"OriginárioSC” é tema de série especial no Jornal do Almoço da NSC TV

Ângela Bastos e equipe percorreu regiões de SC para contar a história e legado dos povos indígenas 

Florianópolis, 12 de dezembro 2022

O território catarinense conta com cerca de 17 mil indígenas. As etnias Guarani, Kaingang e Xokleng ocupam 82 mil hectares, equivalente a 0,8% de Santa Catarina. A repórter Ângela Bastos e os cinegrafistas Josué Betim e Jean Mazzonetto, por terra e de barco, embarcaram na história desses povos e visitam as regiões Oeste, Litoral e Vale do Itajaí do Estado. A série especial "OriginárioSC" ganha espaço nesta semana no Jornal do Almoço na NSC TV.  


O conteúdo especial integra a produção multimídia já publicado no NSC Total e nos jornais impressos da NSC. A ideia de reverberar as histórias dos originários de SC começou em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia. A produção da reportagem levou cerca de oito meses, percorrendo estradas e viagens de barco. Os bastidores estão descritos pela jornalista Ângela Bastos no Diário de Bordo, publicado no Youtube do NSC Total. 


- Foi um grande aprendizado estarmos entre os povos originários de nosso Estado. Vimos lutas e muita resistência. Chamou a atenção o grande número de Indígenas nas universidades e o uso das tecnologias, porém, sem a perda da essência de cada etnia - diz Ângela. 


Durante a reportagem, a equipe localizou Rondon Xetá, um dos cinco sobreviventes da etnia Xetá e que foi praticamente dizimada no vizinho Paraná. Para conversar com Rondon Xetá, a NSC foi até a terra Indígena Xapecozinho, entre Ipuaçu e Entre Rios, no Oeste. Os quatro episódios mostram as tradições, rituais com as benzedeiras, jovens que acessaram a universidade por meio da Lei de Cotas, professores, lideranças políticas.  


Assista "OriginárioSC" no Jornal do Almoço da NSC TV, de 12 a 15 de dezembro, a partir das 11h45, ou reveja no Globoplay.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado