MARCELO RUBENS PAIVA É O CONVIDADO DO ALMA BRASILEIRA DA RÁDIO CULTURA FM

Reprodução Instagram @marcelorubenspaiva




 

ESCRITOR FALA DE MÚSICA, DISCOS, LIVROS E HISTÓRIA NESTE DOMINGO (28/5)



Marcelo Rubens Paiva é o convidado do Alma Brasileira, da Rádio Cultura FM (103,3), no próximo domingo (28/5). No programa, o escritor, dramaturgo e jornalista fala sobre a infância musical, os livros Feliz Ano Velho e Ainda Estou Aqui, que narram a trajetória em busca da verdade de como seu pai, o deputado Rubens Paiva, foi preso e morto durante a ditadura militar. Ele conta também como é ser escritor e comenta novos projetos. A apresentação é do pianista Marcelo Bratke, a partir das 11h.
 

Nesse bate papo, Rubens Paiva comenta sobre seu contato com a música clássica e com o jazz, logo na infância: "Na minha casa não tinha televisão na sala, era livros e discos. E tinha coleções de discos de jazz, discos de música clássica... minha mãe tocava violino, era de uma época em que as mulheres aprendiam a tocar instrumentos."
 

Poucas pessoas sabem, mas Marcelo estudou violão clássico e conta: "Fui estudar violão clássico no Conservatório Magda Tagliaferro, que ficava há duas quadras da minha casa, e acabei me dedicando muito ao violão clássico, chegando a tocar Villa-Lobos, Astor Piazzolla, aquelas bem difíceis."
 

Rubens Paiva também fala sobre sua trajetória de escritor: "Fundamentalmente você tem que pensar no que você quer dizer. Essa é a grande questão, porque às vezes a gente começa um livro e você está meio perdido... você fala 'O que eu estou querendo com esse livro?' (...) Todos os livros tem isso, desde James Joyce, Tostói, Dostoiévsky, todos tem uma... não vou dizer uma mensagem subliminar, mas uma... uma entrelinha do que a estória realmente conta."
 

Perguntado pelo apresentador Marcelo Bratke sobre uma música que representa o DNA da música brasileira, Marcelo responde: "Assim que li sua pergunta, eu pensei em Cartola, não sei porque... Pra mim é a grande tradução dessa sofisticação entre o afro e o europeu. Mas eu vou escolher uma música do Nelson Cavaquinho – o Sol há de brilhar mais uma vez (Juízo Final) – que traduz muito esse espírito brasileiro que está sempre esperando que o mal seja vencido para a gente ser feliz."



Sobre Marcelo Rubens Paiva
 

É escritor, dramaturgo e jornalista. Formou-se em rádio e TV pela Universidade de São Paulo (USP) e em teoria literária pela Universidade Estadual de Campinas. Escreveu mais de 15 livros, entre eles Feliz Ano Velho, Blecaute, Bala na agulha e Ainda Estou Aqui. Escreveu também peças para teatro e roteiros para cinema e televisão. Apresentou programas nas TVs Cultura e Gazeta. E é colunista do jornal "O Estado de São Paulo".
 

Sobre Marcelo Bratke

É pianista e apresentador de Rádio e TV. Fez sua estreia na Europa no Festival de Salzburg em 1988 e desde então vem se apresentando regularmente em salas de concerto no Brasil e no exterior como a Sala São Paulo, o Wigmore Hall em Londres, o Suntory Hall em Tóquio, o Kozerthaus Berlin e o Carnegie Hall em Nova York, entre outras. Marcelo Bratke apresenta o programa "Alma Brasileira – o DNA da nossa música", na Cultura FM.



Alma Brasileira – o DNA da nossa música

Entrevista exclusiva com o escritor Marcelo Rubens Paiva

Apresentação: Marcelo Bratke

Domingo, 28 de maio às 11 horas

Cultura FM - 103,3

Ouça também pelo aplicativo Cultura Play ou, ainda, pelo site 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado