SescTV exibe a série Guarany -- Histórias do Circo dos Pretos, destaque na programação de junho


 

Com direção de Mariana Gabriel, a produção será exibida no dia 3 de junho, às 19 h no canal, e integra a programação dos 13 aos 20 (Re)Existência do Povo Negro, que começou em 13 de maio e vai até 20 de novembro, apresentando conteúdos sobre personalidades negras.

 

Serão quatro episódios, cada um com espetáculos de Luta, Resistência, Alegria e Artes Circenses, retratando a trajetória de um circo teatro, entre 1948 e 1958, sob o comando da atriz Maria Eliza, o palhaço Xamego, sua família e sua plateia.

 

Cena da série "Guarany -- Histórias do Circo dos Pretos" | Crédito: Thyago Ribeiro

 

São Paulo, maio de 2022 - O SescTV apresenta Guarany -- Histórias do Circo dos Pretos na programação do mês de junho. Com produção da Di Ôio Produções, a série documental dirigida por Mariana Gabriel foi dividida em quatro episódios e conta as histórias do Circo Teatro Guarany, que durante uma década -- de 1948 a 1958 -- alegrou várias gerações pelas periferias de São Paulo, liderado por João Alves, e tendo como estrela maior o Palhaço Xamego. A exibição será toda sexta-feira, a partir do dia 3 de junho, às 19 horas, e os episódios também estarão disponíveis sob demanda no site do canal.

 

A série integra a programação dos 13 aos 20 (Re)Existência do Povo Negro, apresentando conteúdos sobre personalidades negras. A ação se refere aos marcos 13 de maio e o 20 de novembro, e tem como objetivo o fortalecimento e reconhecimento das lutas e conquistas, assim como as manifestações do povo negro, bem como o fomento à igualdade, contribuindo para uma sociedade livre do racismo e de outras formas de dominação.

 

Guarany -- Histórias do Circo dos Pretos apresenta, por meio de depoimentos, entrevistas e imagens, a história de João Alves da Silva, fundador do Circo Teatro Guarany. Ele foi um dos primeiros empresários negros no Brasil; era filho de ex-escravos e foi pai do Palhaço Xamego, interpretado pela artista Maria Eliza, conhecida como a primeira palhaça negra mulher de que se tem notícia.

 

No primeiro episódio, A Filha do Palhaço, a narrativa resgata, pela memória de Daise Gabriel, filha de Maria Eliza, as histórias do circo e visita os diferentes lugares de São Paulo por onde ele passou. Daise conta do sucesso que a mãe fazia com o público, especialmente com as mulheres, que até lhe enviavam presentes por acreditar que o palhaço era interpretado por um homem.

 

Clique Para Download
Cena da série "Guarany -- Histórias do Circo dos Pretos" | Crédito: Thyago Ribeiro

 

O capítulo retrata as memórias dos números circenses e o imaginário de antigas crianças que hoje são adultos; as transformações pelas quais as cidades passaram também fazem parte da narrativa. Lembranças que permaneceram nos corações estão presentes na condução feita por Mariana Gabriel, diretora do filme, filha de Daise e neta do Palhaço Xamego.

 

Em A Vida na Cidade, o segundo episódio da série, discutem-se as relações do circo com São Paulo e as mudanças ocorridas com o tempo -- como o aumento populacional, que teve um salto de 2,2 milhões de habitantes em 1950 para 12,3 milhões em 2020. O Circo Guarany viajava no bairro do Piqueri, no Moinho Velho, no Ipiranga, na Penha e em muitas periferias da cidade.

 

Nosso Circo é um Filme, na sequência, traz comentários de Daise Gabriel sobre a habilidade de Maria Eliza com a palhaçaria e a grandeza de seu palhaço Xamego a partir de relatos e recordações de outros personagens que tiveram contato com o célebre personagem.

 

O último episódio, As Pazes com Xamego, conta as histórias do Circo Teatro Guarany pela Cidade Dutra e Itaim Paulista, os anos finais do circo e o legado do Palhaço Xamego para sua família. Daise relata que, no tempo de seu avô, havia números com gatos, cachorros e elefantes adestrados, que se exibiam no picadeiro. E salienta a comunicação imediata entre Maria Eliza, as pessoas e os animais, "porque para ela, o mundo era como um picadeiro".
 

Clique Para Download
Cena da série "Guarany -- Histórias do Circo dos Pretos" | Crédito: Acervo da família do Palhaço Xamego

 

Serviço:

Guarany -- Histórias do Circo dos Pretos, no SescTV
Exibição no canal entre os dias 3 e 24 de junho, sextas-feiras, às 19 horas.

Disponível sob demanda no site
 

Episódios:
A filha do palhaço - (20 minutos) - 3 de junho
A vida na cidade - (20 minutos) - 10 de junho
Nosso circo é um filme - (21 minutos) - 17 de junho
As pazes com Xamego - (22 minutos) - 24 de junho

 

Dir.:Mariana Gabriel | Brasil | 2021 | Documentário | Livre

Dia 3 de junho, sexta-feira, às 19 horas. Grátis.

 

Reapresentações:

Domingos, 15h30
Terças, 11h30
Quartas, 0h30 e 18h
Sextas, 4h e 13h

 

Ficha técnica:

Direção: Mariana Gabriel

Produção, roteiro e pesquisa: Daise Gabriel e Roberto Salim Gabriel
Produtora: Di Ôio Produções
Realização: SescTV
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado