Museu do Amanhã anuncia programação para o Mês da Consciência Negra


Clementino Junior participa de cineconversa promovida pelo Museu do Amanhã sobre o seu filme, "Trem do Soul". (Créditos: divulgação)

O FILME TREM DO SOUL, DE CLEMENTINO JUNIOR, SERÁ EXIBIDO NO YOUTUBE DO MUSEU

LIVRO TORTO ARADO, DE ITAMAR VIEIRA JUNIOR, SERÁ DEBATIDO NO CLUBE DE LEITURA

O Museu do Amanhã, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), traz ao longo de todo o ano uma programação diversificada, que inclui temas, atividades e convidados que representam diversidade de gênero, raça e território. No Mês da Consciência Negra, o equipamento cultural reforça este compromisso através de edição especial do Evidências das Culturas Negras e também do Clube de Leitura.

O projeto Evidências das Culturas Negras promoverá no dia 19 de novembro, às 17h30, no canal do Museu do Amanhã no Youtube, uma sessão de cinema seguida de conversa. O filme escolhido é o documentário Trem do Soul, dirigido por Clementino Junior, que traça uma cartografia memorial e afetiva de um movimento jovem, preto e periférico que mexeu com corações, corpos, mentes e até com as fardas na década de 1970 na região metropolitana do Rio de Janeiro. Para debater sobre o documentário, estará presente o diretor do filme e cineasta Clementino Junior.

"É importante revelar momentos históricos em que pessoas pretas, a partir de uma auto afirmação de sua identidade, criaram um movimento espontâneo em um dos momentos mais depressivos do país", destaca Clementino Junior.

O premiado livro Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, é o escolhido para a edição do Clube de Leitura do Museu do Amanhã, que acontecerá no dia 20 de novembro, às 10h, pelo Zoom. O romance acompanha as irmãs Bibiana e Belonísia, que vivem nas profundezas do sertão e têm as vidas marcadas por um acidente de infância. As inscrições devem ser realizadas no site do Museu.

Serviço

Clube de Leitura: Torto Arado

Quando: 20/11, às 10h

Modalidade: virtual, pelo Zoom

Inscrições através do link

Evidências das Culturas Negras: Trem do Soul

Quando: 19/11, às 17h30

Modalidade: virtual, pelo Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado