GloboNews exibe neste domingo documentário ‘Biocêntricos’, inédito na TV

GLOBONEWS

Longa reúne histórias de nove personagens que tiveram as vidas transformadas por inovações inspiradas na natureza

Como você reinventaria uma parte do seu mundo tendo a natureza como modelo? Em 'Biocêntricos', que será exibido na faixa de documentários da GloboNews, neste domingo, dia 28, às 23h, essa e outras provocações são respondidas pelo olhar da bióloga americana Janine Benyus, criadora da biomimética (imitação da vida). A partir da conexão de pessoas que colocam a vida no centro de suas escolhas, a bióloga propõe inovações tecnológicas e sociais inspiradas na experiência de bilhões de anos da Terra. De Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim, 'Biocêntricos' acompanha sete projetos de múltiplas áreas do engenho humano, em que a biomimética é a grande estratégia de inovação. É a primeira investigação audiovisual brasileira sobre a relação entre a ciência de alta tecnologia do século XXI e a natureza selvagem. 
     
'Biocêntricos' é uma produção da Aiuê em parceria com a Globonews e Globo Filmes. Com filmagens no Brasil, nos EUA, no Japão e na Costa Rica, o longa documental acompanha a rotina de nove personagens em seus campos de atuação e mostra como a bióloga e ativista Janine Benyus influencia a obra deles com a criação da Biomimética. Narrado pela própria Janine, o público conhece as motivações e teorias científicas por trás do pensamento dos biomimeticistas, como são chamados os inventores adeptos desta ciência. 
 
Entre as histórias contadas na tela, estão a dos designers Bruno e Pedro Rutman, que desenvolveram uma forma revolucionária de reflorestamento, a de Benki Piyãko, líder indígena e agente agroflorestal que viaja o mundo promovendo o intercâmbio entre os conhecimentos ancestrais e a ciência moderna e a do engenheiro e observador de pássaros Eiji Nakatsu, que redesenhou o trem bala japonês, reduzindo em 15% o consumo de energia, ao imitar a eficiência de um pássaro, o martim pescador, entre outros seres vivos. Outro personagem marcante é o carioca Fred Gelli, um dos designers mais requisitados do mundo por seu trabalho com marcas e embalagens, e seu discurso que busca extinguir o rótulo de "consumidor" dos seres humanos. 
 
O documentário 'Biocêntricos' será exibido neste domingo, dia 28, às 23h, na GloboNews. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

2024