26º Cultura Inglesa Festival anuncia programação híbrida completa

Evento, que ocorre de 18/05 a 18/06, traz atrações gratuitas presenciais em São Paulo e conteúdo on demand em plataforma digital acessível para usuários de todo o país



São Paulo, abril de 2023 -- Entre os dias 18 de maio e 18 de junho, ocorre a 26ª edição do Cultura Inglesa Festival (CIF), evento de cultura, educação e arte, gratuito e aberto ao público, promovido pela Cultura Inglesa, instituição que tem como missão promover o ensino do inglês e da cultura britânica no país.

 

Neste ano, o CIF conta com uma programação versátil, variada e multidisciplinar, expressa nas mais diversas linguagens artísticas. Seguindo sua tradição, o festival vai propor um intercâmbio com a cultura britânica, a língua inglesa e a produção artística brasileira atual, por meio de shows, exibição de filmes, espetáculos de dança, teatro e poesia, além de oficinas, permeados por debates e diálogos sobre temas da atualidade.

 

A programação inclui atrações presenciais, híbridas e outras totalmente digitais. Algumas apresentações realizadas no formato presencial serão posteriormente integradas ao acervo on demand da plataforma oficial do 26º CIF, que permanecerá ativa até o final do evento.

 

Confira abaixo a lista completa de atrações deste 26º Cultura Inglesa Festival:

 

  • 18/05 a 28/05, entre 16h e 20h -- "Mostra Cinema Novo Britânico"Mostra de 12 filmes, a serem exibidos na Cinemateca Brasileira, de cineastas britânicos revolucionários das décadas de 50 e 60 que misturaram neorrealismo, linguagem experimental e personagens anti-heróis. Dentre os longas, estão "Almas em Leilão" ("Room at the Top"), de Jack Clayton; "Se…" ("If…"); "O Mundo Fabuloso de Billy Liar" ("Billy Liar"), de Lindsay Anderson; e "A Mulher que Pecou" ("The L-Shaped Room"), de Bryan Forbes. Os ingressos para os filmes serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão. A mostra ainda será acompanhada de um minicurso sobre o "Cinema Novo Britânico" ("British New Wave"), dividido em quatro aulas ministradas por Cecília Mello Antakly, professora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Universidade de São Paulo (USP). Ainda será emitido um certificado para quem comparecer em ao menos três aulas. As inscrições para o minicurso devem ser feitas aqui.

 

  • 20 e 27/05 e 03 e 17/06, das 14h às 17h -- "CIF Day" -- Atrações do Cultura Inglesa Festival abertas ao público em diferentes unidades da Cultura Inglesa na capital e na Grande São Paulo, incluindo oficina de moda com o estilista e pesquisador da área Uriel Orttiz, para a customização de camisetas com inspiração na artista britânica Vivienne Westwood; palestra interativa com o roteirista, diretor de teatro e autor do perfil @seriedasemana no Instagram, Rodrigo Haddad, sobre séries adolescentes emblemáticas dos últimos 30 anos; e uma aula-show com a cantora, escritora e professora de inglês Blubell, que vai compartilhar com o público seu processo criativo como compositora, além de cantar canções em inglês. O CIF Day ocorrerá nas unidades da CI em Santo Amaro, no dia 20/05; Guarulhos, no dia 27/05; Santo André, no dia 03/06; e Vila Mariana, no dia 17/06.

 

  • 20 e 21, 27 e 28/05, às 14h -- "CINE CIF": Mostra de cinema realizada em parceria com a Cinemateca Brasil para a exibição de quatro filmes selecionados pelo público em enquete realizada em redes sociais. A seleção traz filmes para toda a família, incluindo blockbusters e clássicos amados do grande público.

 

  • 20 e 21/06, às 17h -- "Othelito": Peça de teatro montada pela Cia. Vagalum Tum Tum, a ser exibida no Teatro Cultura Inglesa Pinheiros, que usa o humor da commedia dell'arte italiana e o olhar do palhaço para criar uma versão infantil de livre inspiração para a aclamada obra "Otelo", do escritor e dramaturgo inglês William Shakespeare. A peça é ganhadora do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte 2007 e FEMSA 2007 de Melhor Texto Adaptado, além do Prêmio de Melhor Espetáculo Infantil do 11º Cultura Inglesa Festival. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria uma hora antes do espetáculo.

 

  • 02/06, às 21h -- "Paula Lima com participação de Liniker"Com duas décadas de carreira e o status de uma das cantoras mais importantes do Brasil, além de ser ex-aluna da Cultura Inglesa, Paula Lima estreia show gratuito com um tom autobiográfico no Centro Cultural São Paulo no momento em que prepara um álbum de inéditas, com composições de Emicida e Zélia Duncan. A performance ao vivo de seu repertório, que traz canções da MPB e algumas de suas músicas próprias, todas cantadas em inglês e com referências à black music, conta com participação especial da cantora e compositora Liniker, vencedora da categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira no Grammy Latino 2022. O conteúdo ficará disponível on demand na plataforma do festival de 03 a 18 de junho.

 

  • 02/06, das 12h às 15h -- "Aula Aberta de DanceAbility" -- Aula gratuita no foyer do Centro Cultural São Paulo ministrada por Neca Zarvos e Priscila Jorge, do Núcleo Dança Aberta, baseada no método de dança DanceAbility, que propõe o estudo da improvisação na exploração do próprio corpo em movimento e a comunicação com outros corpos como forma de expressão e de troca artística. O DanceAbility é recomendado tanto para dançarinos experientes quanto iniciantes, convidando os participantes a improvisar os passos e descobrir novos modos de se mover e de se perceber no espaço. As inscrições, que devem ser realizadas até o dia 29 de por este link, serão validadas e comunicadas por e-mail e/ou telefone entre os três dias que antecedem a aula.

 

  • 03 e 04/06, às 14h e 16h -- "3º Slam do CIF": O 26º CIF realizará o 3º campeonato de Slam da Cultura Inglesa, com coordenação da atriz e slammer Roberta Estrela D'Alva. O Slam é uma competição de poesia falada sobre temas sociais atuais que desfruta de prestígio nos países anglófonos e atrai pessoas no mundo inteiro, sobretudo o público jovem. A disputa, que será realizada na plataforma do evento, é dividida em duas categorias - Slam CI Inglês e Slam CI Português -, e terá um júri designado pela Cultura Inglesa para avaliar a performance dos participantes que se inscreveram na competição e definir os vencedores. Serão duas sessões de eliminatórias, mais duas sessões de finais, realizados em dois dias consecutivos.

 

  • 09/06, às 21h -- "Vivienne":A atriz e apresentadora Monica Iozzi se une à historiadora, modelo e influencer de moda La Robertita para homenagear e celebrar o legado da icônica estilista britânica Vivienne Westwood (1941-2022) no Centro Cultural São Paulo. Com dramaturgia da roteirista Vana Medeiros, a performance é construída a partir de uma seleção de entrevistas com Vivienne, em diferentes fases de sua carreira, e é encenada através de uma conversa fictícia entre uma jornalista de moda (La Robertita) e Vivienne (Monica Iozzi). O conteúdo ficará disponível on demand de 10 a 18 de junho na plataforma do festival.

 

  • 10/06, às 21h -- "The Hot One Hundred Choreographers": Projeto criado pelo coreógrafo Cristian Duarte e lançado no 15º Cultura Inglesa Festival, tendo sido posteriormente vencedor do Prêmio APCA de Criação em Dança e exibido em festivais e programações no Brasil e no exterior. Nele, o autor se inspira na obra do artista escocês Peter Davies para montar sua lista particular de cem artistas (a lista pode ser acessada aqui) e, a partir daí, constrói um solo coreográfico onde a dança é permeada pelo trânsito de referências e memória do corpo. Sua apresentação única nesta edição do CIF ocorre no Centro Cultural São Paulo.

 

  • 14 a 15/06, às 20h -- "Antígona, Interrompida": Produção de sucesso do grupo Scottish Dance Theatre, "Antígona, Interrompida" tomará os palcos do Sesc Belenzinho Sala de Espetáculos neste CIF. A clássica tragédia de Antígona é revisitada e traduzida para os tempos de hoje pelo bailarino e diretor artístico Joan Clevillé. Usando como linguagens a dança e a performance, ele constrói um solo que reimagina a tragédia grega pelo corpo e pela voz da aclamada performer Solène Weinachter. Os ingressos podem ser comprados pelo site do Sesc Belenzinho ou em qualquer unidade física do Sesc - os valores variam de R$ 10 a R$ 30. Além do espetáculo, o Scottish Dance Theatre vai oferecer uma oficina gratuita de acessibilidade integrada para espetáculos, em um ensaio aberto no dia 15/06, das 15h30 às 17h. Os interessados devem se inscrever por este link.

 

  • 17/06, às 20h, e 18/06, às 16h - "Drama for Change" -- Nesse projeto realizado em parceria com o Playwrights' Studio da Escócia, organização de fomento à dramaturgia escocesa, a dramaturga e roteirista Vana Medeiros (Brasil) e a escritora e performer Hazel Darwin-Clements (Escócia) desenvolveram textos de peças curtas sob o tema "Justiça Climática", através de um processo colaborativo e de escuta com jovens estudantes da Cultura Inglesa. O 26º CIF traz a montagem dessas obras, realizada por alunos da Cultura Inglesa sob orientação de ensaiadores convidados, no Teatro Cultura Inglesa Pinheiros.

 

O 26º Cultura Inglesa Festival ainda conta com uma programação totalmente digital que ficará disponível para acesso gratuito na plataforma oficial do evento durante todos os dias de festival. Confira abaixo a lista de atrações:

 

  • "Mostra DepicT! Brasil e UK": A competição britânica DepicT!, um projeto que faz parte do Festival de Filmes Encounters, realizado em Bristol (Inglaterra), desafia, desde 1998, cineastas a criarem obras-primas de até 90 minutos. Para a mostra do 26º Cultura Inglesa Festival, foram selecionados quatro filmes que tratam de temas atuais, relacionados à crise climática e a desafios psicológicos gerados pelas exigências do desenvolvimento econômico não sustentável: "Sim, eu estou bem, obrigada" (2022), de Hannah Lau-Walker; "Não o suficiente" (2022), de Andy Sowerby; "Aí vem o incêndio florestal" (2021), de Edd Carr; e "De onde eu venho" (2021), de Kate Jessop. Além destes filmes, serão exibidos os vencedores da versão brasileira da competição, realizada pelo Cultura Inglesa Festival desde sua 24º edição.

 

  • "Luciana Paes canta Amy Winehouse": Ao lado do pianista Danilo Penteado, a atriz, cantora e comediante Luciana Paes apresenta seu tributo à Amy Winehouse, misturando músicas e texto em que coloca aspectos da vida da artista com seu próprio lugar de fã.

 

  • "Help": Espetáculo híbrido, de cinema e teatro, propõe um olhar sobre o Caribe a partir de uma perspectiva decolonial, apresentando temas relacionados aos traumas coloniais: imigração, gênero, direitos civis e exploração sexual no contexto caribenho. A peça estreou no 24º Cultura Inglesa Festival e, agora, é apresentada no formato 100% digital.

 

  • "Mancala ou As Sementes de Akin": Espetáculo teatral infantojuvenil que trata de ancestralidade, sonhos, brincadeiras e da potencialidade imaginativa da criança. Concebido pela atriz e historiadora Érika Rocha e dirigido por Mariana Mayor, com colaboração de Maurício Battistuci, Mariana Mayor e Sara Mello Neiva na pesquisa dramatúrgica, a obra tem como ponto de partida o estudo da peça "Random", da dramaturga britânica Debbie Tucker, e do relato de Mary Prince, uma mulher negra escravizada na Inglaterra do século XIX. "Mancala" foi apresentado ao vivo na 25ª edição do Cultura Inglesa Festival após ter sido selecionado através de edital e agora volta em versão digitalizada.

 

  • "Mudanças climáticas: o que eu posso fazer?" -- Neste encontro digital com a cientista Dani Zelli, o público vai aprender maneiras divertidas e interativas de agir frente às mudanças climáticas em curso, começando com simples mudanças no dia a dia que impactam positivamente o mundo.

 

  • "Cantos Nômades" -- Com a curadoria e apresentação da cantora, poeta, escritora e diretora artística Natália Barros, e fundo musical do pianista Benjamim Taubkin, a atriz Dani Nega e a poeta Natasha Felix reinterpretam a obra literária de Toni Morrison, Alice Walker, Maya Angelou e Wole Soyinka. A proposta de releitura de obras literárias de poetas e escritores do mundo anglófono por artistas brasileiras em um contexto musical foi concebida especialmente para a 24ª edição do CIF, exclusivamente digital, e, agora, será reapresentada na seção de conteúdos digitais do 26º CIF.

 

  • "Water Music" -- O quinteto formado por Alexis Angulo (flauta), Giovanni Martins (oboé), Marcos Passos (clarinete), Felipe Destéfano (fagote) e Danillo Silles (trompa), da Orquestra Sinfônica Brasileira, apresenta Water Music, conjunto de suítes de George Friedrich Haendel, que ganhou arranjos para madeiras e metais feitos por Mitchell Kriegler. De caráter espirituoso, a obra figura entre as mais conhecidas de seu compositor.

 

  • "On Black Pain" - Ensaio poético em vídeo da artista-cineasta, produtora e escritora do sul de Londres Jameisha Prescod conta histórias íntimas de três pessoas negras que vivenciam a dor crônica, enquanto refletem sobre o passado colonial da medicina moderna.

 

  • Criando o espetáculo! -- Série inovadora de vídeos de arte, realizados ao vivo, que apresenta a primeira cadeira de rodas subaquática do mundo. A obra foi concebida pela artista multimídia e diretora Sue Austin, conhecida pelas suas performances e instalações artísticas, e é comissionada pela Unlimited e produzida através da Freewheeling. O trabalho derruba preconceitos e reformula a forma como a sociedade pensa sobre a deficiência, com a criação de narrativas e imagens positivas.

 

O público interessado em acompanhar a programação digital do 26º Cultura Inglesa Festival poderá realizar um cadastro na plataforma de conteúdo on demand do evento. Uma vez cadastrado, o usuário poderá interagir com outros usuários durante a exibição de conteúdos que serão liberados gradativamente para livre acesso. Também será possível acessar a programação digital sem realizar o cadastro.

Toda a programação do evento será disponibilizada gratuitamente, exceto aquela apresentada no Sesc, com ingressos a preços populares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado