MUBI apresenta especial dedicado ao Festival de Cannes


Festival em Foco: Festival de Cannes celebra a realização da 76ª edição do evento, com destaques e premiados em anos anteriores

 


Butterfly Vision / Cortesia da MUBI

 

16 de maio de 2023 – Para celebrar o 76º Festival de Cannes, que acontece de hoje até o dia 27 de maio, a MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, apresenta um especial com uma seleção de filmes que se destacaram nas edições mais recentes do evento. A programação Festival em Foco: Festival de Cannes exibe os exclusivos Butterfly Vision, drama premiado de Maksym Nakonechnyu, e o comovente Unclenching the Fists, de Kira Kovalenko, vencedor do prêmio Un Certain Régard de 2021. 

O especial apresenta ainda o documentário brasileiro Antena da Raça, dirigido por Luís Abramo e Paloma Rocha, e o mexicano Compra-me um Revólver, de Julio Hernández Cordon. Entre mais de 90 títulos selecionados, estão o vencedor da Palma de Ouro em 2021, Titane, de Julia Ducournau, e Bem-Vindos à Bordo, protagonizado por Adèle Exarchopoulos, já disponíveis na plataforma, e o curta apaixonante de Radu Jude, The Potemkinists, que estreia em 25/5. 

Saiba mais sobre os filmes do especial que chegam à MUBI nos próximos dias:

Butterfly Vision (2022) – Disponível em 17/5
Depois de passar meses como prisioneira em Donbas, na Ucrânia, a especialista em reconhecimento aéreo Lilia volta para casa, para junto de sua família. Porém o trauma do cativeiro a atormenta e ressurge na forma de visões. Algo em seu íntimo a impede de esquecer, mas ela se recusa a se identificar como vítima.
O drama dirigido por Maksym Nakonechnyi se destacou no Festival de Cannes de 2022.

Compra-me um Revólver (2018) – Disponível em 18/5
O drama com direção de Julio Hernández Cordón se destacou na quinzena dos Realizadores, na edição de 2018.
Num México atemporal, em que as mulheres estão desaparecendo, uma garota chamada Huck usa uma máscara para esconder seu gênero. Ela ajuda seu pai, um viciado atormentado, a cuidar de um campo abandonado de beisebol, onde os traficantes locais jogam. Com seus amigos, um grupo de garotos perdidos, ela luta para superar sua realidade.

Antena da Raça (2020) – Disponível em 24/5
O documentário de Luís Abramo e Paloma Rocha foi exibido na seção Cannes Classics, da edição de 2020 do festival. Paloma revisita o programa Abertura, apresentado por seu pai, Glauber Rocha, na extinta TV Tupi em 1979 e 1980. Os episódios, restaurados, são confrontados com cenas da obra cinematográfica de Glauber e do Brasil de 2018, um país ainda conturbado e contraditório.

Unclenching the Fists (2021) – Disponível em 26/5
Vivendo numa pequena cidade industrial na Ossétia do Norte, a jovem Ada está presa nas garras dos homens dominadores em sua vida. Mas quando seu irmão mais velho retorna para casa e seu pai tirano adoece subitamente, Ada finalmente vê um caminho possível para a liberdade.
Dirigido por Kira Kovalenko, venceu o prêmio Un Certain Régard, na edição de 2021. Devido aos conflitos com a Ucrânia, a Rússia decidiu não indicar o filme ao Oscar® de melhor filme internacional em 2023.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

2024