Documentário homenageia os 100 anos do rádio no Brasil

GLOBONEWS

Com participação de Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Dóris Monteiro, longa será exibido na GloboNews neste domingo, dia 18

Há 100 anos, desde as comemorações do centenário da Independência do Brasil, o rádio faz parte das nossas vidas informando, divertindo e emocionando. Em homenagem a este veículo que transformou a vida de tantas pessoas, a GloboNews exibe um documentário inédito, coprodução com o Globoplay e a rádio Globo, no próximo domingo, dia 18, às 23h. Com direção do jornalista e cineasta Kleyton Cintra, o  longa "100 anos de Rádio no Brasil" mostra a trajetória desse importante meio de comunicação no país e traz depoimentos de artistas como Fernanda Montenegro, Dóris Monteiro, Gilberto Gil e Maria Bethânia, que contam como ele foi fundamental para impulsionar as suas carreiras.   
 
Fernanda Montenegro lembra a época das radionovelas e as suas primeiras experiências como atriz. Já Gil ressalta o efeito multiplicador do rádio. Bethânia e Doris falam das músicas que escutavam e como isso as incentivou a seguirem a carreira de cantoras. "Durante a entrevista com esses artistas, eu percebia a gratidão deles ao falar do rádio, o amor que eles têm pelo rádio. A existência deles é graças ao rádio. Eu percebia os olhinhos de cada um brilhando ao contar suas histórias, suas experiências. O rádio merece essa grande homenagem. É o precursor de tudo isso. A televisão existe por causa do rádio. E ele se transformou. Hoje, temos o rádio no podcast, nos aplicativos, na televisão. Ele está em tudo", destaca Kleyton Cintra. 
 
O documentário também relembra as transmissões esportivas no rádio e os grandes narradores do passado e do presente. Edson Mauro, José Carlos Araújo e Washington Rodrigues explicam a relação histórica entre o rádio, o esporte e o jornalismo em geral. A produção ouviu ainda historiadores e pesquisadores sobre as curiosidades da chegada do rádio no país. 
 
O documentário "100 anos de Rádio no Brasil" vai ao ar neste domingo, dia 18, às 23h, na GloboNews. Também ficará disponível no Globoplay. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado