Há 59 anos era instaurada a Ditadura de 1964: Telecine reúne filmes que retratam os horrores do período

Catálogo traz títulos como 'Marighella', 'Ana. Sem Título', 'Deslembro' e 'Terra em Transe'

Seu Jorge em cena de 'Marighella'. Para mais fotos clique aqui.


Nesta sexta (dia 31), completam-se 59 anos da instauração da Ditadura Civil-Militar de 1964. Um marco triste na história do país, mas que deve ser revisitado para que os horrores praticados naquele tempo não se repitam. O Telecine reúne em seu catálogo no Globoplay e nas plataformas de streaming das operadoras sete filmes que ilustram como foram os anos de chumbo. 


Em 'Ana. Sem Título', Lúcia Murat e Stella Rabelo empreendem em uma pesquisa sobre uma artista plástica negra, chamada Ana, que foi desaparecida por agentes do governo militar. O filme, que mistura elementos de ficção e documentário, foi exibido na Mostra de São Paulo em 2020 e indicado ao prêmio de melhor roteiro adaptado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. 


Exibido no Festival de Veneza e consagrado com três prêmios no Festival do Rio de 2018, 'Deslembro' é centrado em Joana, uma adolescente filha de exilados políticos. Ela viveu a maior parte de sua vida em Paris e, em 1979, precisa retornar ao Brasil, após o decreto da anistia. Ela, que saiu do país ainda criança, tem que se adaptar a uma nova realidade. 


Estrelado por Andrea Beltrão, 'Hebe - A Estrela do Brasil' conta a história de Hebe, uma das maiores comunicadoras da história da televisão brasileira. O longa é ambientado nos anos 1980, período final da ditadura civil-militar, e revela como a apresentadora enfrentou a censura oficial e o moralismo da época.


'Marighella', cinebiografia dirigida por Wagner Moura, resgata a história de um dos mais importantes militantes contra a Ditadura Civil-Militar brasileira, Carlos Marighella. Protagonizado por Seu Jorge, o filme foi exibido no Festival de Berlim e tem um elenco de peso com nomes como os de Adriana Esteves, Humberto Carrão e Bruno Gagliasso. 


Glauce Rocha, José Marinho e Jardel Filho em cena de 'Terra em Transe'


No contexto da redemocratização, 'O Paciente - O Caso de Tancredo Neves' representa o momento em que Tancredo é hospitalizado, dias antes de sua posse como presidente do Brasil. O longa, dirigido por Sérgio Rezende e protagonizado por Othon Bastos, leva para as telas o drama vivido pelo país naquele momento crítico. 


'Rasga Coração', por sua vez, lança luz sobre o choque geracional. No drama, assinado por Jorge Furtado, Marco Ricca dá vida a Manguari, um ex-militante comunista que se vê sendo acusado de reacionarismo por seu filho Luca, interpretado por Chay Suede. O protagonista, que lutou contra o governo militar, passa a se questionar se não estaria reproduzindo o comportamento de seu pai. 


Premiado em Cannes e exibido em Locarno, 'Terra em Transe' é um clássico do Cinema Novo. Dirigido por Glauber Rocha, o filme de 1967 é uma alegoria da realidade vivida pelo Brasil e outros países da América Latina, que à época também eram dominados por ditaduras fardadas. O longa é marcado pelo tom crítico, não só ao populismo e aos políticos de direita, mas também à atuação das esquerdas naquele período. 



59 Anos da Ditadura Civil-Militar de 1964


Ana. Sem Título (2020)

No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: Pesquisando artistas plásticas latino-americanas dos anos 1970 e 80, Stella descobre Ana, que desapareceu durante as ditaduras do período, e vai atrás de sua história.

Direção: Lúcia Murat

Elenco: Felipe Rocha, Renato Linhares, Roberta Estrela D'alva, Stella Rabello

Drama |16 anos | BRA| 110'


Deslembro (2018)

No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: Joana é uma adolescente que ama literatura e rock. Ela mora em Paris com a família, mas quando a anistia é decretada no Brasil, no final de 1979, Joana é obrigada a voltar para seu país e encarar seu passado.

Diretor: Flávia Castro

Elenco: Eliane Giardini, Jeanne Boudier, Jesuíta Barbosa, Marcio Vito, Sara Antunes

Drama |14 anos | BRA | 96'


Hebe - A Estrela do Brasil (2019)

No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: A apresentadora Hebe Camargo se firmou como uma das figuras de maior sucesso da TV brasileira. Durante seu auge, nos anos 80, enfrentou o machismo e até mesmo a ditadura militar em busca de voz.

Direção: Maurício Farias

Elenco: Andrea Beltrão, Danton Mello, Marco Ricca

Drama |14 anos | BRA| 117'


Marighella (2019)

No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: A história da vida de Carlos Marighella - considerado o inimigo número 1 do país - e sua luta contra a opressão e a violência da ditadura militar do Brasil nos anos 60.

Direção: Wagner Moura

Elenco: Adriana Esteves, Ana Paula Bouzas, Bruno Gagliasso, Herson Capri, Humberto Carrão, Seu Jorge

Drama |16 anos | BRA| 158'


O Paciente - O Caso Tancredo Neves (2018)

No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: Com o fim de 21 anos de ditadura, Tancredo Neves está prestes a retomar a democracia no Brasil. Apesar disso, dias antes da posse, ele é internado devido a um problema de origem misteriosa. Com o receio de um futuro incerto, a tensão no país torna-se geral.

Direção: Sergio Rezende

Elenco: Emilio Dantas, Ester Góes, Leonardo Medeiros, Otavio Muller, Othon Bastos, Paulo Betti

Drama |10 anos | BRA| 100'


Rasga Coração (2018)

No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: Manguari era um ativista político durante a juventude. Hoje, enfrenta a rebeldia do filho Luca, que o encara como conservador. Enquanto os conflitos se intensificam, Manguari olha para o passado e questiona se não está repetindo as atitudes de seu próprio pai no presente.

Direção: Jorge Furtado

Elenco: Chay Suede, Drica Moraes, Luisa Arraes, Marco Ricca

Drama |16 anos | BRA| 115'


Terra em Transe (1967)

No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: De Glauber Rocha, este filme é um de seus grandes feitos para o Cinema Novo Brasileiro. Na trama, o escritor Paulo Martins decide apoiar Porfírio Diaz, que busca o comando de Eldorado, na América Latina.

Direção: Glauber Rocha

Elenco: Danuza Leão, Glauce Rocha, Jardel Filho, Joffre Soares, José Lewgoy, Mário Lago, Paulo Autran, Paulo Gracindo, Sônia Clara

Drama |14 anos | BRA| 107'


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado