RÁDIO CULTURA FM PREPARA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O FIM DE ANO




 

CONCERTOS INÉDITOS E MÚSICAS NATALINAS SÃO ALGUMAS DAS ATRAÇÕES A PARTIR DO DIA 24 DE DEZEMBRO



A Rádio Cultura FM prepara programação especial para o fim de ano. Na véspera e no dia de Natal diversos concertos temáticos serão exibidos. E no dia 31 de dezembro e 1º de janeiro, programas inéditos e exclusivos compõem as exibições.
 

Confira abaixo a programação completa:
 

Natal na Cultura FM
 

Nos dias 24 e 25 de dezembro, os programas da Cultura FM (103,3) estão repletos de músicas natalinas.
 

Na véspera natalina, às 9h, Chico Carvalho apresenta em A Grande Orquestra do Mundo, "Conto de Inverso" de Shakespeare e uma dramatização do "Conto de Natal" de Mário de Andrade. João Carlos Martins, às 10h, traz aos ouvintes duas Cantatas de Natal de Johann Sebastian Bach, "Cristãos, gravem este dia, BWV 63" e "Eis que amor o Pai nos mostrou, BWV 64". Na sequência, Marcelo Jaffé, em O Prazer da Música, apresenta composições sacras de Marc-Antoine Charpentier. No repertório do Concerto do meio-dia está o tradicional balé de Tchaikovsky, "O Quebra-Nozes". No Empório Musical, às 15h, Irineu Franco Perpétuo traz músicas compostas para o Natal, no Brasil, no século XVIII, dos compositores Padre José Maurício Nunes Garcia e Marcos Portugal.
 

A Osesp encerra a sua Temporada de 2022 com a monumental Sinfonia n. 9 Coral de Beethoven e é esta gravação, com Camila Titinger (soprano), Ana Lucia Benedetti (mezzo-soprano), Issachah Savage (tenor), Paulo Szot (barítono), Coro da Osesp, Coro Acadêmico da Osesp e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência de Christopher Allen, que o Concertos Osesp apresenta, às 16h, do dia 24. Na sequência, às 18h, João Marcos Coelho traz um programa especial com a "Música Natalina" do compositor russo Vladimir Martynov.
 

Encerrando o dia 24, às 22h, vai ao ar Soneto de Natal, um especial com duas horas de duração apresentado por Emmanuele Baldini e com a participação de Arrigo Barnabé. O programa reúne fragmentos poéticos e composições que se tornaram tradicionais no Natal. Destaque para obras de Corelli, Tchaikovsky, J. S. Bach e Arvo Pärt.
 

O Natal começa com o especial do Cultura Jazz, à 0h, que traz standards natalinos com grandes nomes do gênero e, ainda, faixas do lançamento de Cesar Camargo Mariano, "Christmas Memories".
 

Laudate Dominum, às 9h, com Amaral Vieira, apresenta obras sacras dos compositores Carl Heinrich Graun, Philipp Heinrich Erlenbach, Joseph Leopold von Eybler, Gerald Finzi e Paul Constantinescu. Na sequência, às 10h, o maestro João Maurício Galindo comenta o oratório "A Criação" de Joseph Haydn.
 

Dentro das comemorações dos 45 anos da Cultura FM e do resgate de sua história, o domingo também traz duas reapresentações de especiais de Natais passados: às 12h, o pianista Cristian Budu traz sua escolha para os ouvintes, as "Vésperas, op. 37" de Sergei Rachmaninoff e às 22h, a professora e clarinetista Monica Lucas apresenta a música de Natal de Michael Praetorius.

 

Ano Novo na Cultura FM
 

Programas inéditos e exclusivos também fazem parte da véspera de ano novo e do primeiro dia de 2023 na Cultura FM. Entre os destaques do fim de semana estão o show do saxofonista, compositor, cantor e lenda viva do jazz Archie Sheep, no ar no dia 31, à 0h, no Cultura Jazz. Este registro aconteceu em julho de 2022, durante o Festival Glatt & Verkehrt, na Áustria.
 

Também no dia 31, às 18h, o Seleção do Ouvinte Especial, com duas horas de duração, traz as músicas mais pedidas pelos seguidores da emissora nas redes sociais; e das 22h à meia-noite, João Marcos Coelho apresenta um especial que reúne os melhores lançamentos de 2022. Entre os álbuns escolhidos por Coelho estão: "Les Roseaux de Chantants", do oboísta Heinz Holliger; "My Choice", do cantor e compositor alemão Theo Bleckmann; "Where is Home", do compositor e violoncelista sul-africano Abel Selaocoe; "Concerto para Vaca e Boi" do violeiro, compositor e pesquisador musical brasileiro, Roberto Corrêa e "Saudade", do jovem violonista paulista Plínio Fernandes, disco que alcançou o primeiro lugar na parada de álbuns clássicos da Billboard.
 

Dia 1º começa com um show exclusivo do músico cubano Arturo Sandoval, à 0h, no Cultura Jazz. Este show aconteceu em agosto de 2022, na Sala São Paulo, e fez parte da Série Tucca -- Concertos Internacionais. Às 16h, tem o Concerto de Ano Novo 2023 da Orquestra Filarmônica de Viena, com a participação especial das Meninas Cantoras & Meninos Cantores de Viena, sob a regência do austríaco Franz Welser-Möst. Gravação exclusiva ao vivo realizada no próprio 1º de janeiro de 2023, no Salão Dourado do Musikverein, em Viena, na Áustria. Encerrando os Concertos exclusivos do final do ano, às 20h, vai ao ar a segunda parte do concerto da Academy of St. Martin in the fields, sob a direção do violinista americano Joshua Bell, numa gravação realizada em agosto na Sala São Paulo, como parte da Temporada Cultura Artística 2022.

 

Outros destaques do final do ano:
 

No dia 30 de dezembro, o Tarde Cultura, às 15h, faz uma retrospectiva dos músicos e compositores que receberam homenagens este ano por ocasião de seu aniversário. Alguns dos nomes presentes no programa são: o pianista e compositor Amaral Vieira (que completou 70 anos em março), o compositor John Williams (que fez 90 anos em fevereiro), o pianista canadense Glenn Gould (que faria 90 anos em setembro), a violinista Elisa Fukuda (que completou 70 anos em novembro) e o centenário do compositor santista Gilberto Mendes, comemorado em outubro.
 

No dia 31, Chico Carvalho apresenta em A Grande Orquestra do Mundo, "A Tempestade" de Shakespeare e uma dramatização de "Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto, às 9h. Na sequência, João Carlos Martins, às 10h, traz a light music dos compositores Eric Coates, Leroy Anderson e Albert Ketèlbey. Em O Prazer da Música, às 10h, Marcelo Jaffé, fala sobre as "Suítes Música Aquática" de Georg Friedrich Haendel.
 

Às 15h, no Empório Musical, Irineu Franco Perpétuo entrevista o jovem violinista Guido Sant'Anna, que aos 8 anos, foi finalista do programa Prelúdio, da TV Cultura e neste ano, 2022, aos 19 anos, ganhou o primeiro lugar prestigiado Concurso Internacional de violino Fritz Kreisler.
 

Concertos Osesp, às 16h, apresenta uma compilação de melhores momentos da temporada 2022. No programa, a "Missa da Coroação", de Mozart, sob a regência de Alexander Liebreich, e a "Cantata Criolla", de Antonio Estévez, regida por Giancarlo Guerrero, entre outros destaques.
 

Contrastes, com Emmanuele Baldini, apresenta no primeiro dia do ano, às 13h, um programa dedicado às "Miniaturas" - peças clássicas do repertório, muito populares entre as plateias, como a Dança Ritual do Fogo, de Manuel de Falla, Après un rêve, de Gabriel Fauré e Asturias, obra de Isaac Albeniz que está no repertório de todo violonista que se preze. Além destas, outras não tão conhecidas, como "Le Ronde de Lutins", de Antônio Mazzini. Também, no dia 1º, o programa Metropolitan Opera, às 15h, traz "Rigoletto" de Giuseppe Verdi, com o barítono Luca Salsi, a soprano Lisette Oropesa e o tenor Stephen Costello nos principais papeis e com regência da italiana Speranza Scappucci.

 

Para mais informações consulte o site aqui.

E ouça a Cultura FM nos 103,3MHz, pelo site, ou então pelo aplicativo Cultura Digital.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado