‘SP2’ e ‘RJ2’ estreiam novas séries nesta segunda-feira

TV GLOBO


Em São Paulo, série 'Trampo Jovem' fala sobre o primeiro emprego. No Rio de Janeiro, jornal local aborda os problemas da política habitacional da cidade na série 'Ocupações'.
O desemprego é um problema social que afeta grande parte da população brasileira. No primeiro trimestre deste ano, a taxa de desocupação atingiu 8,5% dos trabalhadores de São Paulo. Entre os jovens de 18 a 24 anos, foi quase o dobro: 15,9%. Nesta segunda-feira, dia 22, o 'SP2' estreia uma nova temporada da série 'Trampo', desta vez voltada para o público mais novo. Conduzida pelos repórteres Indiana Campos, Gabriela Dias e Philipe Guedes, 'Trampo Jovem' trará dicas, sugestões, orientações e exemplos de como entrar no mercado de trabalho. Durante cinco semanas, as reportagens que serão exibidas sempre às segundas-feiras, vão abordar temas como o programa Jovem Aprendiz, capacitação e profissionalização, habilidades socioemocionais e os empregos do futuro com um olhar especial para a tecnologia.
 
"Muitos jovens não sabem que podem dar os primeiros passos numa carreira e adquirir uma renda antes mesmo de entrarem na faculdade. São essas possibilidades que vamos mostrar nas reportagens. Queremos despertar o interesse dos jovens, principalmente os de baixa renda, e mostrar que é possível ir além, construir uma carreira, sonhar, almejar algo grande.  Vamos indicar caminhos, que são mais simples do que podem parecer, como algumas iniciativas gratuitas, projetos sociais. Tem muita entidade trabalhando para ampliar a empregabilidade jovem e a qualificação", ressalta a repórter Indianara.
 
Além das reportagens, o especialista em empregabilidade jovem Rodrigo Dib estará no estúdio tirando dúvidas dos telespectadores, que poderão enviar perguntas através da #sp2 ou para o número de whatsapp do jornal (11 94104 2222).
 
Já o 'RJ2' estreia também nesta segunda-feira, dia 22, a série de reportagens 'Ocupações', que vai falar sobre os desafios habitacionais da cidade do Rio de Janeiro e o que leva as pessoas a irem para as ruas. Em quatro episódios, que serão exibidos em sequência, os repórteres Chico Regueira e Raphael Nascimento mostram a vida dentro das ocupações de prédios abandonados no centro do Rio. Sem as condições mínimas de sobrevivência, famílias inteiras dividem pequenos espaços em lugares que não têm estrutura de moradia.  São pessoas que já tiveram casa, mas foram expulsas por traficantes e milicianos. Outras foram contempladas pelo programa "Minha Casa, Minha Vida", mas têm que viver nessas ocupações porque trabalham no centro e, com o pouco que ganham, não teriam como pagar transporte de ida e volta todos os dias.
 
Há ainda famílias que perderam empregos durante a pandemia de Covid-19, foram morar nas ruas, e ainda não conseguiram se recuperar. Chico Regueira se surpreendeu com a organização social nesses lugares. "Um conjunto de ocupações onde vivem vendedores ambulantes de bebidas se organizou em uma cooperativa econômica para comprar produtos mais baratos", conta Chico.
 
O 'SP2' e o 'RJ2' vão ao ar localmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente, logo após a novela 'Amor Perfeito'.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

2024