O2 Filmes produz curtas-metragens para a iniciativa “Films For Fans” da NBA


 

São Paulo, maio de 2023 - Como parte do projeto NBA Films for Fans, iniciativa global que envolve cineastas de todo o mundo para celebrar a NBA e o basquete através de suas respectivas perspectivas culturais, a O2 Filmes produziu três curtas-metragens no Brasil. O projeto realizou uma exibição prévia de alguns dos filmes em um evento exclusivo de tapete vermelho em Salt Lake City, Utah, como parte da NBA All-Star 2023, apresentando sete dos cineastas participantes vindos da Austrália, Brasil, Canadá, Índia, Senegal, Reino Unido e Estados Unidos.

 

Os três curtas brasileiros incluem Salve, Guys, que estreou na NBA All-Star 2023, inspirado na história de Jeffeson Antônio da Silva, dirigido por André Gustavo Delão, com roteiro de J. G. Caffarelli e participação criativa de Delão; Regras Básicas, dirigido por Rodrigo Pesavento, com roteiro de Erez Milgrom e Pesavento, e ideia original de Raphael Silva; e Nas Mãos de Deus, dirigido por Paulinho Caruso, com roteiro e ideia original de Vaner Vendramini.

 

Salve, Guys retrata a história real de Jeff, um garoto do vilarejo de Upatininga, no interior de Pernambuco, que construiu uma cesta de basquete em um campo de terra batido para realizar o sonho de praticar o esporte. Seu feito foi publicado em redes sociais, chamando a atenção da NBA e do jogador Anderson Varejão. O curta teve sua primeira exibição no Festival Films For Fans, em Utah, EUA, como representante brasileiro.

 

"Foi um privilégio participar de um projeto tão engajador e pertinente que dá oportunidades para diretores do mundo inteiro. Em Salve, Guys, fiz questão de trazer Jeff para participar como ator do filme que conta sua própria história - ele se dedicou e surpreendeu atuando. Além de atores muito talentosos, trabalhamos com uma equipe maravilhosa! Salve, Guys foi um projeto extremamente prazeroso, desde a construção do roteiro até a entrega final", declara Delão.

 

Cena do curta-metragem "Salve, Guys", dirigido por André Gustavo - Créditos: Divulgação/O2 Filmes

 

Regras Básicas segue a história de um pai solteiro e um casal de filhos apaixonados pelo basquete. O filme mostra os desafios da família ao longo dos anos - ao mesmo tempo em que documenta o amor que eles têm pelo esporte e o esforço que eles fazem em busca de seus sonhos.

 

"Em Regras Básicas, mostramos um outro ponto de vista, de como a NBA engloba um universo que vai além dos jogadores em campo. Focamos na NBA com cara de Brasil: em uma casa brasileira, com uma família típica brasileira. Nosso roteiro tem humor e basquete, mas também muita emoção -- para alcançar todos, inclusive aqueles que não são tão fãs do esporte", afirma Pesavento.

 

Cena do curta-metragem "Regras Básicas" - Créditos: Divulgação/O2 Filmes

 

Nas Mãos de Deus apresenta ao público três freiras que estão atrasadas para cantar em um coral. Com um toque de bom humor, o curta passa por várias situações inusitadas - terminando com as três irmãs em uma quadra de basquete.

 

"Um dos desafios foi escolher o casting, já que as três freiras do filme tinham personalidades diferentes. Para a personagem que jogava muito bem basquete, chamamos Marta Sobral, ex-jogadora da seleção brasileira, medalhista olímpica e atual Secretária Nacional de Esportes. Para a personagem que tinha menos experiência de jogo tradicional, escolhemos a atriz, roteirista e escritora Martha Nowill - que nos surpreendeu com um dom para o basquete. Por fim, queríamos uma freira noviça, mas que entendesse do esporte, e a atriz Giovanna Coimbra foi o match perfeito", diz Caruso.

 

Cena do curta-metragem "Nas Mãos de Deus" - Créditos: Divulgação/O2 Filmes

 

Os filmes produzidos pela O2 Salve, GuysNas Mãos de Deus Regras Básicas já estão disponíveis no aplicativo da NBA, o NBA ID.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado