“Linha de Combate” mostra operações do Exército no resgate ao povo Yanomami


João Paulo Vergueiro acompanhou a rotina de médicos, enfermeiros e profissionais da Força Nacional do SUS

O apresentador João Paulo Vergueiro ajuda a levar criança ao helicóptero.

Crédito das fotos: Duda Amorosino/Band

Linha de Combate desta quinta-feira (16) vai até Roraima para acompanhar, ao longo de uma semana, as operações do quarto pelotão especial de fronteira do Exército brasileiro no resgate e atendimento ao povo Yanomami. "Acredito que tenha sido a reportagem mais difícil da minha vida. Ver as pessoas sofrendo, morrendo de fome e com desnutrição severa foi, sem nenhuma dúvida, a cobertura mais desafiadora que já fiz na minha carreira. As imagens seguem me assombrando até hoje", relata o apresentador João Paulo Vergueiro.

 

Em um intervalo de 10 minutos, o helicóptero da Secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI) pousa três vezes levando e trazendo pacientes. Cada minuto é fundamental para salvar as vidas.

 
 

Quando a equipe do programa chegou ao hospital de Surucucu, a expectativa era de que o número de pacientes fosse bem menor. O local tem capacidade para atender 30 pessoas, mas recebe hoje cerca de 120 indígenas e registra uma média de cinco remoções todos os dias. São pacientes que sofrem de malária, desidratação e de doenças associadas à fome. Médicos, enfermeiros e profissionais da Força Nacional do SUS não param em meio às condições precárias. "Quando entrei no local, um idoso já estava sendo medicado com soro e, na hora que eu o observo, noto só os ossos cobertos por pele. Precisei sentar em uma mureta e respirar. Parecia que eu tinha tomado um soco no estômago. Depois disso, não consegui mais entrar no ambulatório principal. A situação é desoladora. Todos ali possuem malária e desnutrição severa", conta o jornalista.

 

João Paulo presencia ainda o momento em que os médicos vão a pé com os pacientes até a aeronave. Para auxiliar no salvamento, ele recebe uma criança das mãos da mãe que, doente, não consegue caminhar mais rápido. "Além de lutarem pela sobrevivência, as mães ainda são separadas dos filhos em uma tentativa de salvá-los. É algo perturbador e chocante", finaliza.

 

Linha de Combate vai ao ar nesta quinta-feira (16), às 23h, logo após a novela Valor da Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado