Em clima de Copa do Mundo, futebol brasileiro é tema da Mostra Cinema nas Quatro Linhas no Canal Brasil




A partir do dia 7 de novembro, serão exibidos oito filmes, entre eles a estreia do documentário "Os Donos da Casa", e a série "Seleção Brasileira - Paixão de Um Povo"

 

Pelé em cena do documentário "Pelé Eterno". Crédito: Divulgação.

 

Em preparação para a Copa do Mundo 2022, o Canal Brasil apresenta neste mês a Mostra Cinema nas Quatro Linhas, que conta com oito documentários e uma série que têm como tema o futebol brasileiro e suas grandes personalidades. Entre os dias 7 e 11 de novembro, a partir das 18h, serão exibidos os filmes "Isto É Pelé", "Pelé - Um Rei Desconhecido", "Mundialito", "Maracanã, O Filme", "Pelé Eterno", "Garrincha - Alegria do Povo", "1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil" e "Os Donos da Casa". A programação especial conta ainda com a série "Seleção Brasileira - Paixão de Um Povo", que será exibida entre 14 e 18 de novembro, às 18h.

 

O público terá a oportunidade de assistir ao documentário "Isto É Pelé", de 1974, com direção de Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto, na segunda, dia 7 de novembro. O longa narra a história de Edson Arantes do Nascimento, conhecido em todo o mundo como Pelé, desde o início de sua carreira no esporte, aos 17 anos. O craque conta sobre sua trajetória e relembra partidas e gols que marcaram sua carreira e o futebol brasileiro. Na sequência, o canal transmite "Mundialito", documentário de Sebástian Bednarik, que trata da dualidade entre o esporte e o poder, especificamente na Copa de Ouro, realizada no Uruguai, durante um período ditatorial.

 

Terça-feira, dia 8, também é dia de dose dupla. Primeiro, é a vez de "Pelé - Um Rei Desconhecido", uma coprodução do Canal Brasil dirigida por Ernesto Rodrigues, que apresenta um compilado de imagens inéditas ou quase nunca vistas do ídolo dentro e fora de campo. Em seguida, será exibido "Maracanã, O Filme", de Andrés Varela e Sebastián Bednarik, que reúne depoimentos sobre a Copa do Mundo de 1950, sediada no Brasil, que terminou com a vitória do time uruguaio.

 

Na quarta, dia 9, será apresentado o documentário "Pelé Eterno", com direção de Anibal Massaini Neto, que narra a vida do rei do futebol por meio de depoimentos de colegas, ex-jogadores e celebridades da época.

 

O público poderá conferir dois filmes na quinta-feira, dia 10. "Garrincha - Alegria do Povo", documentário de Joaquim Pedro de Andrade, apresenta cenas clássicas de Mané Garrincha, um dos principais jogadores brasileiros, em campo pela Seleção Brasileira e pelo Botafogo, além de imagens raras de seu cotidiano. Depois, é a vez de "1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil", do diretor José Carlos Asbeg, que relembra a primeira taça da Copa do Mundo de futebol conquistada pelo time brasileiro, com depoimentos de jogadores, dirigentes e jornalistas esportivos.

 

Para fechar a primeira semana da mostra, na sexta, dia 11, o canal apresenta a estreia do documentário "Os Donos da Casa", dirigido por Carla Dauden. O filme levanta a questão do impacto dos megaeventos nos países sede, e apresenta a história de quatro pessoas, em diferentes lugares do Brasil, que narram suas histórias com a Copa do Mundo de 2014.

 

A segunda semana da mostra exibe os dez episódios da série documental "Seleção Brasileira - Paixão de Um Povo", que percorre os grandes momentos que marcaram a história da Seleção Brasileira de futebol desde 1914 até 2014.


 

Canal Brasil - Mostra Cinema nas Quatro Linhas


 

"Isto É Pelé" (1974) (75')

Horário: Segunda, 7/11, às 18h

Direção: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto

Classificação: 10 anos

Sinopse: Documentário que narra a vida de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, contando sua carreira de 17 anos de futebol. Ao lado do gênio Pelé, são focalizadas as grandes conquistas do futebol brasileiro, com ênfase nas Copas do Mundo de 1958 e 1970.

 

"Mundialito" (2010) (72')

Horário: Segunda, 7/11, às 19h10

Direção: Sebástian Bednarik

Classificação: Livre

Sinopse: O documentarista Sebástian Bednarik investiga as relações entre poder e esporte na concepção da Copa de Ouro, realizada no Uruguai. A competição - transcorrida durante o período de ditadura e utilizada para fortalecer a imagem dos militares junto à população - reuniu os grandes campeões do mundo até então, numa celebração que acabou superando quaisquer conotações políticas a ela atribuídas.

 

"Pelé - Um Rei Desconhecido" (2017) (38')

Horário: Terça, 8/11, às 18h

Direção: Ernesto Rodrigues

Classificação: Livre

Sinopse: Coproduzido pelo Canal Brasil em parceria com a Bizum, o documentário de Ernesto Rodrigues traz imagens raras de acervos estrangeiros, preservadas ao longo dos anos, com registros valiosos do craque em ação dentro e fora de campo, filmados no Brasil, na Europa, nas Américas e até na Oceania.

 

"Maracanã, O Filme" (2014) (75')

Horário: Terça, 8/11, às 18h35

Direção: Andrés Varela e Sebastián Bednarik

Classificação: Livre

Sinopse: Após três anos de pesquisa, os uruguaios Andrés Varela e Sebastián Bednarik lançaram um filme com imagens inéditas remasterizadas e depoimentos dos protagonistas de uma das maiores glórias da Celeste Olímpica: o triunfo sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de 1950, realizada no país dos adversários. A produção é baseada no livro ``Maracanã, A História Secreta'', do escritor Atilio Garrido.

 

"Pelé Eterno" (2004) (120')

Horário: Quarta, 9/11, às 18h

Direção: Anibal Massaini Neto

Classificação: Livre

Sinopse: A vida do "rei do futebol" Pelé é mostrada através de depoimentos de ex-jogadores, amigos e celebridades importantes da época. Seguindo uma ordem cronológica, são exibidos vários de seus gols, principais jogadas e fatos que marcaram sua carreira.
 

"Garrincha - Alegria do Povo" (1962) (60')

Horário: Quinta, 10/11, às 18h

Direção: Joaquim Pedro de Andrade

Classificação: Livre

Sinopse: A vida e carreira de Garrincha, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos e, para muitos, "o maior". O documentário apresenta cenas clássicas do jogador em campo pela Seleção Brasileira de Futebol e pelo Botafogo.

 

"1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil" (2008) (84')

Horário: Quinta, 10/11, às 19h

Direção: José Carlos Asbeg

Classificação: Livre

Sinopse: Jornalista, roteirista e diretor de cinema, José Carlos Asbeg apresenta uma visão profunda sobre a Copa do Mundo de 1958, a primeira conquistada pela Seleção Brasileira. Asbeg revive aquele período e vai além de simplesmente mostrar a trajetória vitoriosa da equipe brasileira: apresenta depoimentos dos jogadores que tiveram a dolorosa -- e malsucedida -- tarefa de superar Pelé, Didi, Garrincha, Vavá e os demais craques que se tornariam lendas do futebol mundial. Longe das habituais narrativas ufanistas -- que retornaram com força após os apelos do ex-técnico Dunga na apresentação dos convocados para buscar mais um título mundial --, Asbeg não censura as opiniões dos ex-adversários da seleção. Mesmo quando elas buscam desconstruir a mitologia existente em torno do primeiro campeonato mundial brasileiro.

 

"Os Donos da Casa" (2021)

Horário: Sexta, 11/11, às 18h

Direção: Carla Dauden

Classificação: Livre

Sinopse: A Copa de 2014 passou pelo Brasil levantando poeira como bola em um campinho abandonado. Ela trouxe e levou com ela sonhos, ilusões, e também tristezas. "Os Donos da Casa" retrata esse ciclo com a perspectiva que só a passagem do tempo pode dar, e o faz a partir das histórias de quatro pessoas de diferentes lugares do país: brasileiros e brasileiras que vivenciaram o melhor e o pior de um evento que receberam com os braços abertos. O filme também levanta importantes questões sobre o impacto de megaeventos nos países sede.

 

"Seleção Brasileira - Paixão de Um Povo" (2014) (10 episódios)

Horário: Segunda a sexta, 14 a 18/11, às 18h

Classificação: Livre

Sinopse: A série "Seleção Brasileira -- Paixão de um Povo" percorre momentos históricos da nossa equipe masculina de futebol desde o nascimento, em 1914, até os dias de hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado