Globoplay, o filme - que concorre como melhor documentário no Festival Independente de Cinema de Toronto e também será exibido no Festival Internacional Feminino de Cinema de Toronto - traz depoimentos dos atores Antônio Fagundes, Zezé Motta, Camila Pitanga, Dira Paes, Marco Nanini, Gabriel Leone, Cássia Kis, Maytê Piragibe, Bruno Fagundes, Gustavo Miranda, Lucas Oradovschi e Maurício Flórez, com narração de Glória Pires.

Temas como a infância, vida, criação, política e morte são pensados pelos atores do filme, que através de conversas e expressões artísticas nos fazem sentir a força da arte e as diversas sensações que ela pode provocar em cada um de nós. Esses momentos se entrelaçam com a figura misteriosa - representada por um personagem mascarado que se encontra desconectado de sua arte em um mundo solitário - e que, ao se reencontrar com memórias infantis, consegue resgatar a inocência e a pureza de uma criança que o faz retornar aos palcos teatrais.     

"O que é arte de atuar? De onde brota essa energia que instiga viver outras vidas? Onde é que a gente se encontra e se perde? Nem nós mesmos sabemos as respostas, mas todos nós temos em comum a paixão. Talvez a arte do ator seja de se jogar, de entrar em cena e abismar-se. Mise en Cène é composto por amantes dessa arte. O filme é cúmplice dos atores porque vai no íntimo e permite um mergulho deste instante onde há um desnudar-se. Mise en Scène é mais que uma celebração ao ator e à arte de atuar, é poesia", reflete a atriz Dira Paes. "Nesse filme temos a rara chance de nos aproximarmos, suavemente, dos processos e do infinito particular e singular que constitui cada ator e artista.", finaliza Gabriel Leone.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado