SMITHSONIAN CHANNEL™ PRODUZ DOCUMENTÁRIO SOBRE RESGATE DO “ELEFANTE MAIS SOLITÁRIO DO MUNDO”

 Produção conta com participação da atriz e cantora norte-americana Cher 

O Smithsonian Channel deu início à produção de um documentário exclusivo que acompanha a luta da atriz e cantora norte-americana Cher para salvar aquele que ficou conhecido como "o elefante mais solitário do mundo". Ainda com título provisório em inglês (CHER'S ELEPHANT AIRLIFT), o programa vai documentar toda uma jornada para libertar Kaavan, um elefante asiático que passou a maior parte de sua vida sozinho, em cativeiro, no Paquistão. Cher atua ao lado de um grupo de veterinários da organização pelo bem-estar animal Four Paws International, autoridades e proprietários de santuários para garantir que Kaavan seja libertado e transferido com segurança para seu novo lar: um refúgio de elefantes no Camboja. Toda a operação de resgate de Kaavan, incluindo seu transporte aéreo para o Camboja, será documentada pela produção. O programa tem estreia prevista no Smithsonian Channel para 2021.

 

"Fiquei sabendo da história de Kaavan por meio de pessoas que me seguem no twitter", conta  Cher. "Elas não paravam de dizer: 'Cher, você tem que fazer alguma coisa, você tem que dar um jeito nessa situação, precisa salvá-lo'. E eu ficava imaginando como poderia ajudar, como poderia salvar um elefante que passou 17 anos acorrentado e está a milhares de quilômetros de distância. Esse é o primeiro grande resgate realizado pela Free The Wild (organização internacional comandada por Cher) e estou muito orgulhosa. Estamos muito entusiasmados com a parceria com o Smithsonian Channel, que nos ajudará a dividir essa história com mais pessoas mundo afora", completou.

 

A situação de Kaavan ganhou atenção mundial em 2016, quando Cher lançou uma campanha nas redes sociais com o intuito de garantir melhores condições de vida para o elefante. Logo após seu nascimento, no Sri Lanka, em 1985, Kaavan foi enviado ao Paquistão, num gesto diplomático entre as duas nações. O animal viveu 35 anos no Zoológico Marghazar, em Islamabad, capital paquistanesa. Em 1990, Kaavan ganhou uma companheira: a elefante Saheli, trazida de Bangladesh. Mas desde a morte de Saheli, em 2012, Kaavan vivia sozinho, o que tornava sua situação extremamente difícil, já que os elefantes são animais muito sociáveis. 

 

Os quatro anos de campanha encabeçada por Cher – com direito, inclusive, a uma canção original que coloca em evidência a história de Kaavan – culminaram na decisão tomada em 21 de maio pela Suprema Corte do Paquistão: Kaavan seria, finalmente, levado a um santuário apropriado. Depois de tantos anos lutando pela liberdade do elefante, Cher, finalmente, conhecerá Kaavan de perto, no momento em que a equipe responsável por sua transferência se prepara para o transporte aéreo do animal. A iniciativa também é liderada pela organização de Cher, a Free the Wild, cuja missão é a melhoria das condições de vida de animais selvagens em cativeiro e, acima de tudo, proporcionar meios para quem sejam libertados e instalados em santuários ou em zoológicos bem equipados.

 

CHER'S ELEPHANT AIRLIFT (título provisório) vai acompanhar toda a emoção da campanha encampada por Cher, uma estrela que mostra sua força e imensa motivação para ajudar o elefante mais solitário do mundo. O programa também exibirá o grande desafio de transportar uma criatura que pesa quase cinco mil quilos até o destino que lhe dará uma nova vida. Para Cher e seus parceiros de empreitada – Mark Cowne, Gine Nelthorpe Cowne e Jennifer Ruiz –, trata-se de algo muito maior do que salvar um elefante. Eles esperam que a história de Kaavan sirva de inspiração para outras iniciativas que identifiquem e solucionem casos de maus tratos animais mundo afora.

 

O documentário é produzido pela Nutshell TV Ltd. e Two Wise Monkeys Entertainment para o Smithsonian Channel e Terra Mater Factual Studios. Mike Kemp atua como produtor executivo pela Nutshell TV Ltd., enquanto Phil Fairclough e Sabine Holzer desempenham a mesma função pela Two Wise Monkeys Entertainment e pela Terra Mater Factual Studios, respectivamente. Tria Thalman, Charles Poe e David Royle respondem pela produção executiva por parte do Smithsonian Channel. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado