CULTURA FM CELEBRA OS 150 ANOS DE SERGEI RACHMANINOFF

Foto Beatriz Girão







 

DURANTE TODO O MÊS DE ABRIL, A RÁDIO APRESENTA OBRAS DO COMPOSITOR RUSSO

 

Para celebrar os 150 anos de nascimento de Sergei Rachmaninoff e também os 80 anos de seu falecimento, a Rádio Cultura FM homenageia o virtuoso pianista, regente e compositor apresentando suas obras durante todo o mês de abril, em diversas produções.
 

No dia 1º, às 15h, o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo apresenta em seu Empório Musical o célebre "Concerto n. 2 para piano em dó menor, Op. 18" e no dia seguinte, 2 de abril, em Laudate Dominum, o pianista e compositor Amaral Vieira traz a "Liturgia de São João Crisóstomo para coro a capella, Op. 31".
 

Entre os dias 3 e 9, João Marcos Coelho apresenta no CD da Semana o disco recém-lançado do pianista russo Nikolai Lugansky interpretando Rachmaninoff. O álbum fica disponível para ser ouvido no site da rádio e algumas peças, com comentários de João Marcos, serão apresentadas nos programas Estação Cultura e Tarde Cultura.
 

A cada dia da semana os programas trazem peças de Rachmaninoff em seu repertório: Desperte com os Clássicos, às 7h, Estação Cultura, das 10h às 12h, Concerto do Meio-DiaSeleção do Ouvinte, às 13h, Tarde Cultura, das 15h às 17h, e o horário dedicado ao piano, às 14h.
 

Em O Prazer da Música, nos dias 7, às 23h, e 8, às 11h, Marcelo Jaffé apresenta o "Concerto nº 3 para piano em ré menor, op. 30" e no domingo, dia 9, o violinista Emmanuele Baldini traz no, Contrastesàs 13h, trechos dos "Trios Elegíacos nº 1 e 2".
 

No dia 13, às 17h, Fim de Tarde, com o maestro Júlio Medaglia, comenta a versão reduzida da "Sinfonia nº 2 em mi menor, op. 27" e o Conexão Europa, no dia 15, às 20h, traz um concerto realizado em 3 de junho de 2022 na Sala Berwaldhallen em Estocolmo, Suécia, com o pianista francês Lucas Debargue ao lado da Sinfônica da Rádio da Suécia, sob a regência do russo Maxim Emelyanychev interpretando o "Concerto n. 2 para piano em dó menor, Op. 18".
 

O maestro João Maurício Galindo apresenta em seu Encontro com o Maestro, nos dias 17, às 23h, e 23, às 10h, uma das mais conhecidas obras do compositor, a "Rapsódia Sobre um Tema de Paganini para piano e orquestra em lá menor, op. 43. Já o programa João Carlos Martins traz no dia 22, às 10h, e no dia 25, às 22h, duas peças importantes do compositor: "Variações sobre um tema de Corelli, Op. 42" e o "Concerto nº 1 para piano e orquestra em fá sustenido menor, Op. 1.
 

João Marcos Coelho, em O que há de novo?, nos dias 26, às 23h, e 29, às 18h, apresenta faixas do recém-lançado disco "Rachmaninoff", gravado pela Sinfonia Of London, sob a regência de John Wilson.
 

Encerrando o mês, no dia, 30, às 15h, Chico Carvalho traz em Teatro de Ópera, duas pequenas obras de Rachmaninoff: "Aleko", ópera em um ato com libreto de Vladimir Nemirovich-Danchenko, sobre o poema "Os Ciganos" de Alexander Pushkin e "Francesca da Rimini", ópera em dois quadros, com prólogo e epílogo, com libreto de Modest Tchaikovsky, sobre Dante.
 

Sobre o compositor
 

Sergei Vasilyevich Rachmaninoff nasceu na província de Novgorod, no Império Russo, em 1º de abril de 1873. Pianista virtuoso, regente e compositor, Rachmaninov começou a estudar piano aos quatro anos. Foi aluno de Anton Arensky e Sergei Taneyev no Conservatório de Moscou, onde se formou em 1892. A maior parte de sua produção musical data dos anos anteriores à Revolução Russa. Em 1918, após a Revolução, o compositor mudou-se com a família para os Estados Unidos onde morreu em 28 de março de 1943. Portanto, 2023 marca os 150 anos de nascimento de Sergei Rachmaninoff e também os 80 anos de seu falecimento.
 

Homenagem a Sergei Rachmaninoff – 150 anos de nascimento
 

Durante todo o mês de abril na Cultura FM - 103,3Mhz

Pelo site da Cultura FM e pelo aplicativo Cultura Digital.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado