TV CULTURA EXIBE DOCUMENTÁRIO INÉDITO SOBRE A TRIBO INDÍGENA KA’APOR

Divulgação TV Cultura




 

PRODUÇÃO, QUE É FRUTO DA PARCERIA COM AMAZON LOO RAINFOREST JOURNALISM FUND E O PULITZER CENTER, VAI AO AR NESTE DOMINGO (18/12)



Neste domingo (18/12), a TV Cultura exibe o documentário inédito produzido em parceria com a Amazon loo Rainforest Journalism Fund e o Pulitzer CenterKa'apor - Povo da Floresta. Com roteiro de Laís Duartejornalista premiada e especialista em meio ambiente, a produção vai ao ar às 16h30

 

O documentário Ka'apor - Povo da Floresta revela como este grupo étnico desenvolveu uma forma especial de assegurar a sua própria sobrevivência no estado do Maranhão, no meio da Floresta Amazônica. A região, que nos últimos 30 anos perdeu 76% de sua mata nativa, cinco vezes mais do que a média nacional, e 85% das áreas preservadas, deve a preservação do que ainda restou desta mata à presença dos povos nativos. 
 

A reportagem inédita mostra ainda os danos especialmente no Alto Turiaçu, lar de pelo menos dois mil indígenas da etnia Ka'apor, que aprenderam o português como segunda língua. Para proteger suas terras, os Ka'apor desenvolveram uma estratégia pacífica e eficaz de vigilância. Em vez de fixarem as aldeias num único local, se dividiram em pequenos vilarejos, levando suas famílias para os limites do território, colocando os seus próprios corpos como escudos da floresta.

A produção do jornalismo da TV Cultura ainda destaca a arte centenária da plumaria: a produção de cocares, colares, braçadeiras e outros ornamentos, a partir de folhas de palmeira, algodão e penas de aves, um tesouro cultural que os Ka'apor, presentes na região desde antes do descobrimento do Brasil, utilizam em suas festas e rituais. 

 

Locação: Zé Doca - Maranhão

Produção, reportagem e roteiro: Laís Duarte

Imagens: Adriano Tavares e Erinaldo Clemente

Edição: Jorge Valente

Produção: Ricardo Ferreira

Pós-produção: Leandro Silva

Direção do núcleo: Simão Scholz

Data de exibição: 18/12/22

Horário: 16h30

Duração: 30 minutos

Chefia de redação: Marília Assef

Direção de Jornalismo: Leão Serva 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado