Globo renova investimentos em podcasts, lança novos títulos e amplia distribuição em redes sociais e plataformas de vídeo

GLOBO

 - Entrada em novas plataformas marca evolução de modelo de negócios no mercado de podcasts
 
- Anúncio inclui grandes lançamentos no catálogo para 2023; entre os destaques, a nova temporada do Projeto Humanos e projetos com Emicida

 
A Globo está dando um novo passo na evolução da sua estratégia para o mercado de podcasts. Reconhecida por sucessos como o podcast diário de notícias "O Assunto" e por projetos originais como "Pico dos Marins: o Caso do Escoteiro Marco Aurélio", a empresa ampliará a distribuição do formato em redes sociais e plataformas de vídeos como YouTube e TikTok.
 
"Essa novidade aproxima o universo do áudio com o mundo das redes sociais e plataformas de vídeo. Cada vez mais, vemos podcasts se tornando plataforma de influência digital e dominando conversas nesses ambientes. Hoje, podcast é áudio, é social, é vídeo. Não existem mais fronteiras entre esses mundos. Isso é bom para os consumidores e para marcas que querem fazer parte dessa rotina de consumo", revela Eliseu Barreira, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais e Canais Pagos na Globo. 
 
"Nossos resultados mostram que o áudio é um excelente formato de conexão entre as pessoas e a publicidade. É uma ótima oportunidade para as marcas estarem associadas a conteúdos que são de alto interesse e engajamento dos usuários. Aqui na Globo, estamos constantemente atentos à evolução da jornada dos usuários e trabalhando em entregas comerciais cada vez mais integradas em formatos de vídeo, display e também em áudio para sermos ainda mais eficientes e parceiros das marcas no enfrentamento dos seus desafios de negócio", analisa Valéria Soska, diretora comercial da Globo.
 
A distribuição dos podcasts Globo em plataformas de vídeo começa oficialmente em 12 de dezembro com a publicação de "O Assunto", o maior podcast de notícias do Brasil e terceiro mais ouvido da América Latina em audiência, segundo a Triton, no YouTube do g1. Ainda em dezembro, também chegará ao YouTube o podcast "Rivaldo Confidencial", cujos episódios estarão disponíveis no canal do ge. Esse movimento de lançamento de podcasts Globo será contínuo, incluirá a publicação de trechos de podcasts no TikTok e evoluirá para o lançamento de videocasts inéditos em 2023.
 
"Essa estratégia segue de forma paralela à distribuição bem-sucedida de nossos títulos no Globoplay, no g1, no ge e no gshow, além das demais plataformas de áudio em que já atuamos. Ao ampliar o alcance do formato em novos ambientes, permitimos que o ouvinte siga com o consumo dos nossos podcasts onde, como e quando quiser, independentemente do lugar", explica Eliseu Barreira. "No Globoplay, o usuário encontra o catálogo completo de podcasts da Globo; no g1, ge e gshow, ele descobre conteúdos em áudio enquanto navega por nossas reportagens; nas plataformas de áudio, possui a comodidade de ouvir músicas e podcasts em um mesmo lugar; nas redes sociais e plataformas de vídeo, o consumidor interage com os podcasts que são os assuntos do momento".
 
Lançamentos do Catálogo e ampliação do portfólio
 
Em 2023, a Globo seguirá investindo na evolução de seu catálogo, ocupando territórios de grande interesse entre os consumidores. A empresa acaba de iniciar a sua caminhada no universo de podcast ficcionais, com o lançamento de "O Último Recurso" – estrelado por Débora Falabella, Juan Paiva, Junior Melo, Abrãao de Santana e Matheus Silva, com participação especial de Leandro Firmino, Alex Nader e Eduardo Moscovis. Também vai ampliar a atuação em gêneros que são sucesso de audiência, como casos reais, sociedade e comportamento, além de iniciar a jornada em segmentos como gastronomia, e espiritualidade. Entre os destaques, vem por aí uma nova temporada do icônico "Projeto Humanos", de Ivan Mizanzuk, com o "Caso Leandro Bossi"; e dois podcasts assinados por Emicida: um que contará a história da luta antirracista através do Samba e outro sobre histórias infantis..
 
No próximo ano, a Globo também seguirá com a parceria bem-sucedida com a B9, trazendo uma nova temporada do "Crônicas de um Cuidado", apresentado por Cris Bartis e produzido por Ju Wallauer. Outras novidades são o "De Raspar o Tacho", primeiro título gastronômico produzido em conjunto com o Receitas.com; "Todos os Caminhos", com a presença do padre Júlio Lancellotti e que reúne representantes e pontos de vista de variadas religiões; os esportivos "Campo dos Sonhos" e "Como Nascem os Grandes"; "Sereno", no território de bem-estar e meditação; além de novas temporadas do "Posso Mandar Áudio?", apresentado por Dani Calabresa, e "Choque de Cultura", produzido pelo Canal Brasil.
 
Além disso, em sintonia com a missão de desenvolver o mercado de podcasts no Brasil, dá um passo importante para a formação de novos criadores, com o lançamento do audiocurso "Como fazer um podcast". Desenvolvido e apresentado pelas criadoras do "37 graus", Sarah Azoubel e Bia Guimarães, o curso ensina o passo a passo para a produção de um podcast, da definição do público-alvo até a distribuição e interação com a audiência. 100% gratuito e em formato de podcast, tem 20 episódios-aula e estará disponível nas plataformas Globo e de áudio a partir de 12 de dezembro.
 
"Todas essas novidades endossam a relevância do mercado de podcasts para a Globo. Vemos um enorme potencial na expansão de nossa audiência, acompanhando os hábitos de consumo, pautando tendências e nos transformando com elas. Essas novidades oferecem inúmeras possibilidades para consumidores e marcas", conclui Eliseu Barreira.
 
Fomento do Mercado e Consolidação da Audiência
 
Desde o início de sua jornada no mercado de podcasts, a Globo investe em produções feitas internamente por profissionais de suas equipes de Jornalismo, Esporte e Entretenimento, assim como com criadores independentes e produtoras parceiras, liderando um movimento de expansão da oferta de conteúdo e da audiência.
 
Nesse processo, licencia títulos de grande relevância na podosfera, focando na integração com outros players brasileiros e no fomento desse mercado. Também investe no lançamento de títulos originais em parceria com produtoras que incluem grandes nomes do mercado de podcasts, como B9, Rádio Novelo, Lab Fantasma, Maremoto e Pipoca Sound. Constrói ainda parcerias com players de grande relevância do mercado audiovisual que iniciaram suas trajetórias no universo de podcasts com a Globo, como bigBonsai, Mira Filmes e Feel the Match. 
 
A partir de 2018, a estratégia da Globo ajudou a ampliar a comunidade de ouvintes, consolidando a presença do podcast no dia a dia dos brasileiros. De acordo com dados inéditos de pesquisa encomendada pela Globo, realizada em outubro de 2022 pelo IPEC, o consumo do formato segue em evolução e já alcança 23% da população com 16 anos ou mais. São mais de 38,6 milhões de ouvintes, um crescimento de 84% na comparação com 2019, quando a Globo passou a acompanhar o consumo de podcasts no Brasil. Outro dado que chama a atenção é a penetração do consumo do formato entre os usuários jovens: 53% dos ouvintes têm entre 16 e 34 anos. 

Vem por aí... Sinopses dos Lançamentos dos Podcasts Globo:
 
O Último Recurso

Refém de um sequestrador, a desembargadora Cristina só tem como companhia a voz de Matheus, um jovem psicólogo preso no cativeiro ao lado que não entende o motivo de estar ali. Em outra história, Jhordan e Edson, dois adolescentes periféricos, vivem uma noite de terror. Narrativas se cruzam, mistérios se adensam e verdades são reveladas em O Último Recurso, um Original Globoplay criado por Bernardo Barcellos, estrelando Débora Falabella, Juan Paiva, Junior Melo, Abrãao de Santana e Matheus Silva, com participação especial de Leandro Firmino, Alex Nader e Eduardo Moscovis e produção da Mira Filmes. Primeiro podcast ficcional da Globo, O Último Recurso foi lançado no dia 03 de Dezembro na CCXP.
 
Como Fazer Um Podcast
Um curso online para você aprender o passo a passo da produção de um podcast, desde o título e o público-alvo até a distribuição e a interação com a audiência. Com 10 áudio aulas, é liderado por Sarah Azoubel e Bia Guimarães, criadoras do podcast 37 Graus e do Cochicho.org. Disponível no Globoplay e nas principais plataformas de áudio a partir do dia 12 de dezembro.
 
Projeto Humanos: O Caso Leandro Bossi
Na sexta temporada do podcast Projeto Humanos, Ivan Mizanzuk retoma o caso de Leandro Bossi, que em 2022 teve sua ossada identificada pela polícia. Esse caso foi peça fundamental da narrativa da temporada O Caso Evandro.
 
Eles Estão Aqui
A história começa com uma jovem indígena encontrando uma casa, aparentemente abandonada. Ao entrar nela, recebe um pedido de socorro através de um rádio comunicador. Homens pedem ajuda e alertam sobre luzes estranhas no céu. A partir daí, ela tem o seu caminho invadido por uma trama maior que ela e que envolve seu passado e o de sua tribo. Agora, como escapar dos homens brancos e sobreviver aos ataques desconhecidos? A narrativa cruza fatos históricos com lendas da região para explicar o inexplicável, e terá personagens vividos por Ícaro Silva, Paulo Vieira e Jackson Antunes.
 
Depois Que Tudo Mudou
Camilo é um jovem de 17 anos, apaixonado por LOL (League of Legends), no auge dos anseios emocionais, inseguranças, vontades e sonhos da idade. Um menino que muda de Goiânia, a cidade onde nasceu e cresceu, para Salvador, deixando para trás seus amigos e tudo aquilo que conhece, onde se sente deslocado, incompreendido e perdido. Até que, em meio a um ataque de frustração, ele tropeça em uma caixa antiga que havia encontrado perdida na sua casa nova e ali, em antigas fitas cassetes, encontra muito mais do que procurava. Depois Que Tudo Mudou é uma história cheia de aprendizados e descobertas.
 
Crônicas de um Cuidado (Temporada 2)
Uma jornada investigativa para dentro de nós em busca de responder à pergunta: como cuido de mim? Um programa para conversar sobre saúde mental com profundidade, partindo de múltiplas vivências, apresentando diferentes linhas de tratamentos e explorando as nuances de viver e conviver com transtornos mentais. Esse é o podcast Crônicas de um Cuidado, um spin-off do Mamilos, comandado por Cris Bartis e produzido por Ju Wallauer. Uma cocriação Globoplay e Mamilos.
 
De Raspar o Tacho
Podcast sobre gastronomia e brasilidades com humor a gosto do freguês. Nesse podcat, Pedro Duarte aborda a relação do brasileiro com os ingredientes e os pratos mais populares do país. Com bom humor, traz o som das ruas, dos talheres tilintando em ambientes chiques e a gritaria para pedir um petisco no boteco. 
 
Todos os Caminhos
Algumas dúvidas universais encontram lugar nas conversas promovidas pela espiritualidade. Temas como a morte, o perdão, a esperança, o equilíbrio, a justiça e o sofrimento estão presentes no nosso dia a dia. No podcast Todos os Caminhos, vamos refletir e trocar ideias sobre esses assuntos, nos pautando pela paz e pela fé. Vamos ouvir vozes de todas as manifestações religiosas do Brasil, que fazem parte das nossas vidas, até mesmo daqueles que não seguem uma religião. Vamos juntos percorrer Todos os Caminhos? Apresentado por Flavia Virginia, Padre Julio Lancellotti e Lama Padma Samten, com convidados semanais.
 
Campo dos Sonhos
Já imaginou o que teria acontecido caso o Maracanazo nunca tivesse acontecido? Ou o futebol feminino nunca tivesse sido proibido por lei nos anos 1930? E uma NBA com Oscar, Magic Johnson, Larry Bird e Michael Jordan jogando juntos na era de ouro do basquete estadunidense? Fazer o exercício de responder essas e outras perguntas, além de apresentar desdobramentos para cada novo cenário que surge com finais alternativos recheados de informação e leveza é o que faz de Campo dos Sonhos, uma ótima opção para fãs de esportes e pessoas curiosas do mundo inteiro.
 
Como Nascem os Grandes
O que faz um time ser gigante? Por que a Portuguesa do RJ não obteve o mesmo sucesso que seu conterrâneo luso-brasileiro Vasco da Gama? Buscando compreender os processos que os times, hoje tidos como gigantes no esporte, fizeram no passado e foram se diferenciando de contemporâneos a eles, o podcast Como Nascem Os Grandes apresenta uma investigação narrativa que debruça sobre temas como racismo e preconceito social, imigração e formação das cidades, dinheiro e profissionalismo do futebol entre outros que cruzam a sociedade brasileira e, de certa maneira, influenciaram na construção do futebol brasileiro nos seus primórdios, na década de 1910, até sua consolidação como país do futebol.
 
Sereno
Em Sereno, grandes vozes do casting Globo, como Mateus Solano, Ana Hikari, Juan Paiva, Nicolas Prattes, narram paisagens sonoras para relaxamento. Rico em detalhes descritivos e com uma qualidade sonora imersiva, o feed também conta com programas de meditação guiada nos níveis iniciante, intermediário e avançado.
 
Posso Mandar Áudio? (Temporada 2)
Date ruim não é para ser apenas vivido, mas para ser compartilhado! Quando um de nós tem um date frustrado, todos passamos vergonha juntos - e com os famosos não é diferente. Fala a verdade, você precisava de um podcast para fazer seu boy lixo da semana passada parecer um príncipe. Ou tipo isso.
 
Choque de Cultura (Temporada 3)
Após um terrível acidente com Rogerinho, nossos pilotos, Renan, Maurílio e Julinho resolveram fazer o que nunca puderam antes: falar sobre música. O podcast secreto "Choque de Cultura - Ambiente de Música" vai te mostrar que música também é cultura. Uma coprodução Canal Brasil e Globoplay.
 
Nós
Nós entendemos o mundo à nossa volta através de histórias. Essa é uma característica que conecta todos os povos do planeta. De todos os tempos. Por aqui, reunimos contos e narrativas de diversas nações indígenas brasileiras. São mitos de origem, aventuras épicas e histórias de amores impossíveis que contam - por exemplo - como surgiram as pessoas, como dominamos o fogo, de onde vêm o açaí e o peixe boi e até o que acontece quando um jabuti se apaixona por uma anta. Vem com a gente!
 
D.P.A
O podcast D.P.A. traz histórias inéditas dos detetives durante as férias, aventuras que extrapolam os muros do prédio azul. Mas atenção: cada episódio é um novo caso a ser resolvido. Vamos nessa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado