RÁDIO CULTURA BRASIL ESTREIA SÉRIE SOBRE MÚSICA E POESIA COM O CANTOR E COMPOSITOR ARTHUR NOGUEIRA

Divulgação Rádio Cultura Brasil



 

 

GRANDES NOMES DA MÚSICA BRASILEIRA PARTICIPAM DA PRODUÇÃO COMO ADRIANA CALCANHOTO, FAFÁ DE BELÉM, FERNANDA TAKAI, LETRUX, JARDS MACALÉ, ZÉLIA DUNCAN ENTRE OUTROS



Estreia neste domingo (21/5), na Rádio Cultura Brasil, a série documental com 13 episódios Canto Poesia. Com apresentação e roteiro do cantor e compositor Arthur Nogueira, a produção apresenta as obras musicais - clássicas e contemporâneas - que, entre o erudito e o popular, a tradição e a vanguarda, a materialidade dos livros e a transmissão oral, inspiram um modo original de pensar a cultura do país. Vai ao ar aos domingos, a partir das 9h.
 

Desde que Vinicius de Moraes migrou do livro para a canção, na década de 1950, diferentes gerações de poetas passaram a transitar livremente entre a página, a voz e a melodia.
 

Pensando nisso, a nova série expõe os diferentes aspectos da arte de escrever poesia, tomando como ponto de partida as inspirações e métodos de poetas e compositores de diferentes gerações. O roteiro inclui depoimentos de artistas e pesquisadores, tanto por meio de entrevistas exclusivas quanto por inserções de arquivos da Rádio e TV Cultura.
 

Com referências que vão de Homero ao slam poetry, dos trovadores provençais à poesia digital, de Vinicius de Moraes ao funk carioca, Canto Poesia busca incentivar a leitura por meio da música e reafirmar a canção e seus desdobramentos como ferramentas de compreensão da múltipla identidade nacional do Brasil.
 

Os convidados de Canto e Poesia espelham a diversidade do povo brasileiro. Ao todo, são 50 poetas, compositores, intérpretes e pesquisadores de várias gerações e origens presentes na primeira temporada: Abel Silva, Adriana Calcanhotto, Age de Carvalho, Ana Terra, André Capilé, André Vallias, Antonio Cicero, Brisa Flow, Bruna Beber, Caetano W. Galindo, Cid Campos, Cida Moreira, Claudio Leal, Dimitri BR, DJ Zé Pedro, Edmilson de Almeida Pereira, Eduardo Sterzi, Eleazar Venâncio Carrias, Fafá de Belém, Fausto Nilo, Fernanda Takai, Guilherme Gontijo Flores, Guilherme Wisnik, Gustavo Galo, Hugo Sukman, Jards Macalé, Joãozinho Gomes, José Miguel Wisnik, Juliana Perdigão, Karina Buhr, Letrux, Lirinha, Lubi Prates, Luca Argel, Luiz Tatit, Luiza Romão, Mariana de Moraes, Mariano Marovatto, Natasha Félix, Nelson Motta, Noemi Jaffe, Omar Salomão, Patrícia Bastos, Pedro Cassel, Pedro Cesarino, Péricles Cavalcanti, Ricardo Aleixo, Rodrigo Faour, Vitor Ramil e Zélia Duncan.
 

Arthur Nogueira

Arthur Nogueira (Belém, 1988) é cantor, compositor, produtor musical e jornalista. Considerado o artista contemporâneo responsável por "renovar a tradição dos poetas na canção brasileira" (O Globo), lançou seis álbuns próprios e compôs melodias para versos de grandes nomes do mundo. Aos 35 anos, é autor de músicas sobre poemas de Antonio Cicero, Jorge Salomão, Adília Lopes (Portugal) e Adonis (Síria). Suas canções foram interpretadas por grandes vozes, como Gal Costa e Cida Moreira. É o produtor musical dos álbuns "Humana"(2019), de Fafá de Belém, e "Só" (2020), de Adriana Calcanhotto. Publicou o livro de poesia "Brasileiro profundo" (2022).


 

Serviço

Canto Poesia poetas na canção popular do Brasil.

Estreia, domingo, 21 de maio de 2023, às 9h.

Reapresentação, sexta-feira, às 20h.

Rádio Cultura Brasil

FM – 77,9 MHz

AM – 1.200 kHz

App: CULTURA PLAY
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

2024