Produzido por Fernando Meirelles, filme vencedor da Mostra de São Paulo ganha novo trailer


 

URUBUS, longa-metragem que evidencia o mundo real do pixo, é dirigido por Claudio Borrelli e tem Bella Camero ("Marighella" e "Lov3") no elenco; estreia nos cinemas será em 1º de junho

 

"Nos aproxima desse grupo misterioso com muito afeto e verdade" — Wagner Moura

 

"Retrata o universo dos pichadores no centro e nas periferias de São Paulo" —
Cenas de Cinema (Lorenna Montenegro)

 

Cena do filme "Urubus" - Crédito: Divulgação/O2 Play

NOS CINEMAS EM 1º DE JUNHO

 

ASSISTA AO TRAILER AQUI

 

São Paulo, maio de 2023 -- A O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, em parceria com o Mídia Ninja, anuncia o novo trailer de Urubus. Dirigido por Claudio Borrelli e com produção executiva de Fernando Meirelles, o filme chegará aos cinemas brasileiros em 1º de junho.

 

Urubus acompanha a história de Trinchas (Gustavo Garcez), jovem líder de um grupo de pichadores, que escala os edifícios mais altos da cidade para deixar sua marca. Quando ele conhece a estudante de arte Valéria (Bella Camero, de "Marighella"), seus diferentes modos de vida entram em choque e disso resulta a invasão da 28ª Bienal de São Paulo.

 

Além de Gustavo Garcez e Bella Camero, estão no elenco os pichadores Bruno Santaella, Júlio Martins, Roberto Orlando e Matias Antônio.

 

"Um dos compromissos do filme é retratar como é o mundo do pixo, e não poderia ser de outra maneira. Nós queríamos mostrar a realidade dos pichadores: o jeito de andar, escalar, falar e o modo como se vestem, por exemplo. Nossa ideia sempre foi ter pichadores fazendo o papel deles mesmos, até pela importância do movimento. Tudo o que mostramos no longa, é como é na rua", declara o diretor Claudio Borrelli sobre a escolha de não ter apenas atores e atrizes profissionais na produção.

 

"O mais incrível de ser atriz é conhecer e se aprofundar em novos universos e vivências que talvez não tivesse contato. Foi importantíssimo entender o que é o movimento do pixo e quem são as pessoas por trás da tinta. O pixo é a voz de pessoas que tentam ser silenciadas, que são esquecidas ou reprimidas pela cidade. Foi uma experiência indescritível trabalhar com todos os meninos no filme. Tivemos muitas trocas e viramos amigos", completa Bella Camero.

Cena do filme "Urubus" - Crédito: Divulgação/O2 Play

 

Vencedor da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nas categorias do Público como Melhor Filme de Ficção Brasileiro e da Crítica como Melhor Filme Brasileiro, Urubus tem roteiro assinado por Mercedes Gameiro, Claudio Borrelli e Cripta Djan, artista plástico que trouxe para a história os elementos de ficção baseados em sua própria experiência como pichador.

 

O longa-metragem também teve reconhecimento internacional ao vencer os prêmios de Melhor Filme e Atriz Coadjuvante (Bella Camero) no British Independent Film Festival; Melhor Diretor no Manchester International Film Festival; Prêmio do Júri no Narrative Feature Film, do Fabrique Du Cinéma Awards, presidido por Matt Dillon; e o LAIFFA Winter Award - Winner, no Los Angeles Independent Film Festival Awards.

 

Ficha técnica

 

Direção: Claudio Borrelli

Roteiro: Mercedes Gamero, Claudio Borrelli, Cripta Djan

Produção: Julia Tavares, Claudio Borrelli

Produtores: Tina Ponte

Produção Executiva: Fernando Meirelles, Julia Tavares

Fotografia: Ted Abel

Direção de Arte: Larissa Cambauva, Paulo Ribeiro

Som: Silvio Piesco

Preparação de Elenco: Fátima Toledo

Som direto: Débora Murakawa

Figurino: Katia Gimenez

Maquiagem: Claudio Borrelli, Marcelo Cavalieri

Elenco: Gustavo Garcez, Bella Camero, Bruno Santaella, Júlio Martins, Roberto Orlando, Matias Antonio

 

Sinopse

 

São Paulo. Na quarta maior cidade do mundo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que em qualquer outro lugar do planeta, Trinchas comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando Trinchas conhece Valéria, uma estudante de arte, seus mundos colidem resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa seu lugar no mundo da arte e o bando de jovens invisíveis da periferia torna-se protagonista de um polêmico debate cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado