TV CULTURA LANÇA CIENTISTAS, SÉRIE QUE MOSTRA OS BASTIDORES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA FEITA PELO INSTITUTO BUTANTAN

Divulgação TV Cultura




  



 
 

COM ESTREIA NO DIA 28 DE JULHO, ÀS 19H30, OS EPISÓDIOS MOSTRAM OS DIVERSOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA PESQUISA E DEMAIS ETAPAS


Num momento em que a ciência tem demonstrado, mais uma vez, sua importância e potencial de salvar vidas, a TV Cultura - em parceria com a Prosperidade Content - lança uma série documental de quatro episódios focada no trabalho incansável de pessoas que dedicam-se diariamente na busca de novas tecnologias e inovações no campo da saúde pública. São pesquisas com resultados inéditos, novas tecnologias com impacto direto na vida da população e laboratórios com nível de segurança biológica máximo. Estreia no dia 28 de julho, às 19h30.

 

Nessa primeira temporada, a série volta-se para o Instituto Butantan, o maior centro de produção de soros e vacinas da América Latina (75% das vacinas distribuídas pelo Programa Nacional de Imunização são produzidas pelo Butantan e Fiocruz) e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil.

 

Com depoimentos de profissionais que trabalham no Butantan (como Fan Hui Wen, médica e gerente da produção do núcleo de soro; Carlos Alberto Jared, biólogo e pesquisador científico; Paulo Lee Ho, pesquisador do núcleo de vacinas bacterianas, entre outros), de médicos e infectologistas ligados a outras instituições científicas, cenas da captura de animais em campo (como cobras e sapos) e imagens de arquivo apresenta-se o nascimento, fortalecimento e reconhecimento do Instituto. 

 

A trajetória desse centro, referenciado pelo seu trabalho de pesquisa e qualidade, está intimamente ligado à questão da saúde pública no país. Como conta o biólogo Paulo Lee Ho, no segundo episódio (Dos soros às vacinas), a criação do Butantan aconteceu no momento em que a peste bubônica estava deflagrada em Santos, entre os últimos anos do século 19 e início do 20. Era desse porto que se escoava a produção de café para o mundo e também era o local de chegada dos imigrantes. A doença, transmitida pela pulga do rato, estava matando muita gente e medidas de quarentena a navios vindos de alguns países europeus foram adotadas na ocasião, sob protestos.

 

Curiosa e tragicamente, vivemos momentos que se assemelham há mais de dois anos. A Covid-19 espalhou-se pelos cinco continentes e instalou uma pandemia. Diversos países passaram a se dedicar à pesquisa e produção de uma vacina para o enfrentamento à doença; o Butantan, inclusive. A Coronavac foi a primeira vacina contra a Covid-19 a ser aplicada no Brasil, em janeiro de 2021: foi desenvolvida pelo IB, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e teve um papel crucial na imunização dos brasileiros. 

 

Graças à equipe técnica do Butantan e à estruturação das plantas produtivas (entre os anos 80 e 90), não somente esta vacina pode ser produzida, mas também outras de fundamental importância para a sociedade, como a da Influenza, além dos soros – em larga escala e autossuficiência.

 

A Dra. Fan Hui Wen menciona a "produção sistemática e permanente" do IB e fala de serviços prestados à saúde pública "de um modo incontestável". A Dra. Natalia Pasternak, Phd em microbiologia, fala do "papel importantíssimo" que cumpre. A Dra. Luana Araujo, infectologista e consultora em saúde pública global, fala de uma "história de respeito e admiração". A Dra. Rosana Richtman, médica infectologista, menciona "afeto, orgulho e confiança" pela trajetória secular do Butantan. 

 

Em Cientistas, também tem voz quem está no campo. No primeiro episódio, temos o biólogo e pesquisador Bruno Rocha da Silva e equipe em busca por cobras, numa fazenda em Ubatuba. Ele menciona a enorme biodiversidade da Mata Atlântica e seus principais instrumentos de trabalho: lanterna e pilhas recarregáveis. No episódio seguinte, é o biólogo Carlos Alberto Jared que conduz a narrativa e destaca a importância de um "cientista experimental ter conceitos evolutivos" para o entendimento (e encantamento) do processo adaptativos dos animais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Formula E

GloboNews promove Festival #ConverseComOutrasIdeias