SescTV exibe coletânea Imagens de Refúgio na programação de junho

 

Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, lembrado em 20 de junho, a programação reúne obras dirigidas por Sonia Guggisberg, dedicadas à conscientização sobre a situação dos refugiados no mundo.


 

Cena do filme "Sem Rosto" | Crédito: Divulgação


 

São Paulo, junho de 2022 - De 11 a 16 de junho, o SescTV apresenta a coletânea Imagens do Refúgio, em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, lembrado em 20 de junho. A programação reúne um longa-metragem documental, curtas e videoartes dedicados à conscientização sobre a situação dos emigrados no mundo; as obras também estarão disponíveis sob demanda no site do canal.


 

Serão exibidos o documentário Sem Rosto, os curtas e videoartes MindscapeLinha, Peças do Jogo e Ground Red, todos com direção de Sonia Guggisberg e produção da Ecos Produções. As obras dialogam com questões relacionadas ao refúgio e à desterritorialidade, a partir de centros de acolhimento, na ilha de Lampedusa (Itália), em Malta e na Grécia.


 

Em Sem Rosto, relatos de pessoas provenientes de vários países são reunidos a imagens da onda de migrações à Europa no período entre 2014 e 2018. O filme traz captações de cinco anos de viagens em embarcações precárias, para Itália, Malta e Grécia, e depoimentos sobre abandono, situações degradantes, desesperança, preconceito, sonhos e a situação de crianças, jovens, adultos e velhos nos campos de refugiados onde vivem uma espera interminável.


 

Cena do curta "Linha" | Crédito: Divulgação


 

Já na videoarte Mindscape são retratados discursos políticos mesclados a cenas urbanas, como portas giratórias, trens subterrâneos, pessoas que transitam e gente que ouve os discursos e observa os gestos dos oradores. O objetivo é mostrar a realidade de uma produção artística documental, considerando a necessidade de interrogar o silêncio que fala e ao mesmo tempo esconde partes da questão.


 

No premiado documentário Linha, selecionado no Lift-Off Global Network, Social Word Film Festival, Lisbon Film RendezVous e premiado no London Greek Film Festival, são poeticamente intercaladas imagens de crianças refugiadas e peixes que disputam o pão, e um homem que tenta pescar com uma gaiola artesanal feita no campo de acolhimento. Como trilha sonora, música instrumental grega.


 

Um jogo de xadrez com as peças se movendo e ondulando num mar, um castelo antigo numa ilha grega, rastros de refúgio e crianças desterradas são retratados no videoarte Peças do Jogo. Ele apresenta uma metáfora sobre origens e destinos, mostrando detalhes do resgate, em 2018, de um barco repleto de crianças e passagens dos expatriados no campo de acolhimento do vilarejo de Skala Skamina, na ilha de Lesbos (Grécia).


 

Por fim, no também videoarte Ground Red, uma mulher interagindo com movimentos e sons intermitentes e repetitivos, e com a cor vermelha é retratada com uma alegoria sobre a condição de refugiados e a clausura durante a pandemia da Covid-19.



 

Serviço:

Imagens do Refúgio, no SescTV
Exibição no canal entre os dias 11 e 16 de junho

Disponível sob demanda no site

 

Episódios:
Sem Rosto - (1h e 15 minutos) - 11 de junho - 22h00
Mindscape - (9 minutos) - 11 de junho - 23h20
Linha - (5 minutos) - 16 de junho - a partir das 22h00
Peças do Jogo - (5 minutos) - 16 de junho - a partir das 22h07
Ground Red - (6 minutos) - 16 de junho - 22h13
Mindscape - (9 minutos) - 16 de junho - a partir das 22h20


 

Direção: Sonia Guggisberg | longa-metragem documental, curtas e videoartes | Livre

Dia 11 de junho, a partir das 22h00. Grátis.

 

Ficha técnica:

Direção: Sonia Guggisberg

Produtora: Ecos Produções
Realização: SescTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado