Nos dias 9, 16 e 23 de junho, Canal Brasil exibe Mostra Carlos Reichenbach



 

Carlos Reichenbach. Divulgação.


Em junho de 2022, completam-se 10 anos que o Brasil perdeu um dos seus grandes cineastas: Carlos Reichenbach. Natural de Porto Alegre, Carlos Oscar Reichenbach Filho atuou em diversas frentes dentro do universo audiovisual: como roteirista, diretor de cinema e fotografia, professor, fotógrafo, crítico, ator e ensaísta. Ele também se destacou como um dos principais diretores da época da "Boca do Lixo", em São Paulo, que teve foco de produção a região central da cidade.
 

Em homenagem à sua memória e trajetória brilhante, o Canal Brasil abre espaço em sua programação ao longo deste mês para a exibição de sessões duplas de seis longas-metragens do cineasta. A mostra especial será exibida nos dias 9, 16 e 23, sempre à 0h30, e começa com a exibição de dois clássicos do cinema nacional: "Falsa Loura" (2007) e "Bens Confiscados" (2004). Na semana seguinte, no dia 16, será a vez de "Dois Córregos" (1999) e "Garotas do ABC" (2003). Por fim, na última semana de exibição do especial (23) vão ao ar os longas "A Ilha dos Prazeres Proibidos" (1979) e "Alma Corsária" (1993).
 

Confira abaixo a programação completa:

 

Mostra Carlos Reichenbach

 

Início no dia 9 de junho, à 0h30, com dois filmes sendo exibidos em sequência.

 

Falsa Loura (2007) (103´)

Classificação: 16 anos 

Sinopse: Silmara (Rosanne Mulholland) é uma bela operária que sustenta seu pai, Antero (João Bourbonnais), um ex-presidiário que foi deformado pelo fogo. Ela tenta a todo custo manter um relacionamento amigável com ele e com seu irmão caçula, Tê (Léo Aquilla), ao mesmo tempo em que mantém um relacionamento ambíguo com a professora de dança Regina (Luciana Brites). Na fábrica em que trabalha Silmara é incentivada a ajudar Briducha (Djin Sganzerla), uma mulher tímida e solitária. As duas e Regina vão ao show do grupo Bruno e os Andrés, onde Silmara conhece e se envolve com Bruno de André (Cauã Reymond), ídolo da banda. Logo Silmara se torna o sonho de suas amigas, por representar a chance de uma rápida ascensão social.

 

Bens Confiscados (2005) (109´)

Classificação: 16 anos 

Sinopse: Um senador corrupto é exposto pela esposa que ele traiu, desencadeando uma série de eventos que resultam nele ordenando o sequestro de seu filho ilegítimo. Para cuidar do garoto em seu cativeiro secreto, o poderoso e influente homem contrata uma enfermeira, que passa a ter uma relação de mãe e filho com o prisioneiro.

 

16 de junho, à 0h30

 

Dois Córregos (1999) (112´)

Classificação: 14 anos 

Sinopse: Em meio à repressão imposta pela ditadura militar vivem Ana Paula (Vanessa Goulart) e Lydia (Luciana Brasil), duas adolescentes burguesas e inexperientes que passam uma temporada em uma fazenda. Lá elas conhecem Tereza (Ingra Liberato) e convivem por um fim de semana prolongado com o tio de uma delas, Hermes (Carlos Alberto Riccelli), um homem misterioso que está clandestino no país.

 

Garotas do ABC (2003) (130´)

Classificação: 16 anos 

Sinopse: Aurélia (Michelle Valle) é uma jovem tecelã negra, que trabalha em uma indústria têxtil recém-saída da concordata e é fã do astro Arnold Schwarzenegger. Ao seu redor se desenvolvem os três eixos narrativos do filme: a família de Aurélia - pai, mãe, irmão, tia e sobrinha - mais colegas do clube operário e da tecelagem e o bando racista que acompanha o seu namorado fascista.

 

23 de junho, à 0h30

 

A Ilha dos Prazeres Proibidos (1979) (96´)

Classificação: 18 anos 

Sinopse: Ana Medeiros é uma falsa jornalista, que foi contratada por um órgão de extrema direita. Usando como pretexto fazer uma reportagem com pessoas que têm a cabeça a prêmio, ela ruma para uma ilha paradisíaca, que é uma espécie de reduto da liberação sexual. Sua missão é eliminar dois pensadores considerados subversivos que estão lá.

 

Alma Corsária (1993) (114´)

Classificação: 16 anos 

Sinopse: Rivaldo Torres (Bertrand Duarte) e Teodoro Xavier (Jandir Ferrari), amigos de infância, lançam o livro "Sentimento Ocidental". Os poetas convidam pessoas dos mais variados estilos para o evento. Entre eles está um suicida em potencial (Abrahão Farc), salvo por Torres no Viaduto do Chá. Ao mesmo tempo em que a festa avança, Torres e Xavier relembram como iniciou a amizade entre eles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado