TV CULTURA ESTREIA DOCUMENTÁRIO SOBRE MACUNAÍMA NESTE DOMINGO (19/2)

Divulgação TV Cultura






 


 

PRODUÇÃO FAZ RESGATE HISTÓRICO E CULTURAL DO PERSONAGEM, A PARTIR DAS 22H

 

Neste domingo (19/2), estreia na TV Cultura o documentário "Por onde anda Makunaíma?". A partir das 22h, a produção faz um resgate histórico e cultural daquele que é o personagem ficcional mais identificado com um certo jeito de ser brasileiro.
 

Com depoimentos em português, alemão, espanhol, macuxi e taurepang, o filme retorna a esse personagem que já nasce múltiplo e segue contemporâneo. A obra é uma produção da Platô Filmes com coprodução da Boulevard Filmes.
 

Quem é Makunaíma?
 

Mito de origem de etnias da tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, registrado em livro pela primeira vez no início do ano de 1910, pelo etnólogo alemão Koch-Grünberg. É ele quem faz a ponte entre o extremo norte da América do Sul com o Brasil não-indígena, por meio de Mário de Andrade, célebre autor da rapsódia Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de 1926.
 

Em 1969, Joaquim Pedro de Andrade lança a sua versão dessa história, o filme mais censurado do Cinema Novo. Em 1978, Antunes Filho leva Macunaíma para o teatro. Em 1983, Macunaíma volta para o cinema como Exu-Piá, de Paulo Veríssimo, filme selecionado para o Festival de Berlim em 1985, mas não exibido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado