Autores de “Histórias de São Paulo” participam de bate papo nesta sexta (26) na Livraria Ponta de Lança


 

Caixa lançada pela Edusp traz novas pesquisas sobre a formação da capital paulista
 


A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) promove às 19 horas desta sexta-feira (26) um bate papo com organizadores da caixa "Histórias de São Paulo: Construções e Desconstruções", de Fernanda Sposito, Fernando Victor Aguiar Ribeiro, Joana Monteleone e Vilma Peres Costa. O evento será na Livraria Ponta de Lança (Rua Aureliano Coutinho, 26, Santa Cecília, na Capital Paulista).

 

São três volumes que somam 792 páginas de análises sobre a cidade em diversas espacialidades e temporalidades, desde a vila colonial até se transformar em metrópole. Os três livros são resultado de debates feitos na Unifesp em 2018 e englobam múltiplos temas e objetos de análise.

O primeiro volume foca nos papéis que as populações indígenas tiveram na formação da história do Estado, nos conflitos com colonizadores, a luta dos escravizados pela alforria e as disputas entre grupos de elite que formaram a vila colonial.

 

O segundo volume busca mostrar a complexidade da história regional para além da mitologia bandeirante, com pesquisas recentes e novas abordagens sobre o período entre o século 19 e o início do século 20. Assim, são objeto de análise a urbanização da cidade, com a formação de bairros residenciais e a instalação de trilhos, que trazem mobilidade e separam espaços sociais.

 

No terceiro volume, as pesquisas se debruçam sobre o período republicano da capital paulista, que envolve questões como imigração, problemas pelo rápido avanço das edificações, a construção do Parque do Ibirapuera e de bairros como o Bixiga.

 

SERVIÇO

Bate papo com organizadores de "Histórias de São Paulo: Construções e Desconstruções"

Quando: Sexta-feira, 26 de maio

Horário: a partir das 19 horas

Local: Livraria Ponta de Lança

Endereço: Rua Aureliano Coutinho, 26, Santa Cecília, na Capital Paulista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado